Ação Vale: saiba as informações principais e o que pode afetar em seu valor

Conheça a VALE3, título da mineradora, e entenda como negociar para não correr riscos

Criada em 1942, no estado de Minas Gerais, no governo de Getúlio Vargas, a antiga estatal é hoje uma empresa de capital aberto com sede no Rio de Janeiro. As ações Vale são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo, bem como em outras do mundo. Além disso, a companhia opera ainda em 14 estados brasileiros e nos cinco continentes do planeta.

Entretanto, desastres ambientais ocorridos como: Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019, ambos no estado de Minas Gerais, marcaram negativamente a história da mineradora. O rompimento de barragens da empresa deixou centenas de vítimas e desaparecidos, bem como toneladas de peixes mortos em meio aos rejeitos de mineração.

Ações Vale

As ações Vale são negociadas na Bolsa de Valores sob o código VALE3. O número 3 é referente às ações ordinárias (ON), que dão direito ao recebimento dos dividendos, bem como poder de voto nas assembleias. A saber, a mineradora está no ranking das três maiores mineradoras do mundo.Até por isso, a empresa tem seus títulos negociado em grandes mercados do exterior, como nas bolsas de Nova Iorque, de Paris e de Madri.

Quais fatores podem influenciar no valor da ação

Obviamente, apostar na Bolsa de Valores sempre tem seus riscos. Não é diferente com as ações Vale. Embora a VALE3 seja um título precioso, há diversos fatores que podem influenciar tanto na sua valorização quanto na sua depreciação. Confira alguns deles e evite ter problemas na hora de comprar ou vender seus papéis:

  • Riscos ambientais: a tragédia da Samarco, em Mariana, em 2015, por exemplo, levou as ações Vale a caírem de R$ 20 (em outubro) para R$ 9,37, em janeiro de 2016. Já um dia após o rompimento da barragem em Brumadinho, as ações Vale tiveram queda de 24,5%.
  • Queda no preço das commodities: a redução no preço do minério de ferro, por exemplo, principal produto que a Vale produz, certamente influencia na VALE3. Afinal, se o seu carro-chefe perde valor no mercado, as ações Vale caem certamente. Uma situação emblemática ocorreu em novembro de 2018, quando a companhia chegou a cair cerca de 20% por conta disso.

Locais em que atua: assim como afeta diretamente a economia brasileira, qualquer alteração no mercado externo também influencia o mercado de ações daqui. Como as ações Vale são negociadas no exterior, parte dos compradores da VALE3 é composta por estrangeiros. Ou seja, uma crise em um país onde os títulos da empresa são negociados também pode acarretar em desvalorização dos papéis.