Indicador OBV: o que é, como usar e como ir além

O indicador OBV é um dos mais populares indicadores de análise técnica, porque relaciona volume com variações de preço. Entenda.

Bastante popular entre analistas técnicos, o indicador OBV (On Balance Volume) mostra uma relação entre as variações de preço e as mudanças de volume de um ativo negociado na Bolsa de Valores.

Na análise gráfica, o indicador OBV é utilizado para medir o fluxo positivo ou negativo de um ativo, na comparação com o seu preço em um intervalo de tempo escolhido pelo analista ou investidor. Assim, é possível antecipar movimentos do mercado e encontrar tendências para o preço do ativo. 

Mas você sabe como interpretar o indicador OBV na prática? Quais são os parâmetros que precisam ser considerados antes de tomar uma decisão de investimento? É o que veremos a seguir. 

O que é o indicador OBV

O indicador OBV, também chamado de Saldo de Volume, é um indicador de análise técnica utilizado para identificar a tendência de preço de um ativo.

Na análise técnica, ao contrário da análise fundamentalista, o que importa é o comportamento da ação no gráfico. 

Esse tipo de análise não leva em consideração dados sobre a saúde financeira da empresa ou outros múltiplos do mercado – olha apenas para os movimentos do preço do ativo ao longo do tempo, porque interpreta que todas as informações relevantes estão contidas no preço e no comportamento do mercado.

Dentro desse contexto de análise gráfica, o indicador OBV é muito utilizado por analistas técnicos que pretendem identificar as tendências do mercado para um ativo.

Esse indicador mede a direção do fluxo do volume de compra e venda, para descobrir se o ativo está sendo mais negociado ou menos negociado ao longo do tempo, em relação ao seu preço.

Dessa maneira, ele é capaz de medir a força de uma tendência – seja ela de alta ou de baixa –, por meio do saldo acumulado do volume

Funciona assim: se o fechamento do ativo em um dia (ou outro período de tempo analisado) for superior ao do dia anterior, todo o volume negociado é considerado um volume de alta.

Agora, se o fechamento for inferior ao do dia anterior, todo o volume negociado é considerado um volume de baixa.

A partir desses dados, expostos em um gráfico de linha, o analista precisa interpretar se os movimentos de alta ou de baixa do indicador são coerentes ou divergentes com os movimentos do preço do ativo.

Como fazer isso? A seguir, listamos as principais interpretações possíveis.

Interpretação do indicador OBV

Para interpretar o indicador OBV, você precisa ater-se apenas à tendência. O valor do OBV não importa, porque ele incorpora uma enorme quantidade de dados do passado, e não há comparação possível entre os ativos. 

Assim, o único fator que deve ser analisado é o comportamento do indicador ao longo do tempo. Ou seja: sua tendência. Enxergando dessa maneira, você conseguirá antecipar as tendências e rastrear os movimentos do mercado. 

A literatura da análise técnica apresenta basicamente seis maneiras de interpretar esse indicador: 

  • Indicador OBV crescente: demanda sobre o ativo está aumentando
  • Indicador OBV decrescente: demanda sobre o ativo está caindo
  • Se o volume aumenta com o preço da ação, é sinal de valorização do ativo
  • Se o volume começa a cair enquanto a ação sobe, é sinal de que a alta está perto do fim
  • Se o volume cai com o preço da ação, é sinal de tendência de queda 
  • Se o volume cresce, mas o preço continua caindo, é sinal de que pode haver reversão para um movimento de alta.

A lógica parece simples, concorda? Essas são as principais interpretações para os movimentos do indicador OBV, mas há muito mais no que se aprofundar, como veremos agora.

Como usar o indicador OBV 

Além dessas seis interpretações para o indicador OBV, há basicamente três maneiras de tecer conclusões sobre as tendência indicadas por ele, identificando coerência, divergência e antecipação, ao relacionar o saldo de volume negociado com o preço dos ativos.

Vamos entender melhor?

 

Coerência

O indicador OBV e o preço do ativo indicam coerência quando o preço está em tendência de alta, por exemplo, e o indicador OBV também vem fazendo topos e fundos cada vez mais altos. 

Para muitos analistas técnicos, essa combinação aumenta a importância da tendência de alta do preço. Está formado, então, um cenário que pode recomendar a compra do ativo.

 

Divergência

A divergência ocorre quando o preço se movimenta de uma maneira, e o indicador OBV não acompanha essa tendência.

Imagine, por exemplo, que o preço de um ativo bateu na sua máxima de um período, mas o OBV perdeu força. 

Isso pode ser sinal de fraqueza da tendência de alta. Na maioria dos casos, essa divergência é interpretada como uma reversão de tendência.

 

Antecipação

Outro sinal gráfico possível de ser interpretado com o indicador OBV é a antecipação.

Ela ocorre quando o indicador OBV rompe a própria resistência ou suporte de forma antecipada, antes que o preço faça o mesmo.

Neste caso, alguns analistas interpretam que o volume está antecipando o que vai ocorrer com o preço da ação. 

Além do indicador OBV na análise técnica 

Embora o indicador OBV seja bastante popular entre analistas técnicos e investidores, ele não pode ser utilizado como único critério para tomar uma decisão de investimento.

Essa regra vale para qualquer indicador, seja ele fundamentalista ou técnico: a análise de um indicador de forma isolada fatalmente levará a erros de interpretação, porque há diversos outros fatores que podem interferir no comportamento de um ativo.

A recomendação, portanto, é nunca apegar-se a um único dado, e procurar sempre o máximo de informações possível para amadurecer a decisão.

Conforme você ficar mais experiente no mercado, terá autonomia para entender o que é melhor para a sua carteira e para o seu perfil de investidor

Até lá, no entanto, vale a pena buscