Livros do mercado financeiro: 10 obras para dominar o assunto

Os livros do mercado financeiro vão ajudar você a dominar o mundo dos investimentos. Confira 10 obras indispensáveis.

Os livros do mercado financeiro são indispensáveis na sua jornada de investidor. Você pode ler vários artigos e assinar os melhores conteúdos, mas nada substitui uma leitura aprofundada e detalhada dos principais métodos de investimento e exemplos reais de estratégias vencedoras. 

Para começar, você pode se comprometer a ler pelo menos uma obra sobre investimentos ao ano, para aumentar seu conhecimento e melhorar suas decisões. Vamos ajudar com uma lista de livros do mercado financeiro dividida entre as principais escolas de análise: fundamentalista e técnica.

Leia até o fim e se comprometa a ampliar seu repertório

5 livros do mercado financeiro para análise técnica

Vamos começar pelos livros do mercado financeiro que exploram os métodos da análise técnica, mais voltada aos gráficos e séries históricasConfira os principais títulos:

1. Reminiscências de um Especulador Financeiro 

Um dos livros do mercado financeiro mais clássicos da área de análise técnica é Reminiscências de um Especulador Financeiro (CreateSpace, 2014). Escrito pelo jornalista Edwin Lefèvre, o livro conta a história de Jesse Livermore, um dos maiores especuladores da história de Wall Street e considerado o pai do trading moderno — além de ter sido o primeiro a utilizar o método tape reading (análise de fluxos). 

2. Manual de Análise Técnica 

Com uma linguagem mais didática, o Manual de Análise Técnica (Novatec, 2018) de Marcos Abe aborda os investimentos em ações de forma inédita, ensinando o leitor a lucrar nas mais diversas condições do mercado de ações. O livro traz desde os conceitos mais básicos até estratégias avançadas da análise gráfica. 

3. Análise Técnica para Leigos

Se você é iniciante nos livros do mercado financeiro, é melhor começar por uma voltada aos leigos, como Análise Técnica para Leigos (Alta Books, 2018) da especialista em finanças Barbara Rockefeller. O livro lista as últimas atualizações sobre os indicadores técnicos e exemplos práticos que ajudam a entender o contexto financeiro atual sem complicações e jargões. 

4. Operando na Bolsa de Valores utilizando Análise Técnica

O título do livro é autoexplicativo: Operando na Bolsa de Valores utilizando Análise Técnica (Novatec, 2017), do analista de mercado Joseilton S. Correia. A obra ensina a utilizar a análise técnica como ferramenta de interpretação dos sentimentos do mercado e suas consequentes movimentações de preços, ajudando o investidor a dominar os conceitos técnicos a partir de gráficos reais e operações ilustradas. 

5. Os Super Sinais da Análise Técnica

Em Os Super Sinais da Análise Técnica (Elsevier, 2014), Carlos Martins revela seus métodos de investimentos de alto rendimento e ensina a reconhecer os “Super Sinais” no mercado financeiro. O livro promete ajudar investidores iniciantes e experientes a escolher os melhores ações e a proteger suas operações de mercado.

5 livros do mercado financeiro para análise fundamentalista

Na lista de livros do mercado financeiro para análise fundamentalista, não faltam grandes nomes dos investimentos e técnicas para avaliar o real valor de uma empresaVeja quais obras não podem faltar: 

1. Avaliando empresas, investindo em ações

Nas listas de livros do mercado financeiro voltados à análise fundamentalista, Avaliando empresas, investindo em ações (Novatec, 2017) é um dos mais bem avaliados. A obra de Carlos Debastiani e Felipe Russo guia o leitor pelos principais conceitos da escola fundamentalista e proporciona conhecimento profundo para analisar a saúde financeira das empresas

2. O jeito Warren Buffett de investir

Ler o best-seller O jeito Warren Buffett de investir (Saraiva, 2017) é uma das melhores formas de conhecer os métodos de Warren Buffett: um dos maiores defensores da análise fundamentalista, investidor lendário e quarto homem mais rico do mundo. O livro explora as estratégias que levaram Buffett a conquistar sua fortuna de US$ 67,5 bilhões no mercado financeiro.

3. Valuation: como precificar ações

A obra Valuation: como precificar ações (Globo livros, 2012) de Alexandre Póvoa aborda uma das questões centrais da análise fundamentalista: qual é o valor justo de uma ação? Em onze capítulos, o autor responde a essa pergunta com critérios de contabilidade, análise de balanço, técnicas de projeção, noções de Economic Value Added (EVA) e vários outros métodos essenciais para precificar e tomar decisões sobre ações

4. O Investidor Inteligente

Voltando aos clássicos, O Investidor Inteligente (HarperCollins, 2016) foi escrito pelo investidor Benjamin Graham, considerado “pai da análise fundamentalista” e mentor do próprio Warren Buffett. Com mais de um milhão de exemplares vendidos, o best-seller defende que todo investidor inteligente deve combinar educação financeira, pleno conhecimento de mercado e, acima de tudo, uma visão de longo prazo.

5. Ações comuns, lucros extraordinários

Para fechar o ranking dos livros do mercado financeiro, Ações comuns, lucros extraordinários (Saraiva, 2017) é um dos maiores clássicos da análise fundamentalista. O livro revela como o grande investidor Philip Fisher construiu um patrimônio milionário escolhendo títulos de empresas inusitadas, graças aos seus métodos de avaliação visionários

Gostou das dicas de livros do mercado financeiro? Então, assine a newsletter da Capital Research para receber conteúdos exclusivos e continuar avançando no mundo dos investimentos.

Recomendados

Investimentos

10 livros para o investidor sobre mercado financeiro

Opções de leitura não faltam para quem quer investir. Veja lista com 10 livros ...

4 anos atrás

Investimentos

7 livros sobre investimentos para construir patrimônio do zero

Quais livros sobre investimentos estão na sua cabeceira? Confira os principais ...

4 anos atrás

Investimentos

Investimento para iniciantes: qual a melhor aplicação financeira?

Saiba como começar a investir e qual é a melhor aplicação ...

4 anos atrás