4 investimentos quase sem risco mais rentáveis que a Poupança

Veja opções seguras para aplicar seu dinheiro e obter taxas de lucro maiores do que na poupança

O mercado de investimentos está crescendo e, a cada dia que passa, mais brasileiros estão se atentando para a necessidade de conhecer uma opção de investimento sem risco para aumentar sua renda e conseguir conquistar maior tranquilidade financeira.

No entanto, é importante conhecer as opções para fazer uma boa escolha: hoje, existem diversas possibilidades de investimentos adequados para todos os tipos de famílias, rendas e objetivos.

Decidimos criar um conteúdo para explicar por que a poupança se tornou um investimento não tão interessante, assim como trazer diversas opções de investimento sem risco que podem ser mais consideráveis.

Quer aprender sobre o tema? Continue a leitura.

A Poupança é um maU investimento?

Uma discussão gira em torno da poupança: afinal, ela é ou não é um bom investimento?

Por ser muito comum e uma das opções mais oferecidas pelos bancos para os brasileiros, é preciso avaliar se ela realmente é a opção mais assertiva ou se é interessante contar com outros investimentos.

A poupança gira em torno da taxa Selic. Nesse sentido, quanto maior for a taxa Selic, maior será o rendimento da poupança.

No entanto, estamos vivendo um momento em que a taxa Selic está reduzida, o que significa que a rentabilidade da poupança está cada vez pior.

Isso abre as portas para outros investimentos de baixo risco, que podem ser mais rentáveis: investimentos esses que, apesar de também se orientarem pela taxa Selic, possuem outras variáveis que garantem um retorno um pouco mais relevante que o da poupança.

Conheça 4 investimentos quase sem risco melhores que a Poupança

Apesar de a poupança ainda ser um dos investimentos sem risco mais populares do país, ela não é a opção mais rentável.

Para te ajudar a fazer uma boa escolha e a encontrar os melhores investimentos para aumentar sua rentabilidade e garantir uma boa renda, separamos uma lista com quatro tipos de investimento sem risco que podem ser mais interessantes.

 

1. Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

A LCI, Letra de Crédito Imobiliário, é um tipo de investimento sem risco, de renda fixa, que ajuda a financiar projetos imobiliários em todo o país. 

Quem investe em uma LCI está auxiliando o mercado de imóveis através do “empréstimo” desse valor para a construção e evolução de projetos imobiliários, recebendo juros desse empréstimo em troca.

Sendo um investimento de longo prazo, as LCIs costumam ter uma data fixa de retorno de investimento. Isso significa que os investidores não poderão retirar a verba antes desse prazo, mesmo que haja uma emergência.

Uma vantagem marcante do investimento em LCIs é o fato de serem livres do Imposto de Renda, além de garantidas pelo FGC, Fundo Garantidor de Crédito, que promete o ressarcimento do investidor caso haja problemas com a instituição financeira na qual o investimento foi feito. Esse ressarcimento é de até R$250 mil.

 

2. Certificado de Depósito Bancário (CDB)

Os CDBs também são uma excelente alternativa de investimento para quem quer ter mais rentabilidade que a poupança. Conhecidos como Certificados de Depósito Bancário, o investimento consiste no “empréstimo” de dinheiro para os bancos, que irão retorná-lo para o investidor através de uma aplicação, com rendimento de acordo com o prazo de vencimento estabelecido.

O indexador de retorno dos CDBs é, comumente, o CDI, índice que possui um percentual próximo a Selic.

 

3. Tesouro direto

O Tesouro Direto é uma boa alternativa, que também está se popularizando cada vez mais.

Disponível em duas versões, Tesouro Selic e Tesouro IPCA, são investimentos que emprestam o valor para o governo federal, o qual poderá ser recuperado após o prazo de vencimento do título.

A diferença entre o Tesouro Selic e o Tesouro IPCA é a liquidez. O primeiro, Tesouro Selic, possui liquidez diária, podendo ser resgatado a qualquer momento. Sua rentabilidade não é tão boa como a segunda opção, mas ainda é maior que a da poupança.

Já o Tesouro IPCA possui uma data de vencimento mais a longo prazo, e tem variações em remunerações, com taxas prefixadas, pós ou semestrais.

Para quem investe em Tesouro Direto, é possível se lembrar que é necessário pagar Imposto de Renda sobre a rentabilidade do investimento.

 

4. Letra de Crédito do Agronegócio

A LCA, Letra de Crédito do Agronegócio, também é uma alternativa de investimento. A proposta desse investimento é a compra de um título de renda fixa, que ajudará a financiar o desenvolvimento do agronegócio no país.

Ela possui datas de vencimento e taxa de rentabilidade definidos no momento da compra. Se você tiver interesse em um investimento de longo prazo, essa pode ser uma boa opção.

É importante lembrar que o LCI também possui isenção do Imposto de Renda.

Investimento sem risco é para todos?

O investimento sem risco é uma excelente opção para os investidores mais conservadores, que querem aumentar seu patrimônio sem se arriscar tanto.

Todas as pessoas podem investir em alternativas sem risco. O próprio Tesouro Direto, por exemplo, possui um valor mínimo de entrada abaixo de R$50,00, podendo ser uma boa alternativa para aqueles interessados que possuem uma verba disponível para investimento mensal menor.

No entanto, tudo irá depender dos seus objetivos e perfil de investidor. Cada investimento é adequado para um perfil, e entender quais são seus objetivos e onde eles se encaixam é fundamental para fazer uma escolha mais acertada.

Para os mais ousados, existe também a opção de investir em renda variável, as famosas ações. Nesse contexto, é necessário estudar bastante quais são as alternativas, rentabilidade, todos os riscos desse tipo de investimento e, a partir daí, tomar uma decisão.

Independentemente do tipo de investimento que você quer fazer, se é um investimento sem risco ou algo mais arriscado como a renda variável, é interessante estudar e contar com o auxílio de profissionais que poderão te nortear na escolha dessas alternativas.

O investimento sem risco é uma boa opção, e um bom investidor saberá construir uma carteira de investimentos variados, para aumentar sua rentabilidade e seu patrimônio.

Para encontrar as melhores recomendações de investimento e conseguir fazer uma escolha mais estratégica, recomendamos conferir o site da Capital Research

Recomendados

Investimentos

SELIC: guia completo sobre a taxa básica de juros da economia brasileira

Aprenda tudo sobre a taxa SELIC, quanto vale atualmente e porque você deve te-la ...

5 anos atrás

Investimentos

Tesouro Direto: passo a passo de como investir

O Tesouro Direto é uma opção mais rentável e tão segura quanto a poupança. ...

5 anos atrás

Investimentos

Como investir no Tesouro Nacional e lucrar com títulos públicos

Aplicar em títulos públicos pode ser seguro e rentável. Veja como investir no ...

4 anos atrás