Como fazer um planejamento financeiro para o longo prazo

Você sabe como fazer um planejamento financeiro para o longo prazo? Confira dicas exclusivas para atingir seus objetivos.

Como fazer um planejamento financeiro para o longo prazo e se manter fiel aos seus objetivos? Ter essa dúvida é um ótimo sinal, pois mostra que você se preocupa com o futuro e entende que a gestão financeira é o único caminho para atingir suas metas. 

Com um orçamento equilibrado e os investimentos certos, você pode conquistar sua independência financeira ou realizar qualquer sonho que envolva dinheiro. Mas, para isso, é preciso ter disciplina e saber como fazer um planejamento financeiro. 

É o que vamos abordar nos próximos tópicos para ajudar você nessa tarefa. 

Pilares para fazer um planejamento financeiro 

Saber como fazer um planejamento financeiro é essencial para alcançar seus objetivos e manter as contas sempre em dia. Confira os principais pilares dessa prática.

1. Orçamento sob controle

Todo planejamento financeiro começa com um orçamento sob controle, pois conhecer e gerenciar seus gastos e ganhos é fundamental. O ideal é ter uma ferramenta de controle (planilha ou aplicativos de gestão financeira) para ter uma visão clara de todas as movimentações do seu dinheiro. 

Além de acompanhar as receitas e despesas diariamente, você deve ser capaz de fazer projeções para os próximos meses e se manter dentro do orçamento programado. 

2. Padrão de vida coerente com a renda

O próximo pilar do planejamento financeiro é o padrão de vida coerente com a renda. No caso, seus gastos devem estar sempre abaixo da renda total para manter um padrão equilibrado e ter sempre uma sobra para construir seu patrimônio.

Ou seja: é preciso obedecer à máxima “gastar menos do que se ganha”. Afinal, não adianta ter um ótimo salário se você não consegue ter uma reserva para poupar e investir. 

3. Visão de longo prazo

A visão de longo prazo é o pilar que permite enxergar mais longe e traçar metas. No planejamento financeiro, isso significa ter objetivos claros para o futuro e se organizar no presente para alcançá-los.

É o caso dos planos de aposentadoria, compra de imóveis e veículos, viagens e outras metas financeiras que exigem disciplina para serem atingidas. 

4. Conhecimento em finanças

O conhecimento em finanças também é um pilar indispensável para fazer um bom planejamento financeiro. Para além do controle do orçamento, é preciso fazer uso consciente do crédito, planejar o consumo e entender de investimentos, por exemplo.

Por isso é tão importante investir em educação financeira desde cedo e construir uma relação saudável com o dinheiro

5. Mentalidade de investidor 

Por fim, pensar como um investidor é o segredo para fazer um planejamento financeiro de longo prazo. Para isso, é preciso dominar o mercado financeiro e manter uma carteira diversificada, além de traçar estratégias para alcançar seus objetivos de acordo com as oportunidades de investimentos. 

Como fazer um planejamento financeiro em 3 passos

É normal ter dúvidas sobre como fazer um planejamento financeiro, principalmente se você não tem o hábito de gerenciar seu dinheiroVeja algumas dicas práticas para facilitar o processo:

1. Saiba distribuir seu orçamento

Entender como fazer um planejamento financeiro passa pela distribuição do orçamento, que garante uma vida equilibrada. Para facilitar o controle das despesas, você pode definir limites de gastos para cada categoria do seu orçamento.

Por exemplo, a regra 50-30-20 determina que 50% da renda deve ser utilizada para gastos essenciais (moradia, contas de consumo, alimentação, etc.), 30% para despesas com estilo de vida (lazer, moda, cultura, viagens, etc.) e 20% para prioridades financeiras (dívidas, poupança e investimentos). Obviamente, você pode criar sua própria regra para equilibrar as contas.

2. Pratique o consumo consciente

Consumir com consciência é fundamental para se manter fiel ao seu planejamento financeiro de longo prazo. Na prática, significa evitar as compras por impulso, pensar muito bem antes de gastar seu dinheiro e buscar opções mais sustentáveis e duradouras em vez de acumular bens. 

3. Tome cuidado com o crédito

O crédito pode ser vantajoso quando você precisa antecipar uma compra emergencial ou aproveitar uma oportunidade única. No entanto, ele também pode ser o pior inimigo do planejamento financeiro, comprometendo seu poder de compra no futuro e levando ao endividamento por conta dos juros. 

Para evitar o acúmulo de dívidas e parcelas de compras a prazo, você deve treinar sua mente para abrir mão dos prazeres imediatos em nome de realizações futuras

Conhecimento para fazer o planejamento financeiro 

Todas as lições de como fazer um planejamento financeiro exigem conhecimento sobre orçamento, juros, crédito, mercado financeiro, entre outros temas da área de finanças. Se você quer ampliar sua bagagem e se manter informado, usar a tecnologia é o caminho mais eficiente.

Na Capital Research, por exemplo, você tem acesso a um conteúdo rico sobre investimentos em uma linguagem simples, e ainda recebe recomendações exclusivas de profissionais sobre os melhores ativos e aplicações do mercado. Assim, fica muito mais fácil planejar seus investimentos e alcançar uma rentabilidade acima da média no longo prazo.

Entendeu como fazer um planejamento financeiro para a vida? Então, assine a newsletter da Capital Research e aprenda a maximizar seu patrimônio.

Recomendados

Investimentos

Planejamento Financeiro Pessoal: saiba como fazer e como pode te ajudar

Entenda melhor como administrar sua verba e cortar os gastos é essencial para seu ...

3 anos atrás

Investimentos

Planejamento pessoal: saiba como fazer um e alcance seus objetivos

Confira o passo a passo de como construir um bom planejamento pessoal. Saiba como ...

3 anos atrás

Investimentos

Descubra o que é e como funciona o wealth management

Você sabe o que é wealth management e como aumentar seu patrimônio com ...

3 anos atrás