Notícias do mercado financeiro: como se manter informado para investir?

Ficar por dentro das notícias do mercado financeiro ajuda você a se tornar um investidor melhor. Confira nossas recomendações.

Ter boas fontes de notícias do mercado financeiro é muito importante, seja para lidar melhor com o dinheiro no dia a dia ou para investir certo, reduzindo os riscos e aumentando a rentabilidade.

É observando e analisando acontecimentos que você terá as informações necessárias para gerenciar bem o seu dinheiro. Ao acompanhar bons conteúdos, você consegue aplicar melhor seus recursos financeiros e fazer investimentos com maior qualidade.

Neste artigo, você vai conferir onde encontrar e como acompanhar notícias do mercado financeiro, de modo que essa informação qualifique as suas ações.

Siga acompanhando!

O que são as notícias do mercado financeiro?

Todos os acontecimentos que possam impactar as finanças de empresas e investidores podem ser considerados como notícias do mercado financeiro.

Desde mudanças executadas pelo governo em políticas monetárias a oscilações no preço de commodities, passando por variação do valor de ações e várias outras ocorrências que podem afetar os investimentos.

Assim, tanto os investidores quanto os gestores das empresas devem acompanhar diariamente as notícias sobre finanças e dinheiro.

Por que acompanhar notícias do mercado financeiro?

O tempo todo, em todo o mundo, estão ocorrendo mudanças de todos os tipos: superficiais e profundas, rápidas e lentas.

Um investidor brasileiro que estivesse acompanhando os acontecimentos na China, no começo do ano de 2020, certamente entenderia que os mercados seriam afetados pelo Covid-19, por exemplo. Mas aqueles que não se atentaram às notícias sobre a expansão do vírus em escala global provavelmente tiveram perdas com aplicações financeiras.

Por isso, acompanhar o noticiário é compromisso de investidores e gestores. Somente com os dados corretos e atualizados, dá para estudar o mercado adequadamente e tomar decisões de investimento mais acertadas.

Onde se informar sobre o mercado financeiro

Com o avanço da internet, os meios de comunicação se expandiram bastante. Dessa forma, acompanhar as notícias do mercado financeiro é cada vez mais fácil e democrático.

Porém, no meio de tantas fontes de informação, é importante conseguir filtrar aquelas que têm qualidade. A seguir , descubra alguns bons canais para se informar sobre o mercado financeiro.

 

Jornais

Acompanhar os jornais ainda é uma ótima forma para estar por dentro do que acontece ao redor do mundo. No caso das notícias financeiras, tanto os telejornais quanto os jornais impressos e digitais continuam sendo uma boa fonte de informações sobre o mercado.

Existem diferentes linhas editoriais. No entanto, o jornal tende a trazer dados e acontecimentos dos mais recentes.

Principais jornais:

 

Vídeos

É cada vez mais comum encontrar vídeos sobre o mundo das finanças na internet. Plataformas como o YouTube, Instagram TV e Vimeo são excelentes fontes de informação. Além disso, você pode pesquisar em sites especializados no mercado financeiro.

O bacana dos vídeos é que dá para encontrar uma grande variedade de formatos e focos. Assim, existem conteúdos que vão desde o compartilhamento de dados e notícias, com curta duração, a análises avançadas e aprofundadas, em extensos materiais.

Portanto, você pode acessar a diferentes tipos de vídeos de acordo com a necessidade de informação.

Principais canais:

 

Podcasts

Outro formato que vem crescendo são os podcasts. Geralmente, as gravações de voz são realizadas por especialistas do universo das finanças. 

Da mesma maneira que os vídeos, os áudios variam bastante em tamanho e complexidade sobre o mercado financeiro. Mas, no geral, você encontra podcasts rápidos a respeito das últimas notícias e conteúdos mais analíticos sobre os cenários, em gravações maiores.

Principais podcasts:

 

Blogs

Os blogs são uma das mais qualificadas fontes de conteúdo sobre mercado financeiro. Neles, é possível encontrar a junção de notícias e análises em posts de diferentes tamanhos.

A grande vantagem dos blogs é que eles conseguem reunir todos os demais materiais em uma única publicação. Assim, é possível ter acesso a dados, notícias, vídeos, podcasts, fotos, infográficos e links para outros conteúdos complementares no mesmo post.

No blog da Capital Research, por exemplo, você encontra todos os principais conteúdos sobre o mercado financeiro que vão te ajudar a lidar melhor com seu dinheiro.

Principais blogs:

Como usar as notícias do mercado para investir

Os dados e acontecimentos do mercado financeiro podem impactar diretamente a rentabilidade dos investimentos. A variação do preço do dólar, oscilação do valor de ações, aumento ou diminuição das taxas de juros e todas as demais notícias que afetam as aplicações devem ser analisadas.

Evidentemente, você não vai conseguir saber sobre tudo o tempo todo. Mas, observe especialmente as informações que atingem diretamente os seus investimentos. Depois de absorver os acontecimentos, crie cenários e verifique como as aplicações podem ser realmente impactadas pelas notícias.

Em seguida, reanalise seu plano investidor e veja se as informações estão de acordo com as suas estratégias. Sempre aja pensando nos seus objetivos, expectativas de ganho e propensão ao risco. Se necessário, realinhe seu plano estratégico. 

E quando o assunto são análises e notícias do mercado financeiro, a Capital Research é sua principal fonte de conteúdo – e não apenas no blog. Somos uma casa de análise de investimentos independente, oferecendo informações para todos que desejam investir e acumular capital no longo prazo. 

Acesse o site e fique por dentro de nossos relatórios e conteúdos!

Recomendados

Investimentos

5 sites de notícias para acompanhar o mercado

Buscar informações atualizadas e confiáveis é fundamental para entender as ...

2 anos atrás

Investimentos

Quanto está o CDI e por que você precisa acompanhar esse indicador

Saber quanto está o CDI é essencial para avaliar o desempenho dos seus ...

2 anos atrás

Investimentos

Na palma da mão: 5 aplicativos para acompanhar investimentos

Saiba por que baixar aplicativos para acompanhar investimentos em tempo real pode ...

2 anos atrás