O que é B3SA3 e como investir

Com crescimento sólido, as ações da B3 tem sofrido grande procura entre investidores mais experientes. Veja o que você precisa saber sobre o que é B3SA3 para começar a investir.

É comum ao falar em investimentos em bolsa que o nome Bovespa ou até BM&FBovespa venham a nossa mente. Apesar de estarem bem fixadas na mente da maioria das pessoas, essas são denominações antigas para a administradora da Bolsa de Valores de São Paulo, hoje chamada apenas de B3. Mas porque essa mudança?

Bem, a administradora da Bolsa de Valores nada mais é do que uma empresa de capital aberto.  Ela foi criada em 1890, sendo vinculada a Secretaria de Finanças do Estado até a década de 60, quando se tornou uma associação civil sem fins lucrativos com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

A partir dos anos 2000, com a integração das bolsas brasileiras, a Bovespa passou a integrar todas as negociações referentes a ações, e mais recentemente, títulos públicos.

Em dezembro de 2007 a Bovespa sofreu uma fusão com uma outra empresa, a BMF, dando origem a BM&FBovespa, que já nasce como uma das maiores bolsas do mundo em relação ao seu valor de mercado.

Já em 2017 a empresa sofre uma nova fusão, dessa vez com a CETIP, empresa que prestava serviços financeiros no mercado de balcão. Dessa fusão nasce a B3, empresa de capital aberto que atualmente está listada no segmento de Novo Mercado.

A fusão consolidou o lugar da companhia como provedora de serviço de infraestrutura para o mercado, além de permitir uma diversificação no leque de produtos oferecidos aos clientes e melhoria na eficiência da prestação de serviço.

Antes da fusão

Antes da fusão com a CETIP, as ações da BM&F Bovespa eram negociadas sob a sigla BMFV3. Ela passou a ser listada no mercado a partir de agosto de 2008, a partir da realização de um IPO, sigla para Oferta Pública Inicial, a partir da qual a empresa abre o seu capital para o mercado.

Depois da fusão

 As ações da B3 passam a ser negociadas sob a sigla B3SA3. Atualmente o capital da B3 é composto por cerca de 1.815.000.000 de ações ordinárias negociadas no Novo Mercado e que integram os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX, Itag, entre outros.

O Novo Mercado é o segmento da bolsa que conta com as empresas que se comprometem com a adoção de regras mais rigorosas de governança.

As ações da B3 são negociadas sob a sigla B3SA3. Atualmente o capital da B3 é composto por cerca de 1.815.000.000 de ações ordinárias negociadas no Novo Mercado e que integram os índices Ibovespa, IBrX-50, IBrX, Itag, entre outros.

A B3 passou por um processo de reestruturação visando, para além do aprimoramento da oferta de serviços, uma maior proximidade com o público, através de comunicação estratégica e realização de seminários, palestras e workshops com agentes reguladores.

Como investir?

Para investir nas ações da B3 você deve, primeiramente, abrir uma conta junto a uma corretora de valores habilitada para operar na Bolsa. Depois, você irá transferir o dinheiro a ser investido para essa conta, podendo adquirir as ações.

Vantagens e riscos de investir da B3

 Mesmo sendo uma companhia relativamente nova, as ações da B3 vem apresentando uma crescente valorização nos últimos anos, sendo uma das principais sugestões de investimento pelos analistas de mercado que apontam a consistência e relevância do negócio, além de oscilações estáveis e crescimento sólido como atrativos.

Para se ter uma ideia, em 2017 sua cotação iniciou o ano em R$ 18,80 chegando a bater R$ 25,09.

Entre as vantagens de se investir na B3 estão o seu crescimento no volume médio diário, o efeito positivo do câmbio sobre o segmento BM&F, além de uma maior capitalização e firo de mercado no segmento Bovespa.

Já os maiores riscos desse investimento são a instabilidade do cenário político e econômico atual e o grande impacto do resultado financeiro sobre o lucro. Outro ponto é que as ações da B3 possuem um P/L elevado (28,5). Isso implica dizer que o preço da ações é alto quando comparado ao lucro obtido.

O investimento em ações da B3 exige um certo nível de entendimento do mercado de ações que muitas vezes falta aos investidores mais inexperientes. E é justamente por isso que a Capital Research conta com um time de analistas preparados para responder às suas perguntas e dar as orientações necessárias para que você possa realizar esse tipo de investimento com segurança.