O que é e como funciona uma newsletter? Aprenda aqui

Entenda o que é uma newsletter, como funciona, qual sua importância no mundo de investimento e como isso pode ser importante para seus interesses.

O mundo do marketing digital está em alta e tende a crescer cada vez mais. O marketing digital se baseia em um conceito de propagação e criação de conteúdo mais moderno, visando a solução dos problemas das pessoas.

Dentro desse universo,  você já deve ter ouvido falar da newsletter. A newsletter é uma das principais ferramentas em campanhas de marketing. Também conhecida como boletim informativo, é uma estratégia que busca resultados significativos, que podem acarretar em um aumento de lucros de um negócio. 

No mundo do investimento, assinar uma newsletter significa estar em dia com as principais notícias sobre a bolsa de valores, por exemplo,

Então, o que, de fato, é uma newsletter, como funciona e por que isso é importante para seus interesses de investidor? Leia mais abaixo:

Afinal, o que é uma newsletter?

Newsletter significa ‘Boletim de Notícias’, ou seja, uma espécie de mecanismo em que informações pertinentes são repassadas. Imagine como um jornal. Notícias, dicas, informações e artigos são ferramentas que uma newsletter pode conter para passar as informações de maneira direta e muitas vezes. customizadas aos clientes.

Uma newsletter tem periodicidade e pode ser enviada de várias formas: formato de jornal, linha editorial, impressa e, no mundo digital, via e-mail. 

O objetivo de uma newsletter é manter uma boa comunicação com os clientes sobre assuntos que lhe interessam, ou seja, o conteúdo de uma newsletter precisa ser relevante para quem assina. 

Seu custo é baixo e sua utilização pode gerar grande retorno para a empresa, além de ser uma ferramenta bastante eficaz para fidelizar clientes e converter vendas.

Nesse sentido, uma newsletter é diferente da mala direta que era enviada pelos Correios, pois o objetivo da newsletter é focado mais no conteúdo mesmo que não haja promoções ou ofertas, seu caráter é informar.

Como funciona uma newsletter?

Antes de mais nada, vale destacar que uma newsletter é diferente de spam e de mala direta.  Sabe aqueles e-mails desagradáveis que muitas vezes superlotam sua caixa de e-mail e você pode nem reconhecer o remetente? Isso é spam. O spam é caracterizado como e-mails de promoções e ofertas de sites que chegam em seu e-mail, normalmente em períodos curtos até, mas você não autorizou essa atividade. 

A newsletter funciona de um jeito diferente justamente porque seu objetivo é alcançar clientes e clientes em potencial, e seu intuito é ser relevante para o interesses de seus clientes. 

É por esse motivo que a newsletter precisa ser autorizada por você, de modo que é  você quem decide o que vai chegar em seu e-mail. Além disso, você pode cancelar a assinatura a qualquer momento.

Como uma estratégia de marketing de conteúdo, uma newsletter segue alguns modelos, embora não haja padrões. No entanto, não confunda o envio de e-mails apenas com ofertas e promoções com uma newsletter.

Afinal, como mencionado anteriormente, uma newsletter tem como objetivo ir além disso e se manter na linha entre propagar informações relevantes, notícias e principais conteúdos de seu negócio para clientes que realmente se interessam por aquele conteúdo.

Você já deve ter visto em vários sites que, normalmente, ao final da página tem uma caixa de assinatura chamada newsletter, onde pede seu e-mail. Ao colocar seu e-mail ali você já se torna assinante daquele conteúdo, site, e-commerce. Dessa forma, periodicamente você irá receber os informativos do conteúdo que acabou de assinar. 

Agora vamos aos fatos: por que assinar uma newsletter é interessante para um investidor?

Seu interesse é buscar e aprender mais sobre investimento, certo? Então você pesquisa sobre fundos de investimento e encontra o Capital Blog  que conta com variados tipos de conteúdo sobre o assunto. 

Agora, imagine poder receber em seu próprio e-mail todo conteúdo voltado ao mundo do investidor. Isso sem precisar ficar pesquisando, bem como dito no exemplo do e-mail acima, o que claramente otimiza seu tempo.

Recomendados

Investimentos

Bancos múltiplos: o que são e quais serviços oferecem

Quer entender melhor o que são bancos múltiplos e quais são os serviços que eles ...

2 anos atrás

Investimentos

Como escolher a melhor corretora para investir? Entenda aqui

Escolher a corretora de valores é tão importante quanto escolher o investimento. ...

2 anos atrás

Investimentos

Entenda o significado de lastro e como ele interfere nos investimentos

Saiba de que forma o lastro representa a garantia de valor e suas possibilidades de ...

2 anos atrás