Como comprar ações online

Investir na Bolsa de Valores é uma realidade que pouco a pouco vem conquistando os brasileiros, principalmente pela facilidade de investir online

Você já pensou em investir na Bolsa de Valores? Conhece alguma história de sucesso envolvendo uma pessoa comum que conseguiu juntar um bom saldo bancário após boas investidas? Se a resposta for sim para uma ou para as duas perguntas, então, o próximo passo a seguir é aprender como comprar ações online no conforto da sua casa.

Hoje, é possível realizar qualquer tipo de transação financeira ou bancária pela internet – diretamente do celular ou de um computador – basta ter acesso a rede e contar com algumas medidas básicas de segurança.

Então, por que não começar a investir no mercado de ações fazendo uso de pouco cliques, sem estresse? Para quem ainda tem algumas dúvidas sobre como comprar ações online, quais os primeiros passos e como ler o cenário financeiro de maneira cautelosa para não ter grandes perdas, separamos algumas dicas valiosas!

Vamos lá?!

O que são ações e como funciona a Bolsa de Valores?

Bom, antes de começar a comprar ações online e se tornar um investidor de sucesso é preciso conhecer o básico desse universo tão próspero e repleto de oportunidades: saber o que são ações e como funciona uma Bolsa de Valores.

 

Ações

Ações são títulos que representam frações de uma empresa. Ao comprá-las você se torna sócio dessa instituição e passa a lucrar conforme sua valorização no mercado, assim como, pode perder valores investidos caso a empresa em questão tenha uma queda de mercado. Tais títulos são comercializados, apenas, dentro da Bolsa de Valores.

 

Bolsa de valores

São locais onde se comercializam títulos de instituições de capital aberto – sendo públicas ou privadas – por meio dos chamados “pregões”.

Como comprar ações online: passo a passo para iniciantes!

A primeira coisa que você precisa pensar e fazer antes de comprar seu primeiro pacote de ações é relacionar tudo aquilo que você tem domínio. Ou seja, setores com os quais você possui familiaridade e dominância no assunto.

Por exemplo, para quem já trabalha com informática, redes sociais, games ou qualquer área que envolva tecnologia e sistemas o ideal é começar investindo em empresas desse setor. Por quê? Simples, porque você já conhece como tais empresas se apresentam e se comportam no mercado.

E dessa forma saberá analisar com cautela e convicção quaisquer novidades positivas ou negativas podem reagir sobre determinada marca e sobre a indústria como um todo enquanto investidor. Agora quando você investe em áreas das quais não possui o mínimo conhecimento, fica mais difícil prever possíveis altas e baixas do setor.

Outra dica é nunca ser precipitado e comprar ou vender ações de acordo com variações dos superficiais dos pregões diários. Lembre-se que a Bolsa de Valores está constantemente em movimento e os pregões nunca começam e terminam exatamente iguais. Aja com cautela, tenha sangue frio e busque por informações antes de dar passos largos e acabar perdendo dinheiro.

Comece já!

Sabendo desses pontos de partida é hora de entrar para o mundo dos investimentos em ações para, então, começar a comprar ações online sem preocupações. Antes de mais nada, tenha em mão seus documentos básicos: RG, CPF, CNH e comprovante de residência.

Feito isso o próximo passo será pesquisar e encontrar uma boa corretora de valores, procure sempre por corretoras renomadas e que tenha uma boa reputação no mercado. Hoje em dia não é necessário ir até um local físico, basta entrar em contato pelo site, e-mail ou telefone, enviar os documentos em PDF ou PNG e aguardar a liberação do seu acesso ao portal de investimento (login e senha).

Quando sua conta estiver aberta será solicitado que você realize uma transferência bancária TED no valor que deseja investir em ações, esse dinheiro será enviado para a corretora. O ideal é começar investindo valores baixos para que você consiga compreender o funcionamento e com o passar do tempo pode ir aplicando mais valores.

 

Corretora de valores

Mas é mesmo necessário ter uma corretora de valores? Sim. Só é possível investir no mercado de ações por meio de uma corretora de valores, mas fique tranquilo pois o cadastro e a assessoria inicial são gratuitos.

Ou seja, você não paga nada para a corretora de valores ingressar você na Bolsa. É cobrada, sim, uma taxa corretagem sempre que você comprar ou vender um pacote de ações.

 

Home Broker

O Home Broker é a corretora de valores virtual, com ele você terá controle do dinheiro investido e poderá acompanhar toda a movimentação do mercado de ações e também visualizar a sua carteira de investimentos.

Ou seja, essa é a principal ferramenta que permitirá a você comprar ações online, pesquisar sobre valores e comportamentos de empresas, acompanhar a valorização ou desvalorização de seus investimentos, vender ações e muito mais.

É pelo Home Broker que você vai comprar suas ações online, de forma fácil, rápida e segura:

  • Busque no Home Broker a opção “comprar ações”;
  • Procure pelas ações da empresa que deseja e selecione;
  • Adicione a quantidade de ações desejadas e o valor que pretende pagar por elas – normalmente as ações são vendidas em pacotes contendo 100 títulos da mesma;
  • Confirme todas as informações que irão aparecer na tela – o próprio sistema irá calcular automaticamente o valor individual das ações, o total de acordo com o número de títulos desejado e as taxas de corretagem;
  • Assine no campo sugerido, finalize a proposta e clique em confirmar ordem de envio;
  • Agora basta aguardar a resposta de outro investidor que tenha as ações que você deseja comprar e aceite vendê-las pelo valor que você determinou.

Stop Loss

Para quem não deseja perder muito dinheiro e gosta de se precaver com antecedência uma dica de ouro é sempre estipular o chamado “stop loss” que nada mais é do que um indicador ou marcador que vai alertar quando o valor de mercado das suas ações estiver muito em baixa.

Ele alerta sempre que o valor das ações estiver próximo do limite mínimo pré-determinado por você, dessa forma você tem a opção de vender as ações antes que elas caiam mais no mercado ou pode aguardar para ver se voltam a subir.

Você não é obrigado a vender simplesmente porque o stop loss alertou, mas é um bom indicador para reavaliar se tais investimentos valem ou não a pena permanecer na sua carteira de ações.

Comprar ações online não é nenhum bicho de sete cabeças e não precisa de muito dinheiro para começar. O ideal para quem está iniciando é sempre começar aos poucos e investir em empresas de capital sólido, que estejam em crescente no mercado e, como já mencionamos, que sejam de uma área familiar ao investidor.

Quer ter mais conteúdos como esse em primeira mão? Assine agora mesmo nossa Newsletter e tenha sempre os nossos melhores conteúdos ao alcance de um clique! Até a próxima!

Recomendados

Investimentos

Entenda o que é uma carteira de investimentos e como montar a sua

Construa seu perfil de investidor para descobrir qual estrátegia se encaixa melhor e ...

5 anos atrás

Investimentos

Fundos Multimercado: por que investir e como escolher

Fundos multimercado são aplicações administradoras por gestoras para entregar ...

5 anos atrás

Investimentos

Ibovespa ou IBOV: Entenda como ganhar mais com esse índice [Guia para Iniciar]

...

5 anos atrás