Big Four: quem são as maiores empresas de auditoria?

Big Four é uma nomenclatura usualmente empregada para se referir às quatro principais empresas de auditoria do mundo. Saiba quais são.

big-four

Quem tem uma empresa ou acompanha o mercado com atenção, certamente já ouviu falar no termo Big Four. Ele é usado para se referir às quatro empresas de auditorias e consultoria empresarial do mundo, reconhecidas por sua alta credibilidade. Apesar de estarem em um segmento concorrido, elas se destacam pela isenção em seus processos e pelos resultados apresentados quando o assunto é, principalmente, auditor as ações de outras empresas.

Ao longo desta leitura, você vai conhecer as Big Four e também quais as vantagens de contar com o serviço de auditoria, independente do porte do negócio. Acompanhe!

Big Four: 4 maiores empresas de auditoria

As Big Four de auditoria e consultoria, que ditam as tendências do setor, atuam de forma global. Essas organizações se destacam pela ampla rede de assistência, com escritórios em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Além disso, possuem uma reputação que foi construída há bastante tempo e que se estende por décadas. Conheça quais são as Big Four e veja a seguir sobre cada uma das empresas.

Deloitte

A Deloitte é uma das empresas mais tradicionais no segmento de auditoria e mantém o título de maior empresa mundial de contabilidade. Com sede nos Estados Unidos, a organização atua há mais de 100 anos no Brasil.

Além da auditoria, a empresa também oferece serviços, como:

  • Assessoria financeira
  • Consultoria tributária e empresarial
  • Gestão de riscos.

No Brasil, a companhia mantém escritórios nas principais capitais, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza e Curitiba.

PricewaterhouseCoopers (PwC)

A PricewaterhouseCoopers, ou PwC, como é mais conhecida, mantém sua sede na Inglaterra, na cidade de Londres. A atuação da empresa abrange 157 países. Somente no Brasil, ela tem mais de um século de atividade – desde 1915. A PwC ocupa o segundo lugar na lista das maiores organizações de contabilidade do mundo, sendo concorrente direta da Deloitte.

Entre os seus serviços, estão:

  • Assessoria em transações
  • Auditoria
  • Consultoria tributária, de negócios e societária.

No Brasil, você também encontra a PricewaterhouseCoopers nas principais metrópoles, com destaque para São Paulo, Florianópolis, Salvador e Porto Alegre.

Ernst & Young (EY)

A Ernst & Young, também chamada de EY, aparece na terceira colocação na categoria das melhores empresas de auditoria e contabilidade. Sua atuação geográfica é global, marcando presença em sete continentes e em 28 mega regiões do planeta. Também mantém sede na Inglaterra, Londres.

Com foco em pessoas, operações, risco e mercado, a companhia presta serviços de:

  • Auditoria e consultoria
  • Impostos
  • Transações corporativas.

Por aqui, a EY é encontrada em capitais como Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Curitiba.

KPMG

Mais recente entre as companhias de Auditoria, a KPMG surgiu em 1987, da fusão de várias empresas. Mas a caçula das Big Four não deixa a desejar. Ela marca presença em 155 países e tem sede em Amsterdã, na Holanda. Se mantém na quarta posição das Big Four e entre seus serviços estão:

  • Auditoria
  • Mercado empreendedor
  • Impostos

Você encontra a KPMG no Brasil em metrópoles como Belém, Brasília, Belo Horizonte, Campinas, Goiânia, Joinville , Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Manaus e Rio de Janeiro.

O que faz uma empresa de auditoria?

Uma empresa de auditoria atua principalmente nas áreas financeira e contábil das organizações. Seu trabalho é identificar erros que possam impedir ou dificultar o crescimento das companhias auditadas. Para tanto, examinam uma série de documentações, entre elas demonstrativos fiscais e balanços financeiros, com a intenção de validar ou identificar os gaps já citados. O objetivo é garantir a conformidade financeira e patrimonial da empresa auditada.

Por que a auditoria é importante?

Há várias razões para uma empresa investir no processo de auditoria. Entre elas está a preocupação em seguir as melhores práticas na área de governança corporativa, que são logo percebidas pelos seus stakeholders e o mercado como um todo.

As Big Four atuam com as auditorias externas, por serem terceirizadas, e garantem um distanciamento maior da operação da empresa, o que confere mais idoneidade para todos os processos auditados. Além disso, por serem instituições reconhecidas e com reputação internacional, um parecer emitido por elas confere grande credibilidade para as empresas que são submetidas às suas auditorias. Ademais, o processo de auditoria ajuda as empresas a se prepararem para os desafios do futuro, como abertura de capital, fusões e novas aquisições.

Informações que uma auditoria revela ao mercado

Diferentemente de uma auditoria interna, que tem como objetivo auxiliar na administração do negócio, a auditoria externa tem como função avaliar a contabilidade do empreendimento. Além disso, uma auditoria externa trabalha com dados voltados para acionistas, bancos e outros públicos de relacionamento. Eles necessitam das informações auditadas para terem maior segurança durante a realização de empréstimos e investimentos, por exemplo.

É importante reforçar que, para companhias de capital aberto, a auditoria é obrigatória pela lei das Sociedades Anônimas. Como vimos ao longo desta leitura, a auditoria não é exclusividade de grandes empresas, sendo um passo primordial para que as organizações se tornem mais confiáveis, com processos fiscais e contábeis transparentes.

Outro ganho é que os processos de auditoria também ajudam as companhias auditadas a se prepararem para desafios que ainda virão, com métodos validados. Portanto, contar com os serviços de uma das Big Four é fundamental para garantir mais credibilidade e sustentabilidade para qualquer empresa.

Continue navegando no site da Capital Research e veja outros conteúdos produzidos pelo nosso time. 

Recomendados

Investimentos

Capacidade produtiva: o que é e como analisar nos investimentos

A capacidade produtiva é um fator importante ao analisar uma ação da bolsa. Saiba ...

4 anos atrás

Investimentos

Call: o que é, diferença para a put e como usar

A call é uma opção de compra de uma ação e pode proteger ou alavancar seu ...

4 anos atrás

Investimentos

Como comprar ações online

Investir na Bolsa de Valores é uma realidade que pouco a pouco vem conquistando os ...

5 anos atrás