Scalping: como ganhar dinheiro com essa técnica de investimento

Utilizar scalping é comum no mundo especulativo, mas quais são os benefícios de se operar como ‘scalper trader’ na Bolsa de Valores? E afinal, scalping o que é?

O mercado financeiro oferece opções para os diversos perfis existentes, tanto para investidores quanto para traders (especuladores). Da mesma forma, oferece dois grandes modelos, a renda fixa e a renda variável. A renda fixa oferece ganhos menores e em longos períodos, já a renda variável é para lucros maiores e mais rápidos, porém, isso enseja maiores riscos.

Dentro desse mundo da renda variável, que é a do mercado de ações, existem diversos tipos de investimentos e operações. Esses variam tanto nos ganhos quanto nos riscos que se admitem por eles. A operação existente de maior rapidez, que pode gerar altos rendimentos na Bolsa de Valores, é a conhecida como scalping.

Em vista disso, a pergunta que interessa a todos e que responderemos a seguir é: scalping o que é?

O que é Scalping?

O scalping é considerado um tipo de estratégia de day trading, ou seja, que visa lucros rápidos dentro de um mesmo pregão da Bolsa de Valores.

O mercado baseado no capital especulativo tem, em suas características, o risco, a possibilidade alta de lucro e o curto prazo para isso acontecer.

A palavra scalper, traduzida do inglês, significa cambista (operador de câmbio/ comerciante de bilhetes), e o termo serviu para designar os “traders” (especuladores) que atuam nesse tipo de operação rápida. Os scalpers traders, ou somente scalpers, utilizam ferramentas de análise de mercado para basear as suas decisões. Entre elas estão: Tape Reading, Análise Técnica e VWAP.

A seguir, explicaremos as ferramentas de análise e daremos mais elementos para responder o questionamento: scalping o que é?

Ferramentas de Análise de Mercado

O sucesso de uma estratégia passa pelos elementos que podem agregar valor na hora de tomar decisões. Uma boa análise é crucial para os scalpers atuarem com maior segurança sem cair em armadilhas. A utilização de ferramentas de análise de mercado ajudam nisso. Vejamos quais são:

  • Tape Reading

É a primeira análise a ser feita a partir da leitura do fluxo de ordem. O estudo se faz enxergando movimentações de preços entre negócios fechados e o livro de ofertas. Dessa forma, é possível optar por se colocar ou não diante de uma posição.

  • Análise Técnica/ Gráfica

Identificar tendências é a grande ajuda que a análise técnica/gráfica tem para oferecer como ferramenta. Com olhar de analista, o scalper enxerga as movimentações pelas linhas de tendência, o desenho que elas perfazem entre topos e fundos (indicativo de baixa e alta), o tempo gráfico do day trade, entre outros. Também é preciso avaliar os momentos de tomada de decisão com a utilização de ideias geométricas como a dos fractais – formas gráficas que mostram os rumos do mercado.

  • VWAP

A ferramenta é uma conta, a sigla é de Volume-Weighted Average Price (Preço Médio Ponderado pelo Volume) e, para calculá-la, pega-se as ações negociadas em um tempo, as multiplica pelo preço que possuem e o produto é dividido pelo volume total de ações. O quociente VWAP significa o preço médio da ação, que tem como base assinalar ao scalper o momento certo para tomar uma decisão.

Scalping x Day Trading 

Em termos gerais, o scalping é considerado uma estratégia de day trading. Porém, se formos mais a fundo, existe a diferença que reserva ao scalping um tempo ainda mais reduzido de atuação. Nele, as operações são feitas em minutos e o volume do montante de ganhos é que faz a diferença.

O day trading opera na mesma ideia, porém, a operação pode ser realizada dentro de todo um pregão, um dia inteiro. Nesse processo, as ações são compradas e vendidas, e a margem é baixa, em média até 5%. Por isso, o volume de operações precisa ser alto.

Riscos Do Scalping 

  • Expectativas não se concretizarem e o scalper sair no prejuízo;
  • Entrar em alguma operação que contenha ofertas escondidas, prejudicando a venda das ações;
  • Impostos podem levar boa parte dos lucros, caso a estratégia não seja bem delineada, pois cada operação tem um custo de tributação e corretagem.

Como ganhar dinheiro sendo um Scalper?

A prática atrai muitos traders pela liquidez que oferece, e realmente é plausível ganhar dinheiro como scalper. Em todo o caso, é necessário conhecer muito bem o que se faz para não ter prejuízos, já que os custos de operação podem arruinar com os lucros.  Siga algumas dicas para otimizar:

  • Disponha de um valor para realmente ter lucro com a prática, pois o volume de operações precisa ser grande;
  • Tenha outros tipos de operação e de investimentos que propiciem outras entradas e que ajude a manter a realização do scalping;
  • Fique atento aos valores de taxas e tributações nas operações;
  • Pesquise corretoras com taxas mais vantajosas;
  • Estude os movimentos da Bolsa de Valores e tenha atenção para usar as ferramentas que ajudam na análise do scalping.

Chegamos ao final e queremos saber: a pergunta scalping o que é (?), feita no começo foi respondida? Temos certeza de que o conteúdo ajudou você a conhecer mais uma modalidade de negócios do mercado financeiro.

Essa é mais uma das dicas que a Capital Research oferece, mas não é a única. Temos um time de analistas experientes que oferece de forma gratuita as mais completas análises e recomendações de investimentos. Venha conhecê-los!

Recomendados

Investimentos

Capital especulativo: como funciona e como ganhar dinheiro

Entenda mais sobre esse tipo de ação de mercado e conheça melhor suas vantagens e ...

5 anos atrás

Investimentos

Depreciação acumulada: o que é, como contabilizar e exemplos práticos

Entender como funciona a desvalorização dos bens que você adquire é fundamental ...

5 anos atrás

Investimentos

Índice de rentabilidade: o que é e como calcular?

Veja como calcular e como interpretar um dos principais indicadores de desempenho e ...

5 anos atrás