Saiba tudo sobre investimento no Mercado Futuro
Especular o futuro de certos ativos pode render bons frutos ao investidor. Entenda como funciona o Mercado Futuro.
17/01/2020
Investimentos
O mercado financeiro é composto por ambientes comerciais que oferecem opções de investimentos diversas. São “praças” onde diferentes tipos de contratos e mercadorias podem ser encontrados. A Bolsa de Valores, por exemplo, é o ambiente onde são negociadas ações de empresas que abriram o capital para investidores externos. Ainda na bolsa, são negociados investimentos de renda fixa, commodities e títulos.
Paralelo à Bolsa de Valores, porém, existe um outro ambiente comercial que dispõe de ótimas opções para quem deseja ampliar o leque de investimentos: o Mercado Futuro.
O que é o Mercado Futuro?
O Mercado Futuro é o ambiente de especulação no qual são comprados e vendidos contratos futuros referentes a ativos de alto interesse para os investidores — como commodities, moedas e Índices da Bolsa.
No contrato futuro, os investidores envolvidos na negociação se comprometem a adquirir ou vender um ativo em uma data futura com um preço pré-determinado. Não importa se o ativo valorizou ou desvalorizou: o preço se manterá como foi combinado.
>>>Você pode se interessar por esses textos também:
>>>Royalties: tudo o que precisa saber.
>>>O Mercado Monetário e sua função nas operações de curto prazo.
Como funciona e como operar no Mercado Futuro: riscos e retornos
Na prática, então, o que está se comprando é um poder sobre as oscilações no valor do ativo: se ele valorizar, você recebe; se desvalorizar, você arca com as perdas. Ou seja, a ideia é comprar um ativo na baixa para posteriormente vender na alta e lucrar.
Caso o ativo se desvalorize, o investidor terá que pagar o prejuízo. São essas variações nos preços que fazem o Mercado Futuro funcionar.
Os contratos futuros são negociados da mesma forma que qualquer ação na Bolsa de Valores. O investidor precisa se cadastrar em uma corretora de valores, acessar sua plataforma de negociação digital (o Home Broker). Em seguida dev e buscar os contratos de compra e venda padronizados e regulamentados pela Bolsa referentes ao Mercado Futuro.
Um detalhe importante é que, antes de comprar, o investidor precisa possuir uma margem de garantia que lhe possibilite arcar com as consequências de uma possível queda no valor do ativo e um consequente prejuízo.
O que é negociado no Mercado Futuro
- Dólar (as variações no valor da moeda norte-americana são um dos grandes atrativos para investidores que atuam no Mercado Futuro).
- Euro
- Ouro
- Boi Gordo
- Milho
- Café
- Índice Bovespa – indicador de desempenho da Bolsa de Valores
- Índice S&P 500 – indicador referente às maiores empresas do mundo
Características do Mercado Futuro
- Ativos com contratos padronizados.
- Agilidade para vender, comprar e negociar contratos.
- Possibilidade de movimentar valores maiores do que o investidor realmente possui (alavancagem).
Vantagem e Desvantagem do Mercado Futuro
Vantagem: o Mercado Futuro possibilita a potencialização dos ganhos caso o investidor saiba trabalhar com as oscilações do mercado. A percepção de quando um ativo está prestes a ganhar ou perder valor é fundamental
Desvantagem: mesmo fator que permite sonhar com grandes lucros, a oscilação pode fazer os investidor ter largos prejuízos caso não tenha ainda a experiência e o conhecimento necessários para escolher seus contratos futuros.
Quem pode operar no Mercado Futuro?
Qualquer pessoa pode atuar no Mercado Futuro e obter bons resultados e lucros. Antes de escolher seu ativo e estabelecer um contrato é altamente recomendável que você busque o auxílio de especialistas em investimentos. Eles lhe auxiliarão a enxergar as nuances do mercado financeiro.
Assim, independentemente dos valores oscilarem para cima ou para baixo, você terá o conhecimento necessário para tomar as melhores escolhas e lucrar tanto na alta quanto na baixa.
O preço do dólar impacta no Mercado Futuro?
A taxa do câmbio do dólar sempre vai impactar no mercado financeiro. A própria moeda é um dos ativos negociados no Mercado Futuro. Ficar atento ao câmbio e entender melhor sobre os fatores que influenciam na oscilação da moeda norte-americana é uma das dicas para quem deseja operar nesse mercado.
Sobre a Capital Research
A Capital Research é uma casa independente que recomenda apenas o que acreditamos ser o melhor para você. Nosso objetivo é te ajudar a escolher os melhores investimentos de forma rápida e direta, sem economês. Para isso, possuímos um time de analistas com anos de experiência que acompanha diariamente o mercado financeiro e traz as melhores análises e recomendações de investimento.
Abra sua conta e tenha acesso a conteúdo exclusivo e gratuito sobre investimentos! Aproveite e assine nossa Newsletter para ter acesso a análises diárias do mercado.
Recomendados
Investimentos
Ação Vale: saiba as informações principais e o que pode afetar em seu valor
Conheça mais sobre a VALE3, código das ações da Vale, e entenda quais fatores ...
5 anos atrás
Investimentos
Built to suit: o que é e como funciona
Built to suit é um formato de locação no qual um imóvel é construído já ...
5 anos atrás
Investimentos
Ebitda: o que é, qual sua importância e como calcular
O Ebitda é um indicador fundamental para decidir se vale a pena investir em uma ...
5 anos atrás
{{ title }}
{{ description }}
{{ title }}
{{ description }}