Solidus Corretora: o que é e como funciona?

A Solidus Corretora opera na região Sul do Brasil e oferece produtos para investidores ou aspirantes. Saiba mais sobre a empresa!

A Solidus Corretora é uma corretora de investimentos que atende a região Sul do Brasil. A empresa proporciona para os clientes soluções personalizadas de investimentos de acordo com o perfil de cada investidor, com diversos serviços disponíveis. 

Confira o artigo abaixo e descubra mais informações sobre a Solidus Corretora e, ainda, dicas para descobrir o seu perfil de investidor. Vamos lá?

Solidus Corretora – o que é?

Fundada em 1986, a Solidus Corretora é uma Corretora de Câmbio e Valores Mobiliários que atende na região Sul do Brasil. A empresa possui em seu cadastro mais de 3.000 clientes ativos, para os quais oferece serviços financeiros e proporciona soluções personalizadas de investimentos. 

O que é uma corretora de investimentos?

As corretoras de valores são instituições financeiras especializadas em investimentos. Seu papel é atuar como intermediária na compra e venda de ativos financeiros.  Elas devem ser autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 

Assim, as corretoras de valores são responsáveis por orientar seus clientes sobre os melhores momentos para comprar ou vender seus investimentos, assim como intermediar as negociações. 

Além disso, também devem analisar o mercado financeiro, levar informações para seus clientes e atuar na gestão de fundos de investimento e carteiras de ativos.  Da mesma maneira, precisam divulgar informações sobre preços de ações e outros título e distribuir produtos e serviços da Bolsa de Valores.

Quais tipos de produtos ela oferece?

A Solidus Corretora oferece diversos produtos para seus clientes, visando administração de carteiras, clubes e fundos de investimento em todo o Brasil. Entre os serviços oferecidos, podemos destacar:

 

Home Broker

Um dos principais produtos oferecidos pela Solidus Corretora é o Home Broker, um sistema que permite que o investidor envie suas ordens automaticamente pela internet. Esse sistema oferece para o investidor diversas vantagens. Algumas delas são:

  • Praticidade;
  • Rapidez nas negociações;
  • Segurança;
  • Acompanhamento de sua carteira de ações;
  • Acesso às cotações online. 

 

Ações

Para diversificar os investimentos, a Solidus Corretora permite que seus clientes comprem ações das principais empresas do Brasil. 

  • Ações das empresas negociadas na B3: Brasil, Bolsa, Balcão;
  • Opções de Compra e Venda sobre ações negociadas na B3: Brasil, Bolsa, Balcão;
  • Contratos Futuros de Ibovespa, Contratos Futuros de taxa de câmbio de Reais x Dólar Comercial, Contratos Futuros de DI e Contratos disponíveis padrão de Ouro negociados na B3.

 

Carteiras Administradas

Outra modalidade de investimento são as carteiras administradas. Voltada para clientes que desejam montar um portfólio personalizado, atende pessoas físicas e jurídicas. 

A corretora calcula o Imposto de Renda devido, consolida as operações realizadas no mercado de renda variável e renda fixa, além disso, gera um relatório diário para acompanhamento da carteira. 

 

Aluguel de Títulos

Outro produto oferecido pela Solidus Corretora é o aluguel de títulos. Um investidor que precisa satisfazer uma necessidade temporária pode fazer uso dessa modalidade.  

O Banco de Títulos BM&FBOVESPA – BTB é um serviço por meio do qual investidores podem fazer empréstimos de títulos, desde que ofereçam garantias. A B3 atua como contraparte no processo e garante as operações.

 

Ofertas Públicas

Já essa modalidade é voltada para empresas que decidem se financiar por meio do mercado de capitais. Essas empresas fazem uma oferta de ações públicas dos seus ativos. 

 

Produtos em renda fixa

Ainda, a Solidus Corretora também oferece opções de investimentos no mercado de renda fixa. Entre os fundos disponibilizados, estão o Fundo de Renda Fixa e os Fundos Multimercados.

Outra opção de investimento é a compra de títulos públicos por meio do Tesouro Direto. Esse é um programa voltado para pessoas físicas que desejam investir e procuram segurança e tranquilidade. A liquidez das aplicações é garantida pelas recompras semanais. Desse modo, o investidor pode resgatar os títulos a qualquer momento, antes mesmo do vencimento ao preço do mercado secundário. 

Quando comparado a investimentos semelhantes, esse é muito competitivo, e possui liquidez diária pelo Tesouro Direto, tanto para venda quanto para compra. É possível comprar no mínimo 0,1 título (aproximadamente R$ 100) e no máximo R$ 1.000.000,00 por mês.

