Indicador P/L: o que é e como funciona?

O indicador P/L é um dos mais populares na análise de ações. Saiba mais!

O indicador P/L é um dos mais utilizados nas análises fundamentalistas de ações. Esse indicador apresenta a relação entre o preço e o lucro de uma ação e, portanto, auxilia o investidor a analisar se vale a pena ou não comprar determinado ativo.

Nos parágrafos a seguir, explicaremos o que é o indicador P/L, como ele funciona e as principais vantagens e desvantagens de utilizá-lo em suas análises. Vamos lá!

Indicador P/L: o que é e como funciona?

Para facilitar no momento de investir melhor, é importante entender que o indicador P/L (preço / lucro) é o valor resultante do preço de uma ação dividido pelo lucro por ativo. Para o lucro por ação, geralmente é calculado um lucro médio dos últimos quatro trimestres, ou seja, do último ano.

Ainda não entendeu? Então vamos a um exemplo prático. Se uma empresa X possui ações custando R$ 48,00 cada uma e um lucro médio de R$ 8,00 por título público, o cálculo ficaria o seguinte:

 

  • indicador P/L = preço / lucro médio = 48 / 8 = 6

 

Portanto, basicamente o indicar P/L vai mostrar o quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo lucro daquela empresa. No exemplo mencionado acima, o indicador P/L de 6 significa que o valor da ação é seis vezes o lucro gerado por ela.

É importante mencionar também que alguns analistas utilizam o P/L para ter uma previsão do lucro no futuro. Para isso, em vez de utilizar o lucro no último ano, ele é considerado a previsão de lucro nos próximos meses.

Como compreender os números de um indicador P/L?

Por mais simples que o indicador P/L possa parecer, a análise dos seus resultados não é tão simples assim. Por isso, é importante prestar atenção.

De um modo geral, existem dois tipos de resultados que esse indicador pode apresentar: uma relação alta ou baixa entre o preço e o lucro que a ação dará. 

Olhando rapidamente para os números, você pode imaginar que vale mais a pena investir em uma ação que tenha o P/L baixo. Já que, dessa forma, você conseguirá obter um lucro maior para cada ação comprada.

Entretanto, a ação barata pode ser devido a resultados negativos que a empresa vem apresentando no último ano.

Por outro lado, uma ação que tenha um P/L mais alto não pode ser encarada somente como uma ação cara para ser comprada. Esse valor mais alto pode ser devido aos bons desempenhos que a empresa vem apresentando e que levaram a uma valorização nos seus títulos públicos.

Portanto, ela traria maior lucro para o investidor em longo prazo.

Veja o que cada um desses resultados pode indicar:

 

  • Indicador P/L alto: o investidor poderá ter um lucro mais baixo ao comprar essa ação. Ele é um indicativo de que o ativo está caro e/ou de que a empresa está passando por uma fase de crescimento e, portanto, com maior valor no mercado;
  • Indicador P/L baixo: o investidor poderá ter um lucro mais alto ao adquirir esses papéis. Nesse caso, é um indicativo de que o lucro para o investidor vem aumentando, ou as expectativas do mercado fizeram com que o preço da ação caísse, como o desempenho ruim da empresa.

 

Por isso, é preciso ficar atento a outros fatores e outras análises para ter um quadro mais completo na hora de realizar os seus investimentos. Inclusive, a recomendação é sempre utilizar diferentes parâmetros na hora de comprar um ativo, mas nós falaremos sobre isso a seguir.

Vantagens e desvantagens do indicador P/L?

Nos próximos parágrafos falaremos das principais vantagens e das desvantagens e limitações de se utilizar o indicador P/L. Acompanhe abaixo:

 

Vantagens

Essa é uma análise que pode ser rapidamente realizada e avaliada. Pode-se dizer que a utilização do indicador P/L é um primeiro passo na hora de avaliar o desempenho da empresa e o retorno que ela poderá dar para o investidor.

Além disso, tendo em mãos o indicador P/L de diferentes empresas de um mesmo setor, você poderá comparar qual delas pode ser mais vantajosa para o seu perfil de investidor.

Entretanto, é importante ficar atento, porque empresas do mesmo nicho, mas de países diferentes, não devem ser comparadas.

Isso porque empresas de países desenvolvidos tendem a ter um P/L mais alto do que as empresas do mesmo nicho em países em desenvolvimento.

 

Desvantagens e limitações

O fato de o indicador P/L ser uma análise rápida também é uma das suas desvantagens. Isso porque ele inclui apenas os valores da ação e o quanto de lucro ela poderá trazer para o investidor. Ou seja, essa é uma análise que não inclui todos os dados necessários para refletir o real desempenho de uma empresa no mercado. 

Apenas esse indicador vale na análise?

É fundamental lembrar que existem inúmeros fatores que influenciam no preço de uma ação:

  • Balanço financeiro;
  • Volume de endividamento;
  • Ampliação de área de atuação;
  • Valores da empresa;
  • Humores do mercado financeiro;
  • Outros.

Por isso, antes de escolher qualquer ativo, é fundamental fazer o dever de casa e pesquisar bastante sobre a empresa ou em quais ações você gostaria de investir. E caso não encontre a informação que precisa, todas as empresas de capital aberto possuem uma área de relacionamento com investidor. Não hesite em entrar em contato para tirar todas as suas dúvidas. 

Conheça outros tipos de indicadores para análise de ativos

Como falamos anteriormente, existem outros indicadores que devem ser considerados quando se está fazendo a análise de uma empresa para comprar, ou não, as suas ações. Uma dica essencial aqui é: jamais escolha investir em uma empresa olhando apenas para parte dos dados.

Entre os outros indicadores existentes, podemos mencionar:

Além desses indicadores, é importante considerar a avaliação da empresa como um todo, assim como do cenário econômico nacional e mundial.

Empresas com bons valores, boa gestão e que estão no mercado há muito tempo e sempre apresentaram bom desempenho são sempre bons investimentos.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o indicador P/L? Envie a sua mensagem que a equipe de especialistas da Capital Research irá ajudar. E adquirindo um dos nossos planos, você terá assessoria para os seus investimentos, conteúdos exclusivos e cursos de investimento gratuito.

Acompanhe o blog do Capital Research para dicas sobre o mercado financeiro e o mundos dos investimentos.

Recomendados

Investimentos

Indicador MACD: o que é e como interpretar?

Indicador permite que o investidor veja os ativos comprados e vendidos, facilitando ...

3 anos atrás

Investimentos

EBIT: entenda esse indicador de lucro nas empresas

EBIT, ou Earnings Before Interest and Taxes, é um importante indicador operacional. ...

3 anos atrás

Investimentos

Exportações líquidas: o que são e a importância da balança comercial

Entenda o que são exportações líquidas, como são os números no Brasil e por que ...

2 anos atrás