PQO : como é o processo de certificação na B3

A certificação PQO atesta o conhecimento de quem atua no mercado financeiro e investe em ações na bolsa. Veja como obter a sua

O PQO (Programa de Qualificação Operacional) é obrigatório para os profissionais que trabalham no mercado financeiro, mais especificamente operando na B3 – a bolsa de valores brasileira.

Neste artigo, trazemos um conteúdo dedicado especialmente ao processo que confere essa certificação, mostrando detalhes sobre cada etapa. Por isso, se você pretende atuar no mercado financeiro ou mesmo renovar seu PQO, acompanhe as nossas dicas.

O que é PQO – Programa de Qualificação Profissional?

PQO é uma iniciativa desenvolvida pela B3 para reconhecer serviços de qualidade prestados por profissionais, bancos e corretoras a investidores institucionais, nacionais e estrangeiros.

Ela nasceu da necessidade de manter os agentes do mercado financeiro atualizados e capacitados para lidar com diferentes cenários e exigências, conferindo uma certificação para os aprovados.

Ter a certificação PQO válida é um requisito para atuar de forma legal nos mercados administrados pela B3, portanto, o programa é bastante procurado. De acordo com o site da bolsa de valores, mais de 12 mil profissionais já receberam esse reconhecimento, estando aptos a prestar serviços aos investidores.

Como é o processo para obter a PQO

Qualquer pessoa, seja profissional ou estudante, pode se submeter ao processo de certificação e obter o PQO. Não é preciso formação prévia ou vínculo com uma instituição que esteja presente na bolsa de valores.

Porém, será necessário comprovar conhecimentos sólidos e específicos sobre o mercado financeiro em uma avaliação feita presencialmente.

Confira, a seguir, essa e outras fases que formam o Programa de Qualificação Operacional:

 

Prova

A trajetória em busca do PQO deve começar com bastante estudo, já que o candidato fará uma prova com uma etapa geral (roteiro básico) e uma etapa mais complexa (roteiro específico).

Na primeira parte, há perguntas sobre práticas operacionais e atendimento às regras de entidades como Banco Central e Comissão de Valores Mobiliários (CVM), abordando supervisão de operações e ofertas, prevenção à lavagem de dinheiro, entre outros assuntos.

Já na etapa específica, o profissional terá que mostrar proficiência em temas relativos à área de atuação em que deseja obter o selo de qualificação.

Atualmente, o PQO pode ser concedido para as seguintes áreas:

  • Operações;
  • Risco;
  • Back Office;
  • Liquidação;
  • Compliance;
  • Comercial;
  • Custódia;
  • Cadastro de Clientes.

Escolhida a área, o candidato deve agendar a prova em um dos escritórios da B3, em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

O exame é composto por 60 questões de múltipla escolha, sendo que o nível de dificuldade depende da função escolhida.

A avaliação dura três horas e, para receber aprovação, o profissional precisa acertar pelo menos 60% das questões. Não é permitido consultar qualquer material de referência, nem usar calculadora eletrônica HP12C.

 

Resultados

Normalmente, a prova é realizada em formato eletrônico, o que permite que o resultado saia assim que ela termina.

O exame só é feito em papel se houver problemas com o sistema da B3 enquanto ele estiver sendo respondido. Nesse cenário, o profissional recebe o resultado em até 10 dias úteis. Existem apenas dois possíveis resultados para o Programa de Qualificação Operacional: aprovação ou reprovação.

Caso acerte menos de 36 das 60 questões da prova, o candidato é reprovado e não recebe a certificação para atuar nos mercados coordenados pela B3. Ele pode fazer o exame de novo, quantas vezes desejar, até que seja aprovado.

Acertando 60% ou mais da prova, o candidato demonstra estar apto para atuar no mercado, sendo contemplado com um dos selos do PQO.

Eles são reconhecidos com um dos cinco selos de qualificação abaixo:

  • Execution Broker;
  • Retail Broker;
  • Agro Broker;
  • Carrying Broker;
  • Nonresident Investor Broker.

Desde 18 de novembro de 2019, os aprovados recebem a certificação por e-mail, em até 10 dias depois da realização do teste.

 

Validação

Assim como outras ferramentas de certificação, o selo conferido pelo Programa de Qualificação Operacional precisa ser renovado periodicamente.

A cada cinco anos, corretores e outros profissionais do mercado financeiro devem fazer uma nova prova para atestar os conhecimentos em sua área de atuação.

Mas esse exame é mais simples, contendo apenas 30 questões que têm como propósito manter o candidato atualizado sobre regras e operações importantes em seu segmento.

Motivos para fazer a certificação PQO

Agora que você está por dentro do processo para conseguir a certificação PQO, listamos alguns motivos por que ela vale a pena:

  1. Permite que você atue nos mercados administrados pela B3;
  2. Capacita você a trabalhar em uma das áreas de conhecimento;
  3. Comprova sua proficiência nessa área;
  4. Eleva a confiabilidade das suas análises e serviços, atraindo clientes – caso você siga carreira nesse segmento;
  5. Aumenta seus conhecimentos sobre o mercado financeiro nacional;
  6. Possibilita que você realize operações ou acompanhe de forma ativa seus investimentos.

Além de cursos e certificações, é importante se manter bem informado a respeito desse setor, consultando estudos e análises precisas.

Com a Capital Research, você tem esse suporte de um jeito simples. Fique sempre bem informado sobre investimentos aqui no blog da Capital Research. Aproveite para acessar nosso site e descobrir mais sobre como encontrar as melhores oportunidades de investimento de forma gratuita.

Obrigado pela leitura!

Recomendados

Investimentos

Asset management: o que é e como funciona a gestão de ativos

O asset management é a gestão inteligente dos seus ativos. Descubra agora como ...

3 anos atrás

Investimentos

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir

A Bolsa de Valores pode ser uma maneira de aumentar a rentabilidade dos seus ...

3 anos atrás

Investimentos

Capital social: o que é e como definir na empresa

O capital social é o valor formalizado para a abertura da empresa. Veja como ...

3 anos atrás