Para fugir do Leão! 5 investimentos livres do Imposto de Renda

Não quer pagar IR, mas quer sair da poupança? Saiba como investir sem pagar imposto

Se você tem medo do Leão (e esse é um dos motivos pelo qual você não sai da poupança), saiba que está cometendo um grande erro. Isso porque:

  • A maioria dos investimentos é tributada de forma decrescente pelo IR, ou seja, quanto mais tempo você mantiver o investimento, menos você paga.
  • O imposto incide apenas sobre o rendimento, ou seja, o lucro que você obtém, e não sobre todo o montante. 
  • Existem investimentos livres do Imposto de Renda!

O que são investimentos livres do Imposto de Renda

Investimentos livres de Imposto de Renda são aqueles que visam ao aporte de recursos em áreas estratégicas da economia do país. 

No Brasil, atualmente, esses investimentos estão ligados basicamente aos setores imobiliário e ao agronegócio, e são investimentos de renda fixa, com menor volatilidade, mas também menor rendimento.

Abaixo, vamos mostrar 5 investimentos livres do Imposto de Renda, todos eles mais rentáveis que a poupança, deixando claro que os investimentos sobre os quais incide o IR podem ser muito mais lucrativos que os isentos. Isso porque, perto da sua rentabilidade, o IR se torna ínfimo. Dito isso, continuemos.

Conheça 5 investimentos livres do Imposto de Renda

 

1. Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

As Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) são títulos emitidos por bancos para captar dinheiro para financiar atividades do setor imobiliário. Assim, quem investe em LCI está emprestando dinheiro para o banco, que emprestará a interessados na compra de imóveis, por exemplo, com uma certa quantia de juros.

Por fim, a instituição retorna esse dinheiro com um acréscimo aos investidores. Além de ser isenta de cobrança de IR, a LCI é também protegida pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para investimentos de até R$ 250.000.

A maioria das LCIs possuem um vencimento, ou seja, você só recebe seu rendimento dentro de um prazo acordado, sendo que o resgate antecipado renderá perdas ao investidor. 

 

2. Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

As Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) são similares às LCIs, com a diferença que estas financiam o setor do agronegócio. O funcionamento das LCAs são similares ao das LCIs, incluindo os prazos de vencimento, a proteção do FGC e a isenção do IR.

 

3. Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)

Os CRIs são Certificados de Recebíveis Imobiliários. Enquanto as LCIs e LCAs são emitidas por bancos, nos CRIs, a própria empresa que capta o dinheiro é que emite os papéis. 

Normalmente, isso se dá quando essa empresa tem um dinheiro a receber mas precisa dele de forma antecipada, recorrendo aos serviços de crédito de uma securitizadora. 

A securitizadora transforma os créditos a serem recebidos em certificados, que são repassados aos investidores, para os quais a empresa devolve o valor com juros em um prazo combinado. 

 

4. Certificado de Recebíveis Agrícolas (CRA)

Funcionam de forma similar aos CRIs, no entanto as empresas que captam o dinheiro são do setor agrícola, como produtores rurais e cooperativas de crédito agrícola. No entanto, uma diferença importante é que as CRAs geralmente exigem aportes maiores para iniciar um investimento.

 

5. Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs)

Os FIIs são fundos de investimento aplicados em imóveis ou em aplicações imobiliárias em geral. Os fundos são isentos de IR mas, para vender suas cotas, será preciso arcar com esse imposto. 

Quando os investimentos livres do Imposto de Renda são a melhor opção?

Mesmo com a Taxa Selic em queda, os 5 investimentos livres do Imposto de Renda citados acima têm rendimento maior que a poupança, assim, eles são sempre mais indicados que ela. 

A rentabilidade máxima é atingida no prazo de seus vencimentos, e assim, realizar o resgate antes disso pode comprometer seu investimento. 

Em todos os casos, como abordamos no início do texto, investimentos que pagam IR também podem ser muito atrativos, inclusive mais que os citados. 

Basta encontrar uma boa corretora, apostar em uma carteira diversificada e esperar seu dinheiro render!

Dúvidas sobre investimento? Consulte a Capital Research e receba nossas recomendações!

Recomendados

Investimentos

Faixas do Imposto de Renda: saiba em qual você está!

Valor da taxa a ser paga para o Leão depende da faixa salarial de cada trabalhador. ...

4 anos atrás

Investimentos

IR: Onde declarar? Confira nossa explicação.

Preparado para realizar sua declaração de Imposto de Renda? Acesse e saiba tudo o ...

4 anos atrás

Investimentos

O que é o imposto sobre dividendos?

Empresas são taxadas quando dividem parte do lucro com seus ...

4 anos atrás