Bearish: Sobre ursos e touros no mercado financeiro

Saiba tudo em nosso artigo sobre o bearish no mercado de ações, qual é o seu contrário e como os investidores agem nestes momentos.

Bearish

No mercado financeiro existem diversas siglas e termos que, para quem não conhece, parecem algo muito complicado. No entanto, isso é só impressão. Nós da Capital Research estamos aqui para tirar todas as suas dúvidas sobre o mundo dos investimentos e neste artigo vamos lhe explicar mais sobre o bearish.

O bearish é um termo em inglês muito comum entre operadores financeiros e investidores. Ele significa que o mercado de ações está em uma tendência de preços em baixa. Esta nomenclatura diz respeito ao movimento que os ursos (bear em inglês) fazem ao atacar, de cima para baixo.

Para ilustrar isso imagine um gráfico que aponte o declínio no valor das ações e o movimento do urso ao realizar um ataque, é isto que a ideia representa. Para entender melhor vamos refletir sobre os investimentos em ações.

Mesmo quem não aplica em ações sabe que investimentos em renda variável possibilitam maiores ganhos, em contrapartida carregam consigo maiores riscos. Os movimentos entre a valorização e a desvalorização de ativos financeiros é o que fazem as Bolsas de Valores, entre elas a brasileira B3 (antiga Bovespa), terem indicadores de desempenho. Este índice da B3 é o Ibovespa e mostra se o mercado — pelas empresas que estão na bolsa que representa — estão em alta ou em baixa.

Quando é entendido que o mercado está em bearish, ou bear market, significa que as ações estão em queda ou já operam em um prolongado ciclo de baixa. A base de comparação para saber isto é quando o mercado esteve em seu nível antecedente de alta, representada por outro animal, o touro — que ataca de baixo para cima. Mas isto nós vamos falar mais pra frente ainda neste artigo, por isso não deixe de acompanhar.

O que é bearish?

A metáfora do bearish, do ataque de cima para baixo, que representa a desvalorização generalizada de ações na Bolsa de Valores tem inúmeras lendas sobre sua origem. Porém duas se destacam.

A primeira diz respeito a lutas promovidas por imigrantes nos Estados Unidos que colocavam ursos e touros para duelarem. Com o evento faturavam com os ingressos da insólita luta e também com as apostas feitas nos animais.

Apesar de não se saber se a origem tanto do termo bearish como bullish derivam daí, faz sentido o emprego dos termos pelos movimento de ataque de cada animal. O urso se ergue e com as patas ataca de cima para baixo, enquanto o touro realiza o movimento com os seus chifres de baixo para cima.

A segunda possível origem do termo diz respeito a um comerciante que vendia peles de urso. O comerciante recebia adiantado pelas encomendas, mas só as comprava para depois entregá-las e finalizar o repasse quando o preço estivesse abaixo do que recebeu. A pessoa que fazia isto, ou as pessoas que faziam isto, eram conhecidas como bear (ursos) e pelo tipo de operação que faziam, de comprar abaixo do valor para realizar a revenda com mais lucro. Pode ser esse o motivo da origem do termo bearish, que caiu no gosto popular até chegar no mercado financeiro.

As suposições quanto à origem do termo podem ser muitas, mas o que temos certeza é que, mesmo em momentos de baixa, os investidores e, principalmente, os especuladores experientes sabem atuar. Na verdade eles esperam estes momentos para realizar grandes compras de ações visando que elas se valorizem e na sequência as venderem.

Em média, o período de pessimismo prolongado de queda do valor das ações varia entre um e três anos. Um exemplo desse período de bearish é o que ocorreu com o mercado mundial a partir da crise econômica de 2007-2008, conhecida como crise dos subprimes.

>>> Veja também: Commodities: O que são e como investir?

Bearish x Bullish

Já adiantamos que o oposto do “ataque do urso” é o “ataque do touro, conhecido como bullish (bull market). Logo, este último opera em uma tendência de alta. Os operadores de mercado, portanto, atuam entre estes dois ciclos.

É considerado por analistas que o bear market acontece com uma queda a partir de vinte por cento dos valores do maior momento de bullish na Bolsa de Valores.

Então, enquanto o momento do urso é caracterizado por um ciclo de baixa das ações, com tendências negativas e certo pessimismo do mercado, o touro tem suas ações em alta, em tendência de valorização e otimismo. Porém quanto maior for o período de bullish, mais perto o mercado financeiro se aproxima de entrar em bearish.

O que indicará estes momentos são os índices e saber fazer uma boa análise deles pode significar onde e como realizar os investimentos de forma positiva.

>>> Veja também: Consultor de Investimentos: O que você precisa saber antes de contratar?

Bear Market Rally e as principais características do bearish

Em um período de baixas prolongadas pode ocorrer um Bear Market Rally. Este é um momento dentro do bearish em que as ações voltam a se valorizar, mas em um curto espaço de tempo.

Em seguida o mercado volta a cair. Assim é extremamente importante que os acionistas fiquem ligados para agir nesses momentos. É entendido que o rally se configura quando de 10 a 20 por cento do mercado constata aumento dentro de um bear market.

Dessa forma podemos concluir que o bearish (bear market) tem como características:

  • Inicia-se após um período de bull market (bullish).
  • Ciclo de baixa nas ações.
  • Desvalorização dos ativos.
  • Indicadores de desempenho negativos.
  • Clima de pessimismo.
  • Período de Bear Market Rally.
  • O urso como representante do desempenho negativo dos ativos.

Viu como entender mais sobre o universo dos investimentos é simples? Para ter acesso a outros conteúdos como este e muito mais confira o site da Capital Research.

Recomendados

Investimentos

Como comprar ações: confira o passo a passo e 4 formas diferentes para voce começar a investir agora!

Devido à queda da taxa SELIC e a baixa rentabilidade da renda fixa, demanda-se ...

3 anos atrás

Investimentos

Descubra o que é e como funciona o wealth management

Você sabe o que é wealth management e como aumentar seu patrimônio com ...

3 anos atrás

Investimentos

Fundos Multimercado: por que investir e como escolher

Fundos multimercado são aplicações administradoras por gestoras para entregar ...

3 anos atrás