7 livros sobre investimentos para construir patrimônio do zero

Quais livros sobre investimentos estão na sua cabeceira? Confira os principais títulos para construir seu patrimônio do zero.

Ler livros sobre investimentos é o primeiro passo para aprofundar seu conhecimento sobre o mercado financeiro e melhorar seus resultados. Eles fornecem uma base teórica insubstituível, além de detalhar estratégias de grandes investidores e revelar os segredos do sucesso financeiro.

Por isso, esses títulos merecem um espaço nas suas leituras diárias, junto às análises de mercado. Para ajudar na curadoria, reunimos os principais livros sobre investimentos para iniciantes e intermediários. 

Acompanhe nossa lista e boa leitura. 

Livros sobre investimentos são o primeiro passo 

Os livros sobre investimentos são a porta de entrada para o universo do mercado financeiro, pois concentram um conteúdo valioso que você não consegue acessar no dia a dia. 

Se você está começando a investir, já ficou claro que conhecimento é a palavra-chave para tomar as decisões certas e compor uma carteira campeã, certo?

Por isso é importante incluir esses títulos nas suas leituras diárias e absorver o máximo de conteúdo possível sobre investimentos. 

Assim, você terá uma base sólida para trilhar seu próprio caminho rumo à independência financeira

7 livros sobre investimentos para principiantes

Não faltam bons livros sobre investimentos para guiar você em direção ao sucesso financeiro, mesmo que esteja começando do zero.

Conheça as obras essenciais para sua coleção. 

1. Pai Rico, Pai Pobre

Para inaugurar a lista, um dos maiores clássicos sobre investimentos e best-seller atemporal: Pai Rico, Pai Pobre (Editora Campus, 2000), de Robert T. Kiyosaki e Sharon L. Lechter. O livro defende a busca pela independência financeira e abre os olhos dos leitores para a necessidade de planejar as finanças pessoais.

Para isso, os autores explicam como a inteligência financeira resolve a maioria dos problema da vida cotidiana, além de abordar questões práticas como a escolha de ativos geradores de renda e otimização tributária. 

2. Os segredos da mente milionária

A obra Os segredos da mente milionária (Sextante, 2013), de T. Harv Eker, é ideal para os investidores iniciantes que querem entender como pensam os milionários. O livro revela os hábitos das pessoas bem-sucedidas e o que as distingue dos demais, explorando os princípios essenciais do sucesso financeiro.

3. O investidor inteligente

Voltando aos clássicos, O Investidor Inteligente (HarperCollins Brasil, 2016) foi escrito por Benjamin Graham — ninguém menos que o mentor de Warren Buffett. Trata-se da bíblia da análise fundamentalista, que ensina como combinar educação financeira, pleno conhecimento de mercado e visão de longo prazo para se tornar um investidor de sucesso.

4. O homem mais rico da Babilônia

O homem mais rico da Babilônia (Editora Isis, 2013) é um guia dos princípios fundamentais para o sucesso financeiro escrito no formato de parábolas por George S. Clason. A obra parte das regras básicas da economia que surgiram na antiga Babilônia para o contexto contemporâneo, provando que é possível construir seu patrimônio do zero — desde que você saiba tomar as decisões certas. 

5. Investimentos inteligentes

Partindo para uma linha mais didática, Investimentos Inteligentes (Sextante, 2013), de Gustavo Cerbasi, é uma coletânea de estratégias para multiplicar seu patrimônio com segurança e eficiência. 

Quais os desafios do investidor iniciante? Como avaliar os ativos disponíveis? Quais erros evitar? O autor responde essas e outras questões-chave de forma objetiva e inspiradora. 

6. Fora da curva

Se você gosta de ouvir a voz da experiência, Fora da Curva (Penguin, 2016), de Pierre Moreau, Florian Bartunek e Giuliana Napolitano, é o livro certo para você. A obra revela os segredos dos investidores mais bem-sucedidos do Brasil, com direito à trajetória de sucesso de grandes nomes e valiosas lições de negócios. 

O livro traz investidores como o André Jakurski, Antonio Bonchristiano, Luis Stuhlberger, Guilherme Affonso Ferreira, Guilherme Aché, José Carlos Reis de Magalhães Neto, Luiz Fernando Figueiredo e Pedro Damasceno. 

 

7. O jeito Peter Lynch de investir

Para fechar, um best-seller  que reúne as estratégias de um dos maiores investidores da história: O jeito Peter Lynch de investir (Saraiva Educação, 2017). O livro mostra as táticas de um dos grandes gestores de fundos de investimento dos EUA, Peter Lynch, para montar seu portfólio excepcional

Seu lema é “pequenos investidores também podem se tornar especialistas e selecionar ações vencedoras com a mesma competência dos profissionais de Wall Street”. Então, se você está focado no mercado de ações, a leitura é obrigatória. 

Além dos livros de investimento

Os livros de investimento fornecem uma excelente base teórica para começar no mercado financeiro, mas são apenas o primeiro passo da sua jornada. 

Ao investir na prática, você vai entender a importância de contar com análises profissionais e carteiras recomendadas por especialistas.

Na Capital Research, você tem acesso a uma carteira de investimentos completa e balanceada, composta por ações, renda fixa e fundos imobiliários. 

Para ter uma amostra dos serviços, assine a newsletter diária e amplie seu conhecimento com informações simples, certeiras e livres de jargões.

Recomendados

Investimentos

10 livros para o investidor sobre mercado financeiro

Opções de leitura não faltam para quem quer investir. Veja lista com 10 livros ...

4 anos atrás

Investimentos

5 melhores podcasts para ouvir e aprender mais sobre negócios

Na Era dos Podcasts não faltam opções para quem está buscando dicas sobre ...

4 anos atrás

Investimentos

5 sites de notícias para acompanhar o mercado

Buscar informações atualizadas e confiáveis é fundamental para entender as ...

4 anos atrás