Rico ou XP: Saiba quais as diferenças e semelhanças antes de investir

Saiba quais as diferenças e semelhanças entre Rico e Xp antes de fazer seu investimento

Está em dúvidas entre Rico ou XP? Veja quais os principais pontos a serem observados na hora de escolher uma corretora para cuidar dos seus investimentos.

Nos últimos anos, cresceu a procura por corretoras de valores independentes, especialmente para os pequenos investidores que queriam sair da poupança e procurar por investimentos mais lucrativos. As corretoras possuem como apelo taxas  de custódia e corretagem muito menores do que as praticadas pelos grandes bancos. Isso sem falar em valores mínimos de investimento muito mais baixos, o que é atrativo especialmente aos novos investidores.

Como escolher?

Antes de falar especificamente sobre as duas corretoras, é preciso frisar quais os pontos importantes a serem analisados ao escolher uma instituição para cuidar de dos seus investimentos.

Rico ou XP?

Apesar de fazerem parte do mesmo grupo desde 2016, as corretoras Rico ou XP mantiveram independência administrativa, além de taxas, serviços e equipes próprias. Veremos a seguir como funcionam as principais taxas para cada uma delas.

>>> Leia também: Como comprar ações: confira o passo a passo e 4 formas diferentes para voce começar a investir agora!

 

Taxas de custódia

A taxa de custódia é um valor pago às instituições para fazer o registro de um investimento em nome da pessoa que aplicou o dinheiro. Essa cobrança pode ser mensal ou anual.          

 

Taxa de Administração para Tesouro Direto

A Taxa de Administração para Tesouro Direto costuma ser cobrada pelas corretoras para a manutenção de títulos do Tesouro e geralmente ficam em torno de 0 e 2% ao ano sobre o valor investido.

 

Opções de investimentos

Ambas as corretoras possuem uma gama de opções de investimentos bem variadas, mas com algumas diferenças sutis.

A XP conta com opções para todos os tipos de investidores, sejam eles mais agressivos ou mais moderados. Já a Rico, se destaca mais nos investimentos de renda fixa.

 

Usabilidade

A XP apresenta como vantagem o menor tempo para a abertura de uma conta, cerca de 7 minutos. No quesito usabilidade, ela conta com uma plataforma sólida e amigável. Mas ela perde em relação ao seu aplicativo de celular e em relação ao Home Broker, que é muito complexo.

 

Reputação

No quesito “reputação” as duas corretoras também encontram-se praticamente empatadas.

No site Reclame Aqui, a XP Investimentos está classificada em 8.3/10, índice considerado ótimo. Há 1279 reclamações contra a corretora, sendo que destas, apenas 10 não foram respondidas. O tempo estimado de resposta é de 2 dias e 8 horas.

No caso da Rico, a classificação é um pouco mais alta, 8.6/10. No entanto, ela apresenta um número maior de reclamações, 1895, sendo que destas apenas seis não foram respondidas. O tempo de resposta também é maior quando comparado à concorrente; 5 dias e 6 horas.

Em pesquisa publicada pela Proteste, órgão de defesa do consumidor, em 2018, foi avaliado o serviço de Home Broker de 10 das principais corretoras do país.

Rico ou XP? Como vimos, a resposta para essa pergunta dependerá de alguns fatores como as taxas praticadas e a afinidade de uso. Portante, é importante conhecer cada corretora e assim conseguir optar entre Rico ou XP.

Você já teve alguma experiência com a Rico ou a XP? Compartilhe ela conosco nos comentários.

Recomendados

Investimentos

Bacen: entenda o que é e como essa instituição afeta seus investimentos

O Bacen é uma instituição do sistema financeiro responsável por controlar a ...

5 anos atrás

Investimentos

Conselho Monetário Nacional: o que é e qual é sua importância?

Entenda o que é e como funciona o Conselho Monetário Nacional ...

5 anos atrás

Investimentos

Come-cotas: entenda melhor o que é e qual investidor pode afetar

Saiba como o imposto come-cotas age, quais alíquotas, como funciona a tabela ...

5 anos atrás