Fundos cambiais: entenda o que são e como investir

Os fundos cambiais são um tipo de fundo de investimentos. Saiba se vale a pena investir nessa modalidade.

Fundos cambiais

Um fundo de investimento é basicamente quando um coletivo de pessoas optam por apostar em determinados ativos, sejam eles de renda fixa ou renda variável, como fundos de ações, multimercado, referenciados, etc. Um deles são os fundos cambiais, sobre os quais trataremos nos próximos tópicos.

O que são fundos cambiais?

Os fundos cambiais acompanham a oscilação de moedas estrangeiras, principalmente o dólar ou euro. Dessa forma, os investidores ganham rendimentos quando há uma valorização das moedas do fundo, mas também sofrem perdas quando a moeda é desvalorizada frente ao real.

Como funcionam os fundos cambiais

É obrigação dos fundos cambiais investir em ativos, como derivativos ou títulos, relacionados à variação de preços de uma determinada moeda estrangeira – no mínimo 80% da carteira. Os fundos cambiais mais tradicionais são relacionados ao dólar.

Os 20% restantes da carteira podem ser aplicados em títulos e operações de renda fixa.

 Como e quando em investir fundos cambiais

Então, basicamente, os fundos cambiais funcionam de acordo com a oscilação das moedas aplicadas. É um tipo de investimento bastante arriscado, já que as taxas de flutuação das moedas estrangeiras dependem de inúmeros fatores, e são muito difíceis de se prever.

Para investidores mais moderados, o mais indicado é utilizar esse tipo de fundo como uma forma de hedge (segurança) no caso de surgir a necessidade de se utilizar grandes montantes em moedas estrangeiras.

O artigo foi útil para você? Então saiba mais sobre investimentos conferindo o Guia do Investimento da Capital Research.

Recomendados

Investimentos

Fundos Multimercado: por que investir e como escolher

Fundos multimercado são aplicações administradoras por gestoras para entregar ...

5 anos atrás

Investimentos

Private Equity: o que é e como funcionam esses fundos

Entenda mais sobre esse tipo de investimento e como está se tornando uma tendência ...

5 anos atrás

Investimentos

Taxa de administração dos fundos: o que é e como é cobrada

Descubra o que é taxa de administração em fundos de investimento e como analisar ...

4 anos atrás