IT NOW IFNC: Entenda como funciona o fundo de índice FIND11

Saiba o que é, como funciona e como investir em FIND11. Veja também os prós e contras dessa opção de fundo de investimento.

Com diversas opções de investimentos disponíveis no mercado financeiro, conhecer o investimento ideal para o seu perfil é essencial para obter melhores rendimentos.

Por isso, é importante entender como funciona o fundo de índice FIND11 e quais são suas vantagens e desvantagens em relação a outras formas de investimento na bolsa de valores.

O FIND11 é composto por ações de companhias do setor financeiro, sendo considerado uma das maneiras mais práticas de possuir investimentos atrelados à renda variável com performance superior ao Ibovespa.

Isso se deve à performance histórica de companhias que integram a carteira de ativos na bolsa de valores. 

 

O que é FIND11?

O It Now IFNC (FIND11) é um fundo de índice ou ETFs (Exchange Traded Funds) negociado na bolsa de valores, gerido e administrado pelo Itaú Unibanco. O fundo acompanha o rendimento do Índice Financeiro (IFNC), que mede o desempenho das instituições financeiras do país.

Nesse ETF, as ações são selecionadas em função de sua liquidez, e refletem nas carteiras o valor de mercado das ações do setor que estão disponíveis para negociação.

 

Como funciona o FIND11

Criado em 2011, o fundo leva em consideração alguns critérios para inclusão de ações em sua carteira de ativos negociados. São incluídas na carteira do índice as ações que atenderem aos seguintes critérios, com base nos doze meses anteriores:

  • Inclusão em uma relação de ações cujos índices de negociabilidade somados representem 99% do valor acumulado de todos os índices individuais;
  • Participação em termos de presença em pregão igual ou superior a 95% no período.

A mesma empresa pode ter mais de uma ação participando da carteira, desde que cada ação atenda isoladamente aos critérios de inclusão.

Empresas com menos de doze meses de listagem somente são elegíveis se tiverem mais de seis meses de negociação e se apresentarem, no mínimo, 95% de presença em pregão nos últimos seis meses do período de análise.

Como investir em FIND11

Para investir em FIND11, é necessário abrir conta em uma corretora de sua confiança. Escolha o fundo de índice FIND11 e transfira o valor que deseja investir para a corretora contratada.

Por fim, faça a emissão da ordem de compra da ação que você deseja adquirir no home broker, plataforma oferecida pela corretora para realizar as operações de compra e venda de ativos na bolsa. É possível realizar investimento em lotes a partir de 50.000 cotas.

Antes de investir recursos nesse fundo de índice, é recomendado ao investidor se inteirar sobre o Regulamento do Fundo e ler cuidadosamente os fatores de risco, taxas, despesas e encargos descritos, bem como as demais informações disponíveis.

Prós e Contras de investir em FIND11

Descubra quais são as vantagens e desvantagens de investir em FIND11: 

Vantagens

  • Diversificação de ativos da carteira de investimentos;
  • Rentabilidade atrativa;
  • Taxas de administração mais baixas em comparação a fundos de investimentos tradicionais.

Desvantagens 

  • Concentração setorial;
  • Risco elevado;
  • Cobrança de taxas administrativas.

Quer começar a investir na bolsa de valores? Encontre as melhores recomendações de investimentos no site da Capital Research.

Recomendados

Investimentos

SMAL11: entenda tudo e saiba como investir neste fundo de índice

Saiba o que é, como funciona e como investir em SMAL11. Veja também os prós e ...

2 anos atrás

Investimentos

IT NOW IMAT: entenda como funciona o fundo de índice MATB11

ETF que tem seu rendimento ligado ao desempenho na Bolsa de empresas do setor de ...

2 anos atrás

Investimentos

PIBB11: entenda tudo e saiba como investir neste fundo de índice

ETF replica a performance dos 50 Ativos mais relevantes da Bolsa ...

2 anos atrás