Quer saber como funciona o mercado de startups no Brasil?

O mercado de startups no Brasil cresce rapidamente por meio de novos empreendedores com soluções inovadoras, assim como pela atração de investidores de diferentes perfis. Para esclarecer um pouco sobre as startups nacionais, nós, da Capital Research, elaboramos um material com dados fundamentais para entender o universo das startups e dos principais cases de sucesso: os unicórnios.

 

No Brasil, os principais setores de startups por mercado de atuação são dos ramos da educação e finanças, conhecidas como EdTechs e Fintechs, em franco crescimento.

Mas não só EdTechs e Fintechs têm destaque. Startups de mobilidade, e-commerce, mobilidade e logística, agronegócio, setor imobiliário, entre outros, também tem grande destaque no cenário nacional.

Apesar do aumento expressivo do número de startups a maioria ainda está concentrada na região Sudeste, com maior expressividade no estado de São Paulo. É preciso que políticas de incentivo e formação de incubadoras de startups sejam aplicadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para aquecer o mercado de inovação e torná-lo mais homogêneo no país.

O aumento do número de startups no Brasil foi impulsionado com o crescimento dos “Unicórnios” que são as startups que alcançam o valor de mercado de US$ 1 bilhão.

 

Entre as principais empresas, muitas já atingiram o patamar de unicórnio e algumas já superaram esse nível, conforme algumas novas classificações. Empresas que atingem o valor de US$ 10 bilhões já podem ser consideradas “Decacórnios”. Algumas startups também passaram a abrir seu capital na Bolsa de Valores por uma IPO (Initial Public Offering), atraindo assim novas capitalizações.

Como retrato de quem promove as startups nacionais, com base nos unicórnios, podemos ver que a maioria dos fundadores é do gênero masculino, sendo que a idade dos empresários nos principais eventos das startups (fundação e unicórnio) está entre os 30 e 40 anos de idade.

Recomendados

Investimentos

Back office: importância na empresa e em investimentos

Back office é um importante departamento em empresas e também um cargo atualmente ...

4 anos atrás

Investimentos

Capital social: o que é e como definir na empresa

O capital social é o valor formalizado para a abertura da empresa. Veja como ...

4 anos atrás

Investimentos

Big Four: quem são as maiores empresas de auditoria?

Big Four é uma nomenclatura usualmente empregada para se referir às quatro ...

4 anos atrás