Payroll: como o indicador afeta seus investimentos

Non-Farm Payroll, ou apenas Payroll, é um indicador econômico dos Estados Unidos, que impacta investimentos no mundo todo. Conheça!

A divulgação do relatório Payroll é capaz de balançar o mercado financeiro. Por isso, ficar atento aos resultados mensais é importante para os investidores – especialmente, para aqueles que operam no curto prazo.

O Non-Farm Payroll traz indicativos de peso sobre a economia dos Estados Unidos e é considerado um termômetro das atividades econômicas daquele país. E, como estamos falando dos EUA, é óbvio que o que esse relatório traz afeta também a economia no Brasil e no mundo.

Continue lendo, veja o que é o Payroll e como você pode utilizá-lo em suas avaliações sobre os investimentos.

O que é Payroll?

Toda 1ª sexta-feira do mês, às 8h30 (pelo horário de Washington), o governo americano divulga o Non-Farm Payroll. Os dados coletados e organizados são divulgados pelo Bureau of Labor Statistics, o órgão americano responsável pela publicação.

Payroll é, assim, o relatório mensal sobre o resultado entre admissões e demissões do mercado de trabalho americano. Ele informa sobre cerca de 80% do nível de emprego do país, uma vez que exclui os trabalhadores do campo de sua contabilização.

Assim que os dados são apresentados, o mercado financeiro reage rapidamente. Com isso, as sextas-feiras após o resultado do Payroll são quase sempre marcadas por muita volatilidade, a qual atinge em especial os ativos de curto prazo.

Assim, sempre que os índices de emprego americano são publicados, a compra e venda de papéis no país passa por mudanças rápidas.

O que o Payroll revela em seu relatório?

Juntamente ao nível de emprego dos trabalhadores americanos, o Payroll divulga outros importantes dados sobre a economia dos EUA.

Abaixo, falamos sobre os principais deles.

 

Balança Comercial

O nível de importações e exportações também é apresentado na primeira sexta-feira.

Ao analisá-lo, podemos entender se os Estados Unidos estão com economia aquecida e, assim, demandando mais ativos importados. Ou, em caso contrário, se a venda para outros países cresceu e, com ela, o nível de produtividade interna.

 

Taxa de Desemprego

O relatório apresenta o percentual de cidadãos americanos que estavam sem emprego e que buscaram por nova colocação no mercado nos últimos 30 dias. Caso o índice tenha aumentado, isso pode significar desaquecimento da economia americana.

 

Ganho médio por hora trabalhada (mensal ou anual)

Por fim, o valor que os trabalhadores americanos vêm recebendo pela venda da sua força de trabalho também fornece importantes informações. Dentre elas, está a capacidade de compra das pessoas físicas.

Por que o Payroll é importante?

Como vimos, diversos dados importantes sobre a economia americana são divulgados pelo Non-Farm Payroll.

Considerando que, atualmente, os Estados Unidos são a liderança econômica a nível mundial, é preciso ficar atento. Qualquer grande mudança ou alteração significativa na economia dos EUA causa impactos em todo o planeta.

Quando as empresas americanas exportam mais do que importam, por exemplo, os estrangeiros compram mais dólares. A moeda americana, então, tende a valorizar e, de forma bem direta, causar impactos para os seus especuladores.

Para investidores, o Payroll se faz importante especialmente nas aplicações financeiras em renda variável e de curto prazo.

Ao analisar as suas informações, aqueles que operam no day trade, por exemplo, podem sentir fortes impactos com a alta volatilidade causada em dias de divulgação do relatório americano.

Como analisar o Payroll

O Non-Farm Payroll impacta todos os mercados porque trata de informações sobre a maior economia do mundo. Os dados são um verdadeiro termômetro sobre as condições de setores, empresas e mercados financeiros dos EUA.

Por exemplo, se um determinado setor econômico dos Estados Unidos apresenta altos índices de demissão, isso pode dizer que sua situação não está muito boa. Logo, o mercado fica mais atento para possíveis problemas financeiros das empresas envolvidas nele.

Em consequência, as ações dessas companhias podem sofrer drásticas perdas de valor devido à divulgação dos dados de demissão.

Da mesma forma, quando uma área econômica apresenta saldos positivos de emprego, o cenário é de aumento de produção e demanda. Em resposta, o mercado financeiro pode acenar favoravelmente a essa situação.

Como o Payroll influencia o mercado e seus investimentos

Vale lembrar que o Payroll traz dados sobre as alterações na economia americana entre um período e outro, relativas ao último mês.

Assim, não se tratam de informações absolutas, mas de resultados de curto prazo. Por essa razão, os investidores que operam nos dias de divulgação do Non-Farm Payroll podem ser mais impactados, especialmente, nos investimentos de curto prazo.

Vem daí a recomendação para que apenas operadores experientes se aventurem durante as sextas-feiras de Payroll. Afinal, nesse dia pode haver grandes mudanças no mercado.

Para aqueles que estão apenas iniciando no mundo dos investimentos, a recomendação é observar a movimentação e operar quando a curva tenha voltado à sua normalidade.

Por fim, mesmo que você ainda não opere com renda variável, vale a pena conferir os mercados durante os dias de divulgação do relatório. Com seus dados sobre as taxas de emprego americanas, o Payroll fornece valiosas informações que podem mexer com os resultados das aplicações.

Fique atento à divulgação do Non-Farm Payroll e aos conteúdos da Capital Research aqui no blog. Aproveite para acessar nosso site e descobrir mais sobre como encontrar as melhores oportunidades de investimento de forma gratuita.

Obrigado pela leitura!

Recomendados

Investimentos

Análise de custos: o que é, para que serve e como fazer

Entenda a importância, quais os métodos mais utilizados e de que forma a análise ...

5 anos atrás

Investimentos

Como comprar ações online

Investir na Bolsa de Valores é uma realidade que pouco a pouco vem conquistando os ...

5 anos atrás

Investimentos

Custo de produção: como calcular para investir melhor

Entenda melhor sobre os gastos e custos de produção e como calculá-los para ...

5 anos atrás