Análise de custos: o que é, para que serve e como fazer

Atualmente, diante da realidade econômica do país, as empresas têm a obrigação de encontrar maneiras de tornar o seu negócio cada vez mais rentável. No entanto, para atingir esse objetivo, é necessário estar atento a todos os detalhes e apenas uma boa análise de custo pode proporcionar isso.

Mas o que é exatamente uma análise de custo? Para que serve? Como fazer? Qual a importância? Neste artigo, falamos tudo sobre o assunto. Confira!

O que é análise de custos?

Análise de custo é uma estratégia de custeio adotada pelas empresas que desejam ter um maior conhecimento e exatidão dos gastos da produção de bens e serviços de um determinado período.

Como os custos fixos são mais fáceis e simples de serem identificados, geralmente, essa análise de custo é realizada com maior rigor em relação aos custos indiretos, visto que é necessário fazer uma mensuração utilizando algum critério de rateio.

É possível realizar a análise de custo utilizando diversos métodos de custeio, sendo que os três mais comuns nestas situações são: custeio por absorção, custeio direto ou variável e custeio baseado em atividades.

Em resumo, a análise de custo deve sempre estar relacionada ao planejamento e controle da operação para saber se o objetivo será alcançado com o desempenho estipulado e boa rentabilidade. Toda essa análise vai ajudar a orientar e definir as tomadas de decisões relacionadas principalmente aos investimentos e financiamentos.

Para que serve uma análise de custos?

A análise de custo é essencial por diversos motivos. Em primeiro lugar, ela fornece informações primordiais sobre o desempenho das atividades que vem sendo realizadas e qual é a situação da rentabilidade da empresa. Por meio desses dados, é possível traçar um planejamento mais assertivo e pensar em detalhes, quais serão as próximas ações da organização. 

Desta forma, a análise de custo mostra-se uma medida bastante eficaz no sentido de auxiliar de maneira significativa a saúde financeira e organizacional da empresa. Por ser tão importante, é essencial que essa análise seja feita com cuidado, pois se for mal feita, pode interferir nos resultados que foram almejados, causando uma redução na produtividade e consequentemente afetando os custos e lucros.

Realizando uma boa análise de custo e tomando as decisões corretas baseadas nos dados que a análise proporciona, naturalmente a empresa vai gastar menos e lucrar mais. Para definir preços de venda, é necessário compreender com a maior exatidão possível quais serão os custos envolvidos na operação de cada produto, evitando desta forma, estipular valores que não adequem-se com à realidade, afinal, se o produto for muito caro e tiver um custo-benefício ruim, o volume de vendas irá diminuir, assim como margem de lucro da empresa.

Como fazer uma análise de custos?

Agora que você já sabe que a análise de custo é fundamental, o próximo passo é aprender como fazer uma análise de custo.  E para realizar uma análise de custo de qualidade, é necessário aplicar alguns métodos de controle e gerenciamento que forneçam em detalhes e de forma constante em planilhas e registros organizados, como estão as operações financeiras da empresa.

Para conseguir gerir com eficiência e precisão os números da empresa, é primordial seguir algumas regras básicas de organização e análise. Existem diversas maneiras de construir uma análise de custo eficiente, por isso listamos algumas das mais utilizadas para te ajudar.

Levando em consideração os métodos de custeio, é possível dividir os custos da empresa entre os produtos da seguinte maneira: custeio por absorção; custeio direto ou variável e custeio baseado em atividades (ABC, Activity Based Cost).

  • Custeio por absorção: sem levar em consideração os custos fixos ou variáveis, todos os custos relacionados à fabricação do produto ou à prestação do serviço são absorvidos neste método. Desta maneira, os gastos são distribuídos ou rateados por todos os produtos ou serviços.
  • Custeio direto ou variável: neste caso, somente os custos diretos de produção de um determinado período serão considerados. Esse método de custeio tem como objetivo separar com clareza os custos em fixos e variáveis.
  • Custeio baseado em atividades: neste caso, o chamado método ABC, considera as atividades que foram realizadas e geraram gastos na alocação de recursos entre os produtos desenvolvidos e/ou os serviços prestados. Considera-se os recursos, atividades e também o produto/serviço. As atividades desenvolvidas na produção do bem ou serviço são direcionadores de custos.

Avalie qual é o perfil da sua empresa e o método de custeio mais apropriado para o seu negócio e depois aplique. Ele pode variar de acordo com o segmento, tipo de produção, entre outros fatores, por isso, avalie com cuidado.

Qual é a importância da análise de custos para as empresas?

Uma boa análise de custo permite o gestor tomar decisões com mais assertividade, confiança e rapidez no momento da compra, além de negociar com mais sucesso, afinal, possui mais conhecimento do negócio.

Todos os detalhes fazem diferença e quanto mais conhecimento tiver, melhor será a gestão. Valor total dos gastos entre os fornecedores, o gasto combinado total da empresa com uma classificação compreensível, os desperdícios de economia,  a sobreposição de compras e a variação de preços, como os gastos da empresa podem ser comparados aos gastos de outras empresas do mesmo segmento, entre outras diversas situações.

Uma análise de custo de qualidade dá a chance da empresa aumentar o potencial competitivo no mercado, tornando-se mais forte para enfrentar as eventuais crises financeiras internas ou gerais, melhorando a produtividade, reduzindo os custos e consequentemente atingindo melhores resultados. Existem diversas maneiras de realizar uma análise de custo eficiente e cada empresa deve encontrar o melhor método para o seu negócio. Por isso é fundamental investir tempo em análises profundas e corretas.

Gostou deste artigo? Quer receber mais dicas sobre como investir no mercado financeiro? Então, acompanhe a Capital Research e assine nossa Newsletter!

Recomendados

Investimentos

Tipos de Inflação: conheça todos e entenda como impactam a economia de um país.

A inflação é uma variação de preços que acontece em todos os países, o tempo ...

3 anos atrás

Investimentos

Saiba o que é concorrência imperfeita e confira tudo sobre o assunto

Entenda quando ocorre a concorrência imperfeita, quais são suas características e ...

3 anos atrás

Investimentos

Saiba o que é liquidez e como isso impacta em seus investimentos

Entenda mais sobre esse termo muito importante no mercado financeiro e como afeta os ...

3 anos atrás