Position trade: como funciona essa operação na bolsa de valores

Position trade é uma operação de prazo mais longo. Veja a diferença para o buy and hold e como funciona na prática.

O position trade é uma operação financeira na Bolsa de Valores cujo objetivo é gerar lucros com ações no longo prazo. Por causa disso, a tomada de decisão não depende tanto das oscilações momentâneas no mercado financeiro, e o investidor pode dedicar menos tempo para analisar gráficos de curto prazo.

Mas como funciona o position trade na prática e quais são os benefícios de optar por essa modalidade ao fazer investimentos? Você vai encontrar todas as respostas neste guia. Se você ficou curioso, siga com a leitura.

O que é o position trade

Position trade é uma modalidade de operação financeira na Bolsa de Valores que tem como foco o lucro a longo prazo. É uma operação que costuma durar semanas ou meses, podendo chegar até mesmo a anos para que uma ação seja vendida. Para isso, o investidor precisa ter paciência, identificar ações com potencial de retorno a longo prazo e acompanhar as oscilações do mercado financeiro.

A ideia, nesse caso, é permanecer com as ações por um período longo. Portanto, é fundamental que o investidor identifique tendências, ficando atento a sinais de perda ou ganho de atratividade de uma ação e suportando quedas momentâneas.

As avaliações sobre as ações podem ser feitas tanto por meio da análise gráfica quanto da fundamentalista  — ferramentas que ajudam na identificação de tendências relativas aos preços na Bolsa de Valores e na tomada de decisão.

Outras ferramentas que costumam ser usadas no position trade são o stop loss e o stop gain, que definem valores mínimos e máximos a que o investidor está disposto a perder ou ganhar em relação a uma ação específica.

Position trade x buy and hold

Outra estratégia utilizada no mercado de ações é o buy and hold. Mas ela não deve ser confundida com o position trade. Por isso, confira abaixo a diferença entre os dois termos.

Position trade

Como vimos, o position trade almeja lucros no longo prazo. Assim, quando o lucro desejado é conquistado, o investidor vende a ação. Para fazer esse tipo de operação, o investidor precisa especular, identificando tendências no comportamento do mercado, até que suas ações se valorizem ao máximo. Mas, para isso, o ideal é ter certeza de que você não vai precisar do dinheiro em um prazo curto.

Buy and hold

Em uma tradução para o português, buy and hold significa comprar e manter. Também é uma operação financeira de longo prazo, mas que pode durar anos ou décadas. O principal objetivo do buy and hold é criar uma mentalidade de sócio da empresa. Ou seja, a ideia é “casar” com a ação e permanecer com ela por um longo tempo, de olho na valorização do papel e no recebimento de dividendos ao longo do período.

Benefícios do position trade

Abaixo, selecionamos as principais vantagens de investir na Bolsa de Valores com o position trade. Veja:

Os custos de operação são reduzidos

Como o position trade ocorre no longo prazo, o investidor paga menos taxas referentes à corretagem de operações, justamente porque realiza menos compras e vendas em comparação a outras modalidades, como o day trade, por exemplo.

Exige menos análises de curto prazo

Outra vantagem é que, no position trade, o investidor precisa dedicar menos tempo à análise de gráficos de curto prazo do que necessitaria no day trade. Para o position trade, fluxos momentâneos não importam tanto, e o investidor pode se concentrar em um horizonte mais longo, sem tantas movimentações.

Permite rentabilidade no longo prazo

Por ser uma operação de longo prazo, o position trade é uma boa opção para quem busca um investimento para construção e multiplicação do patrimônio para a aposentadoria.

Oscilações diárias não afetam o investidor

Uma vez que esse tipo de operação tem como foco o longo prazo, o investidor pode tolerar quedas momentâneas nas ações sem perder de vista os seus objetivos. É o contrário do day trade, por exemplo, em que variações de segundos e minutos interferem em todo o racional da compra.

Antes de fazer position trade

Para fazer position trade, antes de iniciar as operações, é preciso buscar o máximo de conhecimento sobre renda variável. Só assim o investidor consegue identificar as melhores oportunidades, avaliar criticamente os relatórios das empresas e tomar decisões no momento certo.

Lembre-se de que o mercado financeiro é um universo complexo, que demanda análise, decisões fundamentadas em dados e consciência sobre os riscos envolvidos. Na jornada de busca por conhecimento, a Capital Research é a sua melhor aliada.

Com nossos planos, você tem acesso a conteúdos exclusivos e gratuitos sobre investimentos, obtém relatórios do mercado financeiro e monta uma carteira de investimentos de acordo com o seu perfil. Além disso, pode contar com a orientação de uma equipe de especialistas, que fornecem análises e recomendações sólidas de investimentos. Que tal começar agora?

Recomendados

Investimentos

ADR: o que é, como funciona e as vantagens de se investir

Entenda o que é American Depositary Receipt (ADR), como funciona, quais as ...

5 anos atrás

Investimentos

Como funciona o procedimento de Incorporação Imobiliária?

Saiba como o procedimento de incorporação imobiliária é realizado e tire suas ...

4 anos atrás

Investimentos

Indicador MACD: o que é e como interpretar?

Indicador permite que o investidor veja os ativos comprados e vendidos, facilitando ...

4 anos atrás