Conheça os cursos da B3 e outras opções gratuitas na internet

Confira ainda os cursos presenciais que a B3 oferece em parceria com outras instituições.

cursos da B3

Os cursos da B3 são excelentes, tanto para quem quer aprender mais sobre o mercado financeiro, como para quem quer investir melhor, ou mesmo se tornar um profissional para atuar na área. E você não precisa se preocupar com custos porque são oferecidos inúmeros cursos gratuitos por meio da plataforma online de educação da B3.

Além dos cursos gratuitos, a B3 também disponibiliza cursos presenciais para quem já investe ou já tem mais conhecimento sobre o mercado financeiro e quer se aprofundar no assunto. A maioria destes cursos da B3 são ministrados em parceria com renomadas instituições de ensino.

Quais são os cursos que a B3 oferece?

No momento, a plataforma educacional da B3 está passando por uma reformulação e os cursos online, mais focados em investidores iniciantes, não estão disponíveis. Antes dessa reformulação começar, alguns dos cursos oferecidos eram:

  • A bolsa: seus ambientes e mercado;
  • Análise fundamentalista;
  • Guia de investimentos em renda fixa;
  • Mercado de ações;
  • Mercado Futuro Agropecuário: conceitos e definições;
  • Mercado de Swaps e opções;
  • Tesouro direto: como investir.

Provavelmente, estes cursos não sofrerão grandes alterações. Enquanto a plataforma não fica pronta, a B3 disponibilizou diversos materiais para download que tem como foco:

  • Renda fixa: funcionamento, títulos públicos, títulos privados, ETF e FIDC;
  • Renda variável: processo de liquidação, ações, BDR e ADR, ETF e FII;
  • Derivativos: funcionamento, mercado a termo, estratégias futuro, mini opções de dólar e COE;
  • Commodities: funcionamento, instrumento de proteção para o mercado do milho, opções de soja CME e Boi.

Pensando em ajudar cada vez mais pessoas, a bolsa de valores brasileira (B3) oferece também cursos presenciais, que são mais avançados e têm como alvo um público mais experiente, além de alguns cursos voltados para empresas.

Entre os cursos pagos, a B3 possui parceria com diversas e renomadas instituições. O intuito é impulsionar a formação acadêmica de novos profissionais e dos profissionais que já atuam no mercado financeiro, capacitar investidores e a sociedade como um todo. Desta forma, não apenas o mercado financeiro se desenvolve, mas também a economia local e nacional.

Entre as instituições parcerias, é possível citar a Saint Paul Escola de Negócios, IBMEC, FIPECAFI e a Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF). Há uma grande diversidade de cursos oferecidos em cada uma dessas instituições e eles podem ser consultados nos respectivos sites, nos quais você encontrará também informações sobre inscrição, valor e duração de cada um dos cursos.

Quais são as opções de cursos gratuitos online para iniciantes?

Veja a seguir quais são as opções de cursos gratuitos e online para quem está começando a investir.

 

Banco Central do Brasil

O Banco Central do Brasil disponibiliza dois cursos com carga horária de 20 horas em sua plataforma. Um deles é o de Gestão de Finanças Pessoais, destinado para qualquer pessoa que queira aprender como gerir melhor os seus ganhos e despesas.

O outro é o Formação de Multiplicadores da Série “Eu e Meu Dinheiro”, que tem como intenção capacitar pessoas para promover discussões em grupo sobre dinheiro.

 

CVM Educacional

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) possui uma plataforma educacional na qual oferece três cursos: Matemática Financeira Básica; Educação Financeira para Jovens; Poupança e Investimento. Esses cursos são ideais para quem está querendo cuidar melhor do seu dinheiro e dar os primeiros passos no mundo dos investimentos.

 

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

A FGV também possui uma plataforma na qual disponibiliza diversos cursos gratuitos online sobre finanças. Entre eles, é possível destacar uma série de cursos voltados para a área de finanças pessoais, tais como:

  • Como organizar o orçamento familiar;
  • Como fazer investimentos (que possui dois módulos);
  • Como gastar conscientemente;
  • Como planejar a aposentadoria.

Cada um desses cursos tem duração entre 8 e 10 horas. Ao final do curso, os participantes terão direito a um certificado, desde que obtenham nota mínima 7 na avaliação.

 

Tesouro Nacional

O Tesouro Nacional oferece um curso para que as pessoas conheçam como funcionam os investimentos em uma das mais procuradas modalidades de ativos de renda fixa no país. Ele foi desenvolvido em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf). O curso é dividido em três módulos e todo o conteúdo pode ser baixado diretamente do site do Tesouro Nacional.

 

Senai-SP

Outro curso que ensina a lidar melhor com o dinheiro é o curso de Finanças Pessoas do Senai-SP. Neste curso, você irá conhecer o seu perfil de investidor, a importância da educação financeira, como fazer o seu planejamento financeiro, gestão de dívidas, direitos do consumidor endividado e investimentos.

Com tantos cursos gratuitos e online, não tem mais desculpa para não começar a gerir melhor o seu dinheiro, sair do endividamento e ainda começar a investir. Todos esses cursos podem ser feitos por qualquer pessoa, basta ter a disponibilidade e um computador com acesso à internet.

Para ter acesso a mais conteúdos sobre o mercado financeiro e o mundo das finanças, acompanhe o site do Capital Research. E ainda, escolhendo um dos nossos planos, você terá acesso a conteúdos exclusivos, cursos gratuitos e assessoria para investimentos.

Recomendados

Investimentos

O que é B3SA3 e como investir

Com crescimento sólido, as ações da B3 tem sofrido grande procura entre ...

4 anos atrás

Investimentos

Empresas listadas na B3: quais são e como investir?

Está pensando em investir em ações mas não sabe como começar? Veja o que é a ...

4 anos atrás

Investimentos

Novo Mercado: como funciona esse segmento na Bolsa de Valores?

O que é preciso para integrar a lista do Novo Mercado da B3 e quais as ...

4 anos atrás