Como ganhar dinheiro com ações — de olho no longo prazo

Está pensando em investir na bolsa de valores? Descubra como ganhar dinheiro com ações focando no longo prazo.

Descobrir como ganhar dinheiro com ações é o objetivo de todos os investidores que estão dando seus primeiros passos na bolsa de valores.

A boa notícia é que, no longo prazo, nenhum tipo de investimento supera as ações. Por isso, são grandes as chances de você ter sucesso se montar uma carteira com boas empresas.

Neste artigo, você vai entender como ganhar dinheiro com ações, segundo alguns dos maiores investidores da história. Além disso, vai descobrir um passo a passo para começar a investir com foco no longo prazo.

É possível ganhar dinheiro com ações no longo prazo?

Se você quer descobrir como ganhar dinheiro com ações, precisa saber que, no curto prazo, os preços oscilam de forma aleatória. Mas, no longo prazo, as cotações tendem a seguir os fundamentos das ações.

É por isso que nenhuma classe de ativos supera o retorno das ações no longo prazo, como provou o autor Jeremy Siegel no livro “Investindo em ações no longo prazo”. O gráfico abaixo mostra que, na comparação com dólar, ouro, títulos privados e títulos públicos, observando uma janela de 210 anos, as ações venceram os concorrentes com folga.

Como se vê, nos Estados Unidos, cujo mercado financeiro é muito mais antigo e maduro do que o brasileiro, as ações tiveram retorno anualizado de 6,6%

No Brasil, não há estudos do tipo, e é difícil fazer essa comparação, porque o índice Ibovespa, principal indicador da bolsa brasileira, é muito concentrado em empresas do mercado financeiro e commodities. No entanto, os gráficos que reúnem a trajetória do Ibovespa corrigido pelo dólar mostram que a curva é ascendente.

Como ganhar dinheiro com ações: 3 lições dos grandes investidores

Antes de explicar um passo a passo de como ganhar dinheiro com ações, separamos algumas dicas de três dos maiores investidores da história para você amadurecer a sua mentalidade de investidor.

Benjamin Graham: adquira o hábito de pensar por si mesmo

Autor do livro “O Investidor Inteligente”, Benjamin Graham é o pai do value investing, e é considerado um dos maiores investidores da bolsa de valores na história. Ele influenciou, por exemplo, Warren Buffett, que chegou a se tornar o homem mais rico do mundo graças aos investimentos em ações.

Uma das principais lições de Graham é a recomendação de que o investidor não perca tempo tentando entender as oscilações de curto prazo do mercado de ações, e nem tente identificar as tendências. O segredo, segundo ele, é olhar para os fundamentos e os preços das empresas, para desenvolver um método de pensar próprio.

Peter Lynch: invista no que você conhece

Peter Lynch é outro investidor icônico da bolsa de valores norte-americana, famoso por conseguir retornos médios de 29% anualmente com o Fidelity Magellan Fund, que comandou por 13 anos.

Um dos ensinamentos de Lynch é investir naquilo que o investidor conhece de fato. Lynch acreditava que cada investidor pode obter vantagens em relação aos outros, ao analisar as empresas como consumidor e descobrir quais são os destaques nos seus setores. A partir daí, aprofundar a análise e encontrar oportunidades que não estão no radar de outros investidores.

Warren Buffett: entenda a diferença entre preço e valor

Conhecido como Oráculo de Omaha, Warren Buffet é um dos grandes propulsores da ideia do value investing, que pode ser traduzido para o português como “investimento de valor”. A estratégia dele é relativamente simples: encontrar ações subprecificadas pelo mercado e carregá-las até que o mercado reconheça o seu valor de fato.

Uma das suas frases antológicas que resumem esse pensamento é: “Preço é o que você paga. Valor é o que você leva.” Essa frase ajuda a entender a mentalidade do value investor, que busca boas ações a preços descontados.

Como ganhar dinheiro com ações: passo a passo 

Agora que você já está convencido de que o longo prazo é a melhor maneira de investir na bolsa, chegou a hora de entender como ganhar dinheiro com ações na prática. Não existe receita de bolo, mas montamos um passo a passo simplificado para você começar seus estudos.

Estude o mercado de ações

O primeiro passo não poderia ser outro: para investir na bolsa, você precisa conhecer e estudar o mercado de ações. Leia livros, acesse os sites das corretoras, encontre um mentor, participe de fóruns de investidores, leia relatórios de casas de análise, siga influencers nas redes sociais, assine newsletters e assista a vídeos no YouTube. O conteúdo é praticamente infinito, e esse é um trabalho que ninguém poderá fazer por você.

Priorize a análise fundamentalista

A maneira mais segura de ganhar dinheiro com ações no longo prazo é por meio da análise fundamentalista. Essa estratégia foca nos fundamentos das empresas, como market share, governança, geração de caixa, lucro líquido, receita, margens e endividamento para descobrir se a situação financeira e mercadológica da empresa é promissora para o futuro.

Comece aos poucos e invista constantemente

Se você tem o objetivo de investir para o longo prazo, é um erro movimentar grande parte do seu patrimônio. A recomendação é migrar para o mercado de ações aos poucos e aportar de forma constante, com a mentalidade do buy and hold, em que você investe com a mentalidade de sócio e compra ações das mesmas companhias de forma regular, focado em acumular patrimônio.

Diversifique sua carteira

A diversificação da sua carteira em diferentes ações, setores e classes de ativos, como ações, fundos imobiliários e renda fixa, é a recomendação para quem tem interesse em proteger seus investimentos de eventos que podem afetar o rendimento no curto prazo. A composição dessa carteira diversificada vai depender dos seus objetivos e do seu grau de aversão ao risco.

Reinvista os dividendos

Finalmente, você não pode esquecer de reinvestir os dividendos que receber das empresas ao longo do tempo, principalmente na fase de acumulação de ativos. Parte do retorno exponencial das ações e dos juros compostos depende do reinvestimento desses dividendos.

E aí, gostou das dicas? Se você está montando a sua carteira de ações e quer encontrar as melhores oportunidades para o longo prazo, assine a Capital Research e tenha acesso a recomendações de profissionais especializados no assunto.

Recomendados

Investimentos

Ações recomendadas e dicas para investir (GUIA)

Apenas seguir ações recomendadas não é caminho mais indicado na sua jornada de ...

2 anos atrás

Investimentos

Aluguel de ações: O que é e quais as vantagens da operação

Vale a pena optar pelo aluguel de ações? Como funciona a operação e para qual ...

2 anos atrás

Investimentos

Ações Small Caps: o que são, exemplos e por que investir nas pequenas

As ações Small Caps atraem investidores pelo seu potencial de valorização e bons ...

2 anos atrás