Quais são os principais tipos de holding

Holding: saiba tudo e tire suas dúvidas sobre o assunto

Você sabe o que é holding? A palavra holding é derivada do inglês “to hold”, que significa controlar. Logo, nesse tipo de organização, integrantes de uma empresa controlam ou exerçam influência em suas subsidiárias. Ou seja, a empresa possui participação majoritária nas ações de uma ou mais empresas.

Neste artigo você vai conhecer os principais tipos de holding, com destaque para o empresarial. Vai conhecer as vantagens e tirar as principais dúvidas sobre o tema.

Quais são os principais tipos de holding?

Há vários tipos de holding, sendo que a mais comum no Brasil é a mista, pois oferece vantagens tanto em relação a parte administrativa, quanto por conta dos tributos cobrados. Esse tipo de holding, além de participar do capital social, explora outras atividades dentro dessa subsidiária, principalmente na prestação de serviços.

Já a holding patrimonial pode ser criada para processar e antecipar heranças. Conhecida também como administradora de bens, quem tem o patrimônio passa esse para a holding, e para herdeiros ou cônjuges, doando as quotas para os mesmo. Além desse caso, a holding pode ser apenas constituída com o intuito de facilitar a gestão do patrimônio.

A holding pura tem como foco a participação no capital de outra sociedade, sendo desenvolvida apenas com o objetivo de gerenciar as empresas controladas. Esse trabalho é feito a partir de definições e orientações de políticas operativas, que são seguidas pelas subsidiárias, eventualmente, também se ajudando financeiramente para que elas possam operar. Importante destacar que, mesmo com essa ajuda financeira, a empresa controladora não promove operações, atuando apenas no capital social de outra empresal.

Entre os demais tipos de holdings também há a administrativa. Nela, o objetivo é melhorar o controle empresarial, conforme a empresa controladora passa a tomar as decisões do grupo econômico. Nesse caso a empresa substitui os sócios pessoas físicas e passa a administrar o negócio.

Para deter o controle societário de uma sociedade empresária, existe a holding de controle. Ela é desenvolvida visando administrar um negócio, mesmo que terceiros participem.

Outro tipo de holding é a de participação. Nela, uma sociedade é criada para colaborar na administração, centralizando a operação de outras sociedades empresariais. Essa estrutura conta com planos e metas para alcançar seus objetivos.

A holding setorial é feita para agrupar diversas sociedades visando os objetivos comuns, entre eles comerciais e financeiros. Para isso, a holding setorial é encabeçada por uma empresa especialista na área.

Uma holding resultado do aproveitamento de uma empresa que já atua no mercado é a holding derivada. Nesse caso, uma empresa se transforma em holding, sendo que essa, como outra qualquer, deve ser constituída de acordo com um tipo societário definido, decisão que dependerá do seu porte.

Por último podemos destacar a Holding empresarial é basicamente um pessoa jurídica que controla outras pessoas jurídicas. Na holding, a empresa que possui a maioria das ações de outras controla sua administração.  Esse tipo de sociedade é comum entre médias e grandes empresas, para melhorar a estrutura financeira, ou manter parcerias.

Quais são as vantagens de uma holding?

A primeira vantagem que podemos destacar das holdings é a facilidade de formação, tendo em vista que ações podem ser adquiridas no mercado aberto. Os recursos financeiros das Holdings e subsidiárias podem ser unidos, sendo que a empresa tem a opção de desenvolver projetos para aumentar a rentabilidade.

As economias nas operações de grande escala também estão entre as vantagens. As empresas envolvidas podem aproveitar descontos com base nas condições de crédito e na quantidade de itens comprados.

No caso das subsidiárias de holding, caso elas realizem negócios arriscados e não tenham sucesso, a empresa controladora não é prejudicada.

Como podemos acompanhar, muitas das empresas bem-sucedidas são holdings, o que chama mais atenção para o assunto. Esse tipo de negócio visa alcançar metas que possam desenvolver potencialmente a empresa. Saber investir nesse meio é fundamental para um futuro bem sucedido, chegando ao tão esperado sucesso empresarial.

Recomendados

Investimentos

Cash & carry: conheça detalhes sobre essa estratégia

Entenda mais sobre essa estratégia de arbitragem na qual o investidor é, ao mesmo ...

5 anos atrás

Investimentos

Como comprar ações online

Investir na Bolsa de Valores é uma realidade que pouco a pouco vem conquistando os ...

5 anos atrás

Investimentos

Conheça os principais tipos de investimento do mercado financeiro

Aprenda sobre os tipos de investimento disponíveis, seus respectivos níveis de ...

5 anos atrás