Fundo multigestor: o que é e como funciona

Fundo multigestor é um fundo de investimentos que investe em outros fundos. Entenda as vantagens dessa diversificação para o pequeno investidor.

O fundo multigestor é ideal para o investidor que deseja diversificar a sua carteira de investimentos

Também chamado de fundo de fundos, esse tipo de fundo investe em outros fundos de investimento. Dessa forma, dá ao investidor pessoa física a possibilidade de se expor a diferentes gestores e estratégias por meio de um único investimento.

Mas será que vale a pena para todos os tipos de investidor? Neste artigo, você vai entender quais são as características dos fundos multigestores, quais suas vantagens e para quem eles são indicados. 

O que é fundo multigestor

Um fundo multigestor é um fundo de investimento que tem, na sua carteira, outros fundos de investimento.

Por isso, o fundo multigestor também é chamado de fundo de fundos.

Independentemente do tipo de fundo – seja ele multimercado, ações ou renda fixa, por exemplo –, o objetivo do fundo multigestor é selecionar as estratégias de gestão cuja relação de risco e retorno seja vantajosa para o investidor pessoa física.

Por isso, a diversificação é o grande diferencial desse tipo de investimento.

Imagine, por exemplo, que você possua R$ 20 mil para investir em ações, mas não queira ficar na mão de um único gestor.

Se você tentasse diversificar a sua carteira escolhendo diversos fundos, estaria limitado pelo valor mínimo de investimento de cada um, e teria que pagar taxas de administração e performance para todos eles.

Além disso, você não teria acesso a fundos de investimento badalados, cujo aporte mínimo de investimento pode chegar a centenas de milhares de reais.

Ao escolher um único fundo multigestor, essa diversificação desejada acontece na prática, porque você investe em vários fundos através de um único aporte.

Por meio dessa diversificação, o fundo multigestor busca uma performance superior à que teria com o investimento em um único fundo, porque consegue equilibrar as relações de risco e retorno e aproveitar o melhor de cada estratégia. 

Características de um fundo multigestor

A seguir, separamos as principais características de um fundo multigestor.

 

Diversificação

O fundo multigestor investe em diversos fundos de investimento, de diferentes tamanhos, objetivos e estratégias de gestão.

Por isso, o investidor que escolhe um fundo multigestor tem uma diversificação real do seu patrimônio. Se tentasse investir em cada fundo pessoalmente, o investidor pessoa física teria um custo muito maior.

 

Simplicidade

Além do custo maior, fazer a diversificação entre vários fundos pode ser tornar um processo complexo, para administrar diferentes taxas de administração, custódia e performance.

Essa diversificação também pode exigir a abertura de contas em várias corretoras, tornando toda o investimento mais complicado.

No fundo multigestor, essas dificuldades desaparecem, porque, com um único aporte, você está exposto à diversificação do fundo.

 

Acesso a gestores com valor baixo

Alguns fundos de investimento badalados e elitizados possuem um valor mínimo de investimento inacessível ao pequeno investidor.

Por isso, o fundo multigestor pode ser a única maneira de acessar esses gestores, que estão entre os mais reconhecidos do mercado financeiro.

 

Acesso a fundos com captação fechada

Da mesma forma, há fundos com captação fechada para novos investidores. 

Porém, se o fundo multigestor que você escolher já investir nesse fundo, você consegue se expor ao fundo fechado mesmo assim.

 

Taxas de administração superiores

As facilidades que o fundo multigestor entrega ao pequeno investidor tem um preço.

Por isso, os fundos multigestores costumam ter uma taxa de administração superior a outros fundos.

Isso acontece, também, devido à complexidade de pesquisar e comparar todos os fundos para escolher aqueles de melhor relação risco-retorno.

 

Benefício tributário

Finalmente, outra característica dos fundos multigestores que pode ser destacada é o benefício tributário.

Isso porque a alíquota máxima de Imposto de Renda é de 22,5%, e a mínima de 15%.

Se você fizesse a gestão ativa do seu portfólio, teria que pagar esse imposto ao resgatar o dinheiro de um fundo para investir em outro, por exemplo.

Já nos fundos multigestores, essa tributação não existe. Não há cobrança quando o gestor resgata o valor de um fundo para aplicar em outro.

Fundo multigestor x FOF

FOF é a sigla em inglês para Fund of Funds, e, no Brasil, a tradução é Fundo de Fundos.

Ou seja, não há diferença prática entre o FOF e o fundo multigestor: ambos são fundos de investimentos que investem em outros fundos de investimento.

Um FOF não será um fundo multigestor apenas se o portfólio de fundos pertencer ao mesmo gestor. Mas esses casos são raríssimos no mercado financeiro.

Será que o fundo multigestor é para você?

Para saber se o fundo multigestor é o ideal para você, o primeiro passo é conhecer o seu perfil de investidor.

Em geral, os fundos multigestores são indicados para investidores que desejam se expor a diferentes estratégias de gestão, a fim de diversificar o patrimônio e equilibrar as relações de risco e retorno.

Se esse é o seu caso, vale a pena analisar as opções de fundos multigestores à disposição em bancos e corretoras, considerando as opções de multimercado, renda fixa e renda variável.

Compare os retornos de cada fundo ao longo do tempo, pesquise os gestores responsáveis pela montagem do portfólio e confira se as taxas cobradas fazem sentido para tomar a melhor decisão.

E aí, gostou das dicas? Agora queremos saber a sua opinião sobre o fundo multigestor. Responda nos comentários.

Recomendados

Investimentos

Entenda o que é e como funciona o fundo de investimento

Uma das opções mais populares do mercado, o fundo de investimento pode ser a ...

5 anos atrás

Investimentos

Entenda tudo sobre operação cambial nos investimentos

Saiba o que é taxa de câmbio, fundos cambiais, hedge, swap e outros conceitos ...

4 anos atrás

Investimentos

Fundos cambiais: entenda o que são e como investir

Os fundos cambiais são um tipo de fundo de investimentos. Saiba se vale a pena ...

4 anos atrás