ISE: conheça o Índice de Sustentabilidade Empresarial

Sustentabilidade é um tema que ganha cada vez mais espaço entre as empresas. O ISE garante que essa postura seja adotada.

Os impactos que os cuidados com o meio ambiente e sua preservação têm se tornado tema constante nas discussões empresariais. Além dos claros efeitos no clima e na opinião pública, adotar uma postura sustentável tem sido elemento central para conquistar investimentos e maior rentabilidade.

A busca por práticas voltadas para a sustentabilidade faz com que empresas de diversos setores comecem a adotar práticas de gestão diferenciada de materiais, recurso e produção.

Entre as diversas ferramentas presentes no mercado para facilitar essa nova forma de se fazer negócio está o ISE. Conheça esse índice e entenda que benefícios ele traz para empresas e investidores.

O que é o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE)?

O ISE é uma ferramenta pioneira que tenta auxiliar empresas para que alcancem crescimento dentro de padrões sustentáveis de desenvolvimento. Mais do que reduzir impactos ambientais, guia os negócios para uma postura mais ética e responsável, atendendo as exigências feitas pela sociedade atual sem que se tenha que renunciar à lucratividade.

Em termos simples, é uma ferramenta que analisa a performance das corporações. Em termos simples, é uma ferramenta que analisa a performance das corporações. Ela estabelece como a missão de fazer com que empresas se tornem mais sustentáveis e priorizem investimentos voltados para o social e ambiental, tomando quatro focos principais:

  • Eficiência econômica;
  • Equilíbrio ambiental;
  • Justiça social;
  • Governança corporativa.

Quando falamos em comparações feitas pelo ISE queremos dizer entre as empresas nele registradas, avaliando a qualidade, comprometimento com a pauta da sustentabilidade, equidade, transparência e prestação de contas que cada uma têm. Além disso, o índice avalia a natureza dos produtos oferecidos, e o desempenho do negócio, considerando aqui o aspecto social, climático, econômico e ambiental dos processos corporativos.

Com todos esses elementos em pauta, pode-se dizer que o principal objetivo dessa ferramenta é construir, por meio das empresas inseridas no projeto, um ambiente diferenciado de investimentos, alinhado com o desenvolvimento sustentável.

Com isso, é uma ferramenta que coloca empresas privadas em uma relação de responsabilidade e comprometimento com a sociedade, trabalhando para a construção de processos que beneficiem o meio ambiente e tudo que a sua qualidade impacta.

Quais são os critérios para uma empresa participar do ISE?

A participação de empresas é validada de acordo com avaliações de performance voltada para a sustentabilidade, analisada por um Conselho Deliberativo do ISE. Esse conselho aplica nas empresas interessadas um questionário que avalia diversos fatores associados à postura social, ambiental e econômica das corporações.

É importante destacar que todo o questionário, ainda que muito mais amplo que o tema, é voltado para a observação dos critérios de sustentabilidade dos negócios. Verificar as medidas sustentáveis que as empresas já oferecem e a responsabilidade que assume em adotar novas soluções ambientais, transformando-as em valores do negócio, é base essencial para a participação.

Ainda que a vontade em se tornar cada vez mais sustentável seja o foco, os critérios utilizados são abrangentes, analisando a empresa em quatro frentes principais:

  • Políticas adotadas, que indicam seu comprometimento com as mudanças;
  • Sistemas de gestão, garantindo condições de estabelecer programas metas e monitoramentos das mudanças;
  • Cumprimento legal, determinando a postura ética e de transparência da corporação;
  • Desempenho dos negócios.

Os questionários adotados, ainda que sempre com o mesmo foco, não são iguais para todas as empresas, considerando as peculiaridades que cada setor econômico possui no momento de atender a questões ambientais. 

É importante destacar, ainda, que mesmo cumprindo os critérios e se tornando participante, a empresa pode ser excluída a qualquer momento se o conselho determinar que os níveis de responsabilidade social e sustentabilidade foram prejudicados por alguma ocorrência nos negócios.

Benefícios da adoção do ISE para empresas

Participar do ISE causa mudanças grandes para a forma como a empresa trabalha e se posiciona no mercado, o que pode assustar muitos gestores. No entanto, é uma mudança que pode trazer diversos benefícios. Veja os principais:

 

Reputação positiva

Boa parte das relações entre investidores, consumidores e empresas depende de uma reputação positiva, construída ao longo do tempo e baseada em transparência e responsabilidade.

Ao adotar os direcionamentos do ISE e se tornar um participante, a corporação reafirma seu compromisso com o meio ambiente e passa a ser vista como uma instituição com atitudes sustentáveis, tornando mais positiva a opinião pública e de investidores sobre ela.

 

Vantagens competitivas

A reputação positiva já mencionada favorece negociações e uma postura sustentável pode se colocar como um diferencial de mercado. Além disso, regulações ambientais incentivam inovações. Com isso, é possível reduzir custos e ampliar o valor subjetivo do negócio, dando vantagens competitivas às empresas. 

 

Maior influência

A antecipação de normas e medidas mais sustentáveis que podem ser exigidas representa uma redução de custos futura na adequação à causa e legislação ambiental. Por se inserir nesse tema antes que elas aconteçam, a empresa pode se tornar referência de mercado e ter mais influência no incentivo de mudanças legais e de postura em outras empresas, o que reforça, também, suas vantagens competitivas.

 

Aumento do conhecimento

Se adequar aos critérios do ISE e mudar processos internos exige pesquisa, ampliando o conhecimento dos gestores e outros envolvidos no negócio sobre tecnologias, práticas, códigos, legislações e diversos outros pontos que impactam o crescimento empresarial.

Leia também: O que é open banking, vantagens e soluções

Sustentabilidade e investimento

O movimento em direção a práticas mais sustentáveis está em pleno avanço na sociedade atual. Para investidores, ele é uma nova oportunidade de investimento. Buscar empresas que estão se adequando às práticas de responsabilidade social e ambiental pode gerar muitos rendimentos.

À medida que a sustentabilidade avança, empresas que adotam as práticas e se inserem no ISE começam a ganhar vantagens de mercado, como vimos nos benefícios apresentados. O investidor que aplica seu capital nessas empresas, consequentemente, alcança rentabilidade, uma vez que o crescimento desses negócios oferece maior retorno para os investimentos feitos.

Quer saber outras formas de aplicar seu capital e aumentar o retorno? Acompanhe os conteúdos que a Capital Research oferece sobre economia e investimentos.

Recomendados

Investimentos

Análise de custos: o que é, para que serve e como fazer

Entenda a importância, quais os métodos mais utilizados e de que forma a análise ...

3 anos atrás

Investimentos

Descubra o que é e como funciona o wealth management

Você sabe o que é wealth management e como aumentar seu patrimônio com ...

3 anos atrás

Investimentos

Empresa de economia mista: o que é, vantagens, desvantagens e exemplos práticos

Entenda como funciona a divisão societária de uma empresa de economia ...

3 anos atrás