Selic Over: o que é e como impacta os investimentos

A taxa básica da economia no Brasil tem uma versão chamada Selic Over. Entenda o que é, para que serve e impactos nos investimentos.

A Selic Over é uma taxa que impacta diretamente a rentabilidade de investimentos, além de outros elementos da economia. Seu número muda todos os dias e você, como investidor, deve ficar atento a ele.

Juntamente à Selic Meta, a Selic Over influencia diferentes números econômicos e financeiros. Descubra, neste artigo, o que é a taxa, como ela é definida e de que maneira pode afetar suas aplicações financeiras.

O que é Selic Over?

Selic Over é a taxa obtida através da média ponderada de todas as transações diárias e interbancárias que são realizadas sob o lastro de títulos públicos.

Para entender o conceito, vamos parte a parte sobre a Selic.

Diariamente, os bancos comerciais precisam fechar seus caixas no azul. Mas, quando o saldo das instituições financeiras fica negativo, é necessário fazer uma espécie de empréstimo entre os bancos.

Assim, as companhias que estão com mais dinheiro em caixa cedem valores para aquelas que estejam precisando. A troca deve acontecer com o prazo máximo de um dia, em um procedimento conhecido como “overnight”. Portanto, o tomador deve pagar o valor emprestado já no dia seguinte.

Evidentemente, os bancos fazem a operação com a cobrança de juros. Além disso, os tomadores devem oferecer uma garantia para a transação. Nesse caso, as instituições que cedem o valor pegam títulos públicos como garantidor do crédito dos bancos que tomam o empréstimo.

A taxa Selic Over é, então, o valor médio dessas operações que acontecem de um dia para o outro.

Diferença entre Selic Over e Selic Meta

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Sobre ela, todas as demais taxas de juros do mercado são calculadas.

O Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) é dividido em dois: Selic Meta e Selic Over.

A Selic Meta é definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central). A entidade se reúne oito vezes ao ano para estudar e aplicar medidas relacionadas à nossa moeda. Dentre elas, está a definição de um valor para a Selic durante determinado período.

A Selic Over é conhecida por ser, efetivamente, a taxa de juros praticada. Ou seja, ela é o valor que o mercado realmente consegue encontrar, de acordo com as operações.

A Meta é executada por, pelo menos, 45 dias – o prazo entre as reuniões do Copom. Já a Over é uma taxa diária, que pode mudar todos os dias.

Quando a Over está se distanciando do valor estabelecido como Meta, o Banco Central faz intervenções no mercado. Para isso, ele compra ou vende títulos, a fim de trazer o valor da Over para próximo da Meta definida.

No geral, a Selic Over fica a alguns pontos abaixo da Meta.

Para que serve a Selic Over?

Uma das funções mais conhecidas da Over é servir como indexador para investimentos. Quando você vê alguma aplicação financeira que rentabiliza indexada à taxa Selic, o índice será sempre o da taxa Over.

O Tesouro Direto Selic, por exemplo, é um investimento em renda fixa que remunera os investidores com valores atrelados ao da taxa Over. Mas, além disso, a Selic tem importante papel para a economia.

Quando a taxa básica de juros está alta, o crédito fica mais caro e, com isso, o consumo diminui. Da mesma forma, se a Selic está baixa, o crédito fica mais acessível e o consumo aumenta.

Assim, a Selic também funciona como um regulador da inflação. Quando o Copom quer frear o aumento dos preços causado pelo crescimento do consumo, ele aumenta a taxa de juros.

O mesmo acontece no sentido contrário: quando o governo quer aumentar a oferta de crédito e aquecer a economia, ele reduz a Selic e, então, fomenta o consumo.

Como a Selic Over é definida

Enquanto a Selic Meta é definida por membros do Copom, a Over é calculada com base nas operações interbancárias. Assim, a Selic Over é uma taxa encontrada através da média realizada entre os empréstimos bancários que são lastreados com títulos públicos.

Selic Over e investimentos

Como a gente viu, uma das principais funções da Selic Over é servir como índice para alguns investimentos. Mas o que isso significa? Certas aplicações financeiras remuneram os investidores com taxas atreladas a outras alíquotas. Isso quer dizer que o investimento rentabiliza vinculado à taxa à qual é indexado.

A Selic Over muda de valor todos os dias. Portanto, aplicações que sejam indexadas à taxa também oscilam em conformidade com a alíquota overnight. Além do Tesouro Selic, a caderneta de poupança paga de acordo com a taxa básica de juros.

Sempre que a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR). Quando, porém, a Selic estiver abaixo de 8,5% a.a., a caderneta paga 70% do valor da Selic + TR.

Viu como é importante conhecer os conceitos básicos de economia? Descubra mais ao se manter atualizado com a Capital Research, sua principal fonte de informação em investimentos.

Recomendados

Investimentos

SELIC: guia completo sobre a taxa básica de juros da economia brasileira

Aprenda tudo sobre a taxa SELIC, quanto vale atualmente e porque você deve te-la ...

3 anos atrás

Investimentos

LFT: quer saber tudo e se vale a pena investir?

Conhecida hoje como Tesouro Selic, a LFT (Letra Financeira do Tesouro) é um título ...

3 anos atrás

Investimentos

Copom: Veja os temas da última reunião e como eles impactam seus investimentos

Com Selic em baixa é preciso uma mudança na forma de investir para continuar tendo ...

3 anos atrás