SMAL11: entenda tudo e saiba como investir neste fundo de índice

Saiba o que é, como funciona e como investir em SMAL11. Veja também os prós e contras desta opção de fundo de investimento.

SMAL11

O fundo de índice SMAL11 é composto por empresas de menor capitalização na bolsa de valores mas que possuem grande potencial de valorização no mercado. Para quem está iniciando no mercado de capitais, entender tudo sobre esse fundo de índice é imprescindível para decidir se esse tipo de investimento é recomendado ao seu perfil de investidor.

Saiba o que é, como funciona e como investir em SMAL11. Veja também os prós e contras desta opção de fundo de investimento.

O que é SMAL11?

O iShares Small Cap Fundo de Índice (SMAL11) é um fundo de índice ou ETFs (Exchange Traded Funds) negociado na bolsa de valores. As ações que compõe o SMAL11 são comercializadas a um preço menor em relação às ações de médias e grandes empresas. Por isso, é um fundo indicado a investidores que estão dispostos a aceitar o risco elevado desse tipo de investimento.

Como funciona o SMAL11

Criado em 2008, o SMAL11 é gerido pela BlackRock e administrado pelo Banco BNP Paribas. O fundo de índice performa de acordo com o desempenho dos ativos das empresas com os menores valores de capitalização listadas na bolsa (B3).

Como investir em SMAL11

Apesar do risco elevado, investir em SMAL11 tem um potencial de rendimento maior a longo prazo, devido a capacidade de crescimento das empresas listadas nesse fundo na bolsa de valores.

A compra e venda das ações para investir em SMAL11 é realizado da mesma maneira que investir em ações de companhias maiores. É possível investir em SMAL11 por meio da compra da quantidade mínima de 10 cotas. Para isso, basta abrir conta em uma corretora de valores que irá intermediar a compra e venda dos ativos negociados na bolsa. Escolha o fundo de índice SMAL11 e transfira o valor que deseja investir para a corretora contratada. Por fim, faça a emissão da ordem de compra da ação que você deseja adquirir no home broker, plataforma oferecida pela corretora para realizar as operações de compra e venda de ativos.

Prós e Contras de investir em SMAL11

Confira as vantagens e desvantagens de investir em SMAL11:

Vantagens

  • Diversificação de ativos da carteira de investimentos;
  • Praticidade de investimento;
  • Taxas de administração mais baixas em comparação a fundos de investimentos tradicionais.

Desvantagens

  • Alta volatilidade;
  • Risco elevado;
  • Cobrança de taxas administrativas.

Quer começar a investir na bolsa de valores? Encontre as melhores recomendações de investimentos no site da Capital Research.

Recomendados

Investimentos

Emolumentos na Bolsa de Valores: o que é e como calcular

A taxa de emolumentos é cobrada para operações de compra e venda de ações na ...

4 anos atrás

Investimentos

Índices da bolsa: o que são, quais são e como funcionam?

Saiba o que são índices da bolsa, como funcionam e quais são os principais ...

4 anos atrás

Investimentos

Novo Mercado: como funciona esse segmento na Bolsa de Valores?

O que é preciso para integrar a lista do Novo Mercado da B3 e quais as ...

4 anos atrás