 

Clubes de investimentos

Pessoas que estão começando a investir e precisam de uma compreensão maior sobre a dinâmica do mercado de capitais  têm a oportunidade de participar do Clube de Investimento, que tem uma política de investimentos simplificada. 

Cada clube pode ter de 3 a 50 participantes, que somando seus recursos, conseguem mais possibilidades de diversificação de suas aplicações com menos riscos.

Fundos de Investimentos

Já os fundos de investimentos atendem a diferentes perfis. As opções de fundos são:

  • Ações – Solidus FIA: proporciona valorização de cotas e retornos consistentes no longo prazo;
  • Multimercado – Solidus FIC FIM: possui um risco médio. Esse fundo consiste em aplicar parte do patrimônio líquido em cotas de fundos de investimento com o objetivo de obter retorno absoluto no longo prazo; 
  • Renda Fixa – Solidus FIC RF Crédito Privado: proporciona rentabilidade aos seus cotistas através da aplicação em fundos de investimento de instituições financeiras e/ou gestoras de primeira linha. 

Quem deve contratar empresas como a Solidus Corretora?

Agora que você já conhece a Solidus, também deve estar se perguntando porque contratar uma corretora de valores. A resposta é simples, as corretoras são fundamentais para adquirir e vender ações na Bolsa de Valores. Aliás, é praticamente impossível investir com segurança sem o intermédio de uma corretora. 

Com o auxílio de uma corretora, o investidor estará amparado por profissionais capacitados, garantindo mais segurança em seus investimentos e diminuindo as chances de perder dinheiro. 

Também é a corretora que irá orientar o cliente e apontar quais são ou não as boas oportunidades, baseando-se no seu perfil e naquilo que ele espera de retorno. 

Como definir seu perfil de investidor

Você já sabe qual o seu perfil de investidor? Se ainda não sabe, as corretoras de valores devem auxiliar o investidor iniciante a descobrir qual o seu perfil. Mas, para te ajudar, vamos explicar cada um. 

O perfil de investidor é definido, principalmente de acordo com a tolerância de risco de cada um. Além disso, algumas características são analisadas como situação financeira (renda e patrimônio), idade, conhecimento do mercado e, claro, objetivos.

As categorias de investidores são: conservador, moderado ou arrojado. 

 

Conservador

A característica principal do conservador é preservar o seu patrimônio e seus recursos. Esse investidor não assume riscos que comprometam o seu patrimônio, mesmo em detrimento da rentabilidade. 

O investidor conservador é o que menos aceita perdas e falta de liquidez. Por isso, opta por investimentos com baixa oscilação e risco de prejuízo.  

Normalmente, estão nesse perfil os investidores iniciantes, avessos ao risco ou que têm objetivos de curto e médio prazo. Assim, ele prioriza a segurança de suas aplicações.

 

Moderado

Já o investidor moderado é aquele que assume um pouco mais os riscos em busca de rentabilidade superior à média do mercado. Esse perfil dá importância a segurança, mas tolera alguns riscos de longo prazo. Assim, opta por investimentos mais arriscados, dependendo da situação.

O moderado busca investir de forma equilibrada em diversas classes de ativos, como renda fixa, mas também aplica parte de seus recursos em renda variável, buscando retornos acima da média do mercado.

Quem tem esse perfil, normalmente, possui um pouco mais de conhecimento sobre o mercado financeiro. Além de ter patrimônio suficiente para diversificar seus investimentos e tem objetivos de médio e longo prazo. 

 

Arrojado

Por fim, o investidor com perfil arrojado ou agressivo é aquele se arrisca mais. Ele busca a maior rentabilidade possível no investimento e tem objetivos em longo prazo. 

Geralmente, esse é o perfil de quem entende mais sobre o mercado financeiro e sabe que a oscilação diária dos mercados é suavizada no médio e no longo prazos, quando o mercado apresenta maior estabilidade. 

É importante ressaltar também que esse perfil não arrisca tudo. Apesar de ter um percentual maior da carteira em renda variável, ainda possui alguns investimentos conservadores.

Então, já sabe qual é o seu perfil de investidor? Se você gostou dessa dica, acompanhe nosso blog para estar sempre informado sobre o mercado financeiro e de investimentos.

Recomendados

Investimentos

Diferenças entre corretora e gestora: saiba tudo antes de investir

Leia nosso artigo para esclarecer melhor quaisquer dúvidas sobre a diferença entre ...

3 anos atrás

Investimentos

Como escolher a melhor corretora para investir? Entenda aqui

Escolher a corretora de valores é tão importante quanto escolher o investimento. ...

2 anos atrás

Investimentos

Descubra quais são as melhores corretoras para Tesouro Direto

Veja dicas para identificar as melhores corretoras para Tesouro Direto e escolher a ...

2 anos atrás