Como escolher a melhor corretora para investir? Entenda aqui

Escolher a corretora de valores é tão importante quanto escolher o investimento. Saiba o que é importante avaliar para decidir pela melhor corretora.

Pesquisa, análise e planejamento são essenciais para escolher fazer um  investimento, mas também são passos importantes para escolher qual é a melhor corretora para você. Mas o que são essas corretoras? 

Elas são as instituições intermediárias entre o investidor e o mercado de  compras e vendas dos ativos financeiros. Saber o que avaliar entre as várias opções no mercado é o caminho para escolher a corretora ideal para a suas necessidades. 

Quais fatores você deve considerar?

Antes de bater o martelo com a primeira corretora que você encontrar, faça uma boa pesquisa. Liste alguns nomes do mercado, considere alguns fatores para o seu levantamento de comparações e chegue ao nome da melhor corretora para os seus investimentos.

 

Segurança

Talvez, essa seja uma das etapas essenciais no seu levantamento, afinal, você vai confiar na corretora para intermediar o seu dinheiro. Como saber se as suas opções são confiáveis? Você pode cogitar conhecer as experiências de familiares e amigos, mas também certifique-se através de outros fatores. A corretora deve manter uma série de medidas operacionais pré-determinadas para ser considerada de confiança. 

O primeiro passo é pesquisar se a corretora em questão tem cadastro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é a responsável por regulamentar e fiscalizar as corretoras. Também é indispensável checar no Banco Central, que emite a autorização para a criação da corretora, e na própria BM&FBOVESPA. Além do mais, é importante buscar por certificações e registros da empresa.

Outro fator determinante é a segurança de dados no ambiente online da corretora para que você não tenha problemas com acessos não autorizados ou vazamento de dados. Pesquise se o serviço oferecido é seguro e se conta com bons níveis de criptografia. Uma boa ideia é buscar históricos de problemas de segurança com as corretoras em questão. 

 

Taxas

As taxas cobradas pelas corretoras podem ter uma variação considerável, por isso é importante que você faça uma comparação prévia. As taxas que você deve considerar podem variar de acordo com o tipo de investimento que você deseja fazer. 

Além da taxa de corretagem, as corretoras podem cobrar taxa de custódia mensal, taxa para o Tesouro Direto e Taxa de Saque, por exemplo. Algumas delas podem oferecer isenção pela corretora, mas você terá que avaliar se vale a pena para você. 

Se você quer comprar ações e mantê-las na carteira a longo prazo, a taxa de corretagem não é muito relevante, mas sim a taxa de custódia mensal, por exemplo. 

 

Tipo de investimento

Saber se a corretora suporta o tipo de investimento que você deseja fazer também é essencial. Muitas delas já estão diversificando os serviços e oferecendo muitas categorias de investimento na intenção do cliente concentrar todas as suas aplicações em um só lugar. Diversificar a sua carteira de investimentos com estratégias entre renda fixa e renda variável é estar exposto a menos riscos. 

Por exemplo, se o país estiver em um momento de crise, fazendo o mercado de ações cair, você terá um equilíbrio de rendimentos se também tiver investimentos em renda fixa. Se uma das suas prioridades for comodidade para administrar seus investimentos em um só lugar, talvez essa seja uma opção a se considerar.

 

Atendimento

Talvez esse seja um dos fatores mais decisivos na hora de escolher qualquer serviço. Uma equipe sempre disponível ao cliente e que seja bem preparada para atendê-lo pode ser um enorme diferencial. Afinal, você não vai querer ficar sem suporte na hora que mais precisa. 

Além de pesquisar sobre a corretora em sites de reclamações, também vale fazer um teste prático diretamente nos canais de atendimento dela como telefone, e-mail, chat e redes sociais.

Outros detalhes importantes

Também considere alguns diferenciais para ter um desempate na escolha da melhor corretora. Lembre-se que os fatores decisivos podem variar de caso para caso, afinal, nem todo investidor tem as mesmas necessidades. 

 

Navegação

Contar com diferentes plataformas pode ser vantajoso para você. Saber que a sua corretora disponibiliza ferramentas para desktop, Android e iOS é importante para saber se você vai poder realizar operações de onde estiver. É importante também avaliar como é a experiência dentro dessas plataformas: se é fácil e intuitiva, se tem resposta rápida, se é estável, etc.

 

Suporte de equipe de especialistas

Para quem busca mais facilidade, ter o suporte de material produzido por equipe de especialistas pode fazer grande diferença. Muitas corretoras oferecem carteiras recomendadas, relatórios, ferramentas de análise e até mesmo material educacional como livros, cursos e palestras. 

 

Home broker

Quem pretende investir em ações não pode deixar de considerar uma boa plataforma de home broker. Há opções com mais ou com menos ferramentas, cuja escolha vai depender muito do que o investidor precisa, mas algo a se avaliar em todas as situações é a estabilidade da ferramenta. 

Converse com a corretora sobre a possibilidade de você fazer um período de testes antes. Assim, você vai ter ainda mais segurança na hora de escolher a melhor corretora.

>>> Veja também: Diferenças entre corretora e gestora: saiba tudo antes de investir.

O que acontece se a corretora falir?

Agora que você escolheu a melhor corretora para as suas necessidades, surge outra questão: e se ela falir? Esse é um dos receios mais comuns entre os investidores. 

Primeiramente, o seu dinheiro não faz parte do patrimônio da corretora. A quantia que você aplicou não fica com ela porque faz apenas a intermediação, passando-a para outra instituição. 

Se a corretora falir, o risco que você tem é ao deixar dinheiro parado em sua conta na corretora. Nesse caso, se você deseja ter dinheiro reserva, é mais adequado que deixe quantias maiores em um banco. 

Esse artigo foi útil para você? Que tal receber mais dicas como essa? Cadastre-se na Capital Research e fique por dentro do mundo dos investimentos.

Recomendados

Investimentos

Como investir em ações com pouco dinheiro: passo a passo

Aprenda como investir e comprar ações com pouco dinheiro, confira nosso passo a ...

3 anos atrás

Investimentos

Como comprar ações: confira o passo a passo e 4 formas diferentes para voce começar a investir agora!

Devido à queda da taxa SELIC e a baixa rentabilidade da renda fixa, demanda-se ...

3 anos atrás

Investimentos

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir

A Bolsa de Valores pode ser uma maneira de aumentar a rentabilidade dos seus ...

3 anos atrás