Planejador financeiro: como esse profissional ajuda a investir melhor

Um planejador financeiro é um profissional que pode atuar no controle de investimentos, entre outras funções. Veja como se beneficiar.

O planejador financeiro é um profissional que pode fazer diferença no seu orçamento e em investimentos. Com o conhecimento técnico e a expertise de mercado, ele oferece orientações sobre finanças e como aplicar dinheiro de forma organizada e rentável.

Dessa forma, fica mais fácil entender a sua vida financeira e como você pode fazer para que seu dinheiro renda mais. Descubra, neste texto, como o planejador financeiro ajuda você a mudar sua realidade para melhor.

O que é um planejador financeiro?

O planejador financeiro é um profissional com a capacidade técnica para fazer o planejamento das suas finanças. Assim, ele está habilitado a diagnosticar a atual situação das suas contas e, ao seu lado, buscar as melhores estratégias para alcançar o objetivo financeiro.

O planejador financeiro, dessa forma, analisa quais suas fontes de renda e despesas e de que maneira o dinheiro pode trabalhar favoravelmente para você.

O profissional estuda orçamentos atuais e projeções. Além disso, ele avalia como a situação orçamentária atual pode se transformar naquela desejada do futuro. Para isso, pode considerar produtos e serviços financeiros que possam contribuir para o alcance dos objetivos desejados – como aplicações e créditos.

Assim, o planejador financeiro também orienta sobre as melhores formas para investir e obter bons resultados com os investimentos.

Qual a formação do planejador financeiro

Geralmente, o planejador financeiro é graduado em Economia ou Ciências Econômicas. Apesar de sua importância, a profissão ainda não é oficialmente reconhecida pelo Conselho de Valores Mobiliários (CVM). 

Assim, é comum que você encontre esse profissional com outros títulos, que também exigem conhecimentos específicos, como:

  • Agente Autônomo de Investimentos
  • Analista de Investimentos
  • Gestor de Investimentos
  • Consultor de Valores Mobiliários.

Os planejadores financeiros podem obter o certificado Financial Planner. A certificação CFP® é internacional e, no Brasil, é validada pela Planejar – Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

Como o planejador financeiro pode ajudar você

O profissional de planejamento financeiro vai atuar sobre cinco etapas principais:

  1. Coleta de informações do cliente
  2. Análise e avaliação da situação financeira do cliente
  3. Desenvolvimento das recomendações do planejamento financeiro
  4. Implementação das recomendações do plano
  5. Revisão do planejamento.

Dessa maneira, o profissional faz uma avaliação do orçamento do cliente, entendendo as suas necessidades e objetivos, fontes de recebimentos e de gastos, além de demandas específicas.

Com os dados coletados, ele será capaz de traçar estratégias que possam conduzir à melhora da situação financeira, a fim de que as metas sejam alcançadas. 

Em seguida, o profissional apresenta o plano ao cliente e aponta os caminhos que levarão ao alcance dos objetivos – como corte de custos e juros, organização de contas, pagamentos e investimentos.

A 4ª etapa é o momento em que o planejamento sai da teoria e parte para a prática. Então, o cliente aplica todas as recomendações feitas durante o processo. Depois que o plano estratégico financeiro é executado, planejador e cliente reavaliam objetivos, metas e resultados.

A última parte do planejamento é crucial para realinhar rotas, entender o que deu certo e aquilo que não funcionou tão bem. Assim, será possível corrigir eventuais deslizes e trabalhar para melhorar ainda mais a situação financeira do cliente.

Benefícios do planejador financeiro

São inúmeras as vantagens em contratar os serviços de um planejador financeiro. Dentre elas, podemos citar:

  • Clareza quanto ao próprio orçamento e objetivos com as finanças
  • Entendimento do próprio perfil financeiro e de investidor
  • Organização e estruturação das contas
  • Redução de gastos com juros e despesas desnecessárias
  • Orientação sobre melhores tipos de produtos e serviços adequados à situação e objetivo
  • Criação de um plano estratégico estruturado
  • Investimentos mais rentáveis.

Como contratar um planejador financeiro

Você pode buscar por um planejador financeiro quando estiver precisando gerenciar melhorar suas finanças, por exemplo, e não tem ideia de como começar. O trabalho também é interessante de ser requisitado quando você sentir necessidade de uma orientação profissional, de quem tem conhecimento técnico e experiência no mercado.

Além disso, o planejador surge como boa opção em situações de dificuldades orçamentárias ou em momentos em que você tem um dinheiro “sobrando” e não sabe o que fazer com ele.

Dessa forma, este profissional conseguirá ter uma visão ampla sobre orçamento, investimentos e cenários, indicando os caminhos que considerar interessantes.

Assim, pesquise por profissionais qualificados – preferencialmente, certificados – e que possam contribuir para o alcance de seus objetivos financeiros.

Você pode, ainda, buscar por si mesmo orientações sobre finanças e investimentos em ambientes especializados no assunto, sem depender de um planejador. Dessa forma, a Capital Research tem todos os materiais de que você necessita para compreender a fundo as suas próprias contas.

Além disso, você encontra conteúdos exclusivos para analisar sua situação orçamentária, perfil e encontrar as melhores alternativas em produtos e serviços financeiros. Veja como a Capital Research pode proporcionar a você os conhecimentos necessários para seu planejamento financeiro e investimentos.

Recomendados

Investimentos

Planejamento pessoal: saiba como fazer um e alcance seus objetivos

Confira o passo a passo de como construir um bom planejamento pessoal. Saiba como ...

3 anos atrás

Investimentos

Como fazer um planejamento financeiro para o longo prazo

...

2 anos atrás

Investimentos

Investimento a longo prazo: o que você precisa saber para começar?

Investimento a longo prazo é uma ótima opção para quem quer planejar um futuro ...

3 anos atrás