Saiba o que é e como funciona a técnica do Scalper

Entenda o que é, como funciona a aplicação do scalper nas operações do mercado financeiro. Confira!

Scalper

O scalper é um investidor da Bolsa de Valores que trabalha apenas com operações de curto prazo com duração menor que um dia e são voltadas para mercado de capitais.

Ou seja, aquelas voltadas para valores mobiliários, traz liquidez aos títulos, além de viabilizar o processo de capitalização. O mercado de capitais é formado por instituições financeiras que recebem autorização para isso, além de corretoras e a bolsa de valores.

O que é e como funciona o Scalper

O scalper é uma técnica de trabalhar na Bolsa de Valores em operações que tem duração de horas. Elas são extremamente rápidas e buscam lucrar rapidamente com a variação de preço de algum ativo. Muitas dessas operações chegam a durar apenas poucos minutos.

A técnica consiste em comprar um ativo por um preço e vendê-lo em seguida por um preço maior. Ou ainda fazer uma venda a descoberto de um ativo, modalidade que consiste vender algo que não está em sua posse, esperando a queda do preço para depois poder comprá-lo de volta e lucrar com essa diferença.

Com a técnica de scalper é possível fazer mais de cem operações durante um dia e obter pequenos lucros em cada um deles. É necessário saber operar nessa modalidade e ter bastante atenção para não se ter prejuízo.

O Scalper trader e Bolsa de Valores

O scalper trader é uma pessoa que conhece a Bolsa de Valores e sabe investir. Seu foco vai ser sempre ganhar dinheiro em um prazo extremamente curto, ou seja, é necessário saber encontrar muitas operações diárias que sejam responsáveis por um ganho rápido de dinheiro.

A sua maneira de agir lembra cenas de filmes que mostram pessoas apostando em lutas ou corridas de cavalo, onde elas colocam e tiram dinheiro rapidamente de um conjunto ou atleta conforme o seu desempenho durante a prova.

Quais são os prazos de trade

Existem diversas operações dentro da Bolsa de Valores com durabilidade diferente. A scalper é a mais rápida de todas. Podem acontecer até 100 operações em um dia, mas a média fica sempre de 15 a 70. Costumam levar minutos, mas podem levar até algumas horas.

O day trade desenvolve de uma a cinco operações por dia. É necessário acompanhar o mercado, já que as coisas podem mudar muito rápido. Esses investidores usam diferentes análises técnicas para encontrar o momento certo e não ter prejuízo na empreitada.

O swing trade é a operação favorita dos investidores que querem tempo para analisar bem o mercado. Eles podem ficar de três dias a algumas semanas apreciando o andar da bolsa. Não é necessário acompanhamento contínuo, mas é preciso tempo para escolher bem o investimento. É uma maneira passiva de investir, ele não coloca e tira o dinheiro de uma operação no piscar dos olhos.

Position é a operação mais conservadora que um investidor pode fazer. Ele pode permanecer neste investimento por anos. Não é necessário ficar com os olhos grudados na tela o tempo todo, mas é preciso manter atenção no mercado.

Saiba mais: como investir o seu dinheiro.

Prós e contras do Scalper

Os prós do scalper começam com ter um bom olho para encontrar as boas oportunidades, além da velocidade dessas operações. O tempo é muito curto para decidir compra ou venda com a possibilidade de pequenos lucros a cada vez. A análise também não é tão complexa quanto as operações de longo prazo.

Já os contras de se usar a técnica começam com a perda do foco do investidor. Basta apenas um minuto de distração para deixar uma oportunidade escapar. A ganância também pode atrapalhar e também levar em conta a liquidez. Às vezes, a oportunidade pode parecer boa, mas pode ser difícil vender o ativo um momento à frente.

O que fazer para se tornar um Scalper

Para investir em uma carreira de scalper trader, mesmo que apenas para o seu ganho e não profissionalmente, é necessário buscar conhecimentos sobre o mercado financeiro. Isso significa  desde entender o funcionamento da Bolsa de Valores a todas as possibilidades de investimento que uma pessoa física pode fazer.

Aproveite as ferramentas de simulação do mercado que existem online e faça como se fosse a sua realidade de investimento.

Leve esse momento a sério, estude as métricas do mercado para saber quais estratégias usar e cadastre gratuitamente na newsletter da Capital Research que tem como seu principal objetivo orientar investidores sobre finanças e negócios em geral de maneira descomplicada.

Recomendados

Investimentos

Ação Vale: saiba as informações principais e o que pode afetar em seu valor

Conheça mais sobre a VALE3, código das ações da Vale, e entenda quais fatores ...

5 anos atrás

Investimentos

Bearish: Sobre ursos e touros no mercado financeiro

Saiba tudo em nosso artigo sobre o bearish no mercado de ações, qual é o seu ...

4 anos atrás

Investimentos

Capacidade produtiva: o que é e como analisar nos investimentos

A capacidade produtiva é um fator importante ao analisar uma ação da bolsa. Saiba ...

4 anos atrás