Índice futuro americano: como investir nas maiores empresas do mundo?

Investir no índice futuro americano pode ser altamente rentável, mas exige conhecimento e técnica do investidor. Saiba mais.

O investimento em índice futuro americano é a procura de muitos investidores que desejam aplicar em grandes empresas, como Google, Apple e Coca-Cola.

Se você tem interesse em operar com contratos futuros, deve conhecer detalhadamente o funcionamento da aplicação. Por isso, veja neste texto o que são os índices americanos e de que forma você pode obter bons lucros investindo na bolsa de valores dos Estados Unidos.

Acompanhe as dicas!

Índice futuro americano: o que é?

O índice futuro americano é um tipo de investimento de renda variável. O investidor determina um valor para a cotação futura de ações e outros ativos comercializados na bolsa de valores. Para que possa entender melhor, vamos explicar o que é essa aplicação, etapa por etapa.

mercado futuro – uma espécie de ambiente dentro da bolsa de valores – opera da seguinte maneira: contratos de commodities, ações e outros ativos são negociados no dia de hoje com previsão de serem executados em datas futuras.

Então, o investidor compra um contrato ou minicontrato a um determinado preço. Porém, o valor só será efetivado em momento mais a frente. Quando a posição for consolidada – ou seja, a data chegar e o ativo for cotado – o dono do contrato poderá obter lucro ou prejuízo com o preço contratado.

Os índices das bolsas de valores também são negociados no mercado futuro. Eles podem ser entendidos como grandes carteiras de ações comercializadas naquele ambiente. Assim, os índices futuros americanos são contratos de um conjunto de ativos das principais bolsas de valores dos Estados Unidos.

Como funciona o índice futuro americano

De forma resumida, o investimento em índice futuro funciona da seguinte forma:

  1. O investidor pesquisa pelos índices disponíveis e encontra um que considere atrativo
  2. Naquele dia, negocia o contrato a um determinado preço a ser executado no futuro
  3. Chegando a data contratada:
  • Se o investidor adotou a posição “comprado”, vai lucrar com a alta na cotação do índice americano e ter prejuízo com a queda
  • Se o investidor adotou a posição “vendido”, pode lucrar com a queda na cotação do índice americano e perder com a alta no preço

Para negociar todos os índices das bolsas de valores dos Estados Unidos, o brasileiro precisa contratar serviços de uma corretora internacional. Mas o Índice S&P 500 pode ser negociado na Bolsa de Valores brasileira, a B3, tanto em contratos quanto em minicontratos futuros.

Exemplos de índice futuro americano

No Brasil, só temos a B3 como Bolsa de Valores para negociar ativos de renda variável e fixa. No entanto, os Estados Unidos têm como centros de negociaçãoNYSE (The New York Stock Exchange) e a Nasdaq (National Association of Securities Dealers Automated Quotations).

Assim, existem diferentes índices americanos para serem negociados no mercado futuro. Confira, a seguir, como funcionam os 2 principais:

 

S&P 500

Standard & Poor’s 500 Index – ou S&P 500 – é o índice financeiro que analisa as maiores ações cotadas nas bolsas americanas.

A lista reúne quinhentas gigantes que operam no mercado dos Estados Unidos – como Coca-Cola, Visa e Nike. Amplo e, ao mesmo tempo, profundo, o índice é muito procurado por investidores para aplicações no mercado futuro.

 

Nasdaq 100

O Nasdaq 100 é um índice americano composto pelas 100 maiores companhias não-financeiras que negociam na Bolsa de Valores Nasdaq. 

Ele analisa, principalmente, empresas de tecnologia como Amazon, Netflix, Facebook e Apple. Mas, também é possível encontrar organizações de outros segmentos no Nasdaq 100, como Century Fox, Kraft Heinz e TripAdvisor.

Apesar de cobrir grandes nomes, o Nasdaq 100 é considerado mais suscetível a oscilações do que o S&P 500, já que a área tecnológica é mais volátil do que os mercados tradicionais.

Como operar índices futuros americanos

Como vimos, os índices futuros americanos são comercializados nos mercados futuros das bolsas de valores. No Brasil, será necessário encontrar uma corretora de investimentos que faça a operação de contratos e minicontratos de S&P 500 na B3.

Mas, se você quiser operar outros tipos de índices americanos, deverá contratar os serviços de uma instituição financeira que realize esse tipo de investimento. Veja, a seguir, como investir na aplicação:

 

Investindo com a corretora

Pesquise e localize uma empresa que faça os investimentos em contratos futuros americanos. Confira suas práticas, condições e regras. Além disso, estude e analise as taxas de corretagem e outros custos para investir no mercado futuro.

Em seguida:

  • Abra a conta de investimentos
  • Transfira dinheiro para ela
  • Acesse a plataforma “home broker
  • Pesquise pelos índices americanos
  • Negocie os ativos.

 

Analisando os investimentos

Para atuar no mercado futuro com índices americanos, você pode fazer a análise técnica (ou grafista) dos ativos. O estudo é importante para entender as oscilações das cotações e fazer boas aplicações.

Quer saber mais sobre investimentos em mercado futuro e renda variável? Então, acesse os conteúdos exclusivos da Capital Research e fique por dentro das práticas mais lucrativas.

Recomendados

Investimentos

Ordem de Compra: veja o que é e como é importante para o futuro de sua empresa

Veja nossa matéria completa sobre Ordem de Compra e saiba quais informações ...

5 anos atrás

Investimentos

Contratos futuros: o que são, tipos e como investir

...

4 anos atrás

Investimentos

Saiba tudo sobre investimento no Mercado Futuro

Especular o futuro de certos ativos pode render bons frutos ao investidor. Entenda ...

4 anos atrás