O que são e como avaliar os índices de liquidez
Indicadores de desempenho financeiro das grandes empresas são uma poderosa ferramenta de análise para os investidores
07/02/2020
Investimentos

Indicadores ou índices financeiros são métodos de coleta de informações que demonstram, com números e dados, o quão saudável financeiramente é um empreendimento ou uma aplicação.
Aprender a analisar esses índices e utilizá-los a seu favor, seja ele o Ibovespa (que mede a performance das ações na Bolsa brasileira), o IFIX (uma avaliação do desempenho dos Fundos de Investimentos Imobiliários) ou qualquer outro, é uma grande vantagem técnica para qualquer investidor.
Com os índices de liquidez, não é diferente: em resumo, eles apontam a capacidade de uma empresa em cumprir suas obrigações financeiras e gerar lucro – inclusive para seus investidores/acionistas.
→ Aprenda a comprar ações!
→ Saiba o que é liquidez e como ela impacta nos investimentos!
Afinal, o que são os índices de liquidez?
Os índices de liquidez são informações extraídas do Balanço Patrimonial de uma empresa que avaliam a capacidade da mesma em cumprir com suas obrigações. Ao comparar os Ativos Circulantes (ou seja, dinheiro acessível a curto prazo) com os Passivos Circulantes (os compromissos e os custos a serem pagos), os índices de liquidez apresentam um resumo fiel e atual da situação financeira de uma organização.
Se a relação não for boa e os ativos forem inferiores aos passivos, significa que aquela empresa não tem condições de honrar suas dívidas e não aparenta ser um bom investimento.
Existem quatro tipos principais de índices de liquidez que costumam ser utilizados como base para realizar a análise financeira de uma empresa. Para que a avaliação seja a mais completa possível, é recomendado que esses quatro índices sejam analisados e comparados simultaneamente – uma vez que cada um aponta diferentes tipos de informação. Confira quais são:
Índice de Liquidez Corrente
Esse índice aponta a capacidade de pagamento de uma empresa em curto prazo. Ele é calculado a partir da divisão do Ativo Circulante (dinheiro em caixa, saldo bancário, aplicações, estoque) pelo Passivo Circulante (dívidas, impostos, empréstimos, financiamentos, etc.). Se o resultado da divisão for maior que 1, a empresa demonstra ter lastro para cumprir suas obrigações; igual a 1, aponta uma equivalência de capacidade; e menor que 1 indica uma incapacidade da instituição em quitar seus compromissos.
Índice de Liquidez Seca
O cálculo que é feito para chegar a esse índice é o mesmo do anterior – com a diferença de que são desconsiderados como parte do Ativo Circulante os estoques da empresa. Isso porque o estoque é mais difícil de ser convertido em dinheiro a curto prazo. Assim, o Índice de Liquidez Seca é uma avaliação mais rigorosa que considera somente os valores que a empresa de fato possui naquele determinado período.
Índice de Liquidez Imediata
Ainda mais conservador do que o índice de liquidez seca, o Índice de Liquidez Imediata desconsidera, além do estoque disponível, as contas e valores a receber (como os de vendas realizadas a prazo). É, portanto, uma divisão do dinheiro em caixa, do saldo bancário e dos investimentos a curto prazo por todo o Passivo Circulante.
Índice de Liquidez Geral
É um índice mais adequado para fazer análises de futuro, já que ele leva em consideração os direitos e obrigações a longo prazo. Portanto, o cálculo do Índice de Liquidez Geral é feito com a divisão do Ativo Circulante + Ativos a longo prazo, pelo Passivo Circulante + Passivo não Circulante.
Como avaliar os índices de liquidez ao investir?
Como mencionamos anteriormente, a forma correta de se avaliar os índices de liquidez de uma empresa é estudando e comparando simultaneamente os 4 tipos principais de índices explicados acima. Um índice de liquidez alto costuma indicar a boa saúde financeira de uma organização; porém, se analisado isoladamente, pode levar o investidor a uma conclusão equivocada e a possíveis prejuízos no futuro. No fim, fatores como o segmento em que a empresa está inserida, o modelo de negócios em questão e a análise das empresas concorrentes precisam ser levados em conta juntamente com os índices de liquidez para uma conclusão completa e uma decisão correta na hora de investir.
Saiba mais sobre investimentos!
A Capital Research é uma casa independente que recomenda apenas o que acreditamos ser o melhor para o investidor. Nosso objetivo é ajudar você a escolher as melhores aplicações de forma rápida e direta: para isso, possuímos um time de analistas que acompanha diariamente o mercado financeiro, fazendo as análises mais completas e objetivas e trazendo as melhores recomendações de investimentos.
Oferecemos conteúdo especializado e ainda cursos exclusivos para assinantes! Acompanhe nosso blog e fique por dentro das melhores informações e notícias mais quentes do mercado financeiro! Abra sua conta e tenha acesso a conteúdo exclusivo e gratuito sobre investimentos e finança! Aproveite e assine nossa Newsletter para ter acesso também a análises diárias do cenário financeiro nacional e internacional!
Recomendados

Investimentos
Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir
A Bolsa de Valores pode ser uma maneira de aumentar a rentabilidade dos seus ...
4 anos atrás

Investimentos
Come-cotas: entenda melhor o que é e qual investidor pode afetar
Saiba como o imposto come-cotas age, quais alíquotas, como funciona a tabela ...
4 anos atrás

Investimentos
Entenda como utilizar o Excel para calcular juros compostos
Veja em passos simples e explicados como usar o Excel para calcular rapidamente e ...
4 anos atrás
{{ title }}
{{ description }}
{{ title }}
{{ description }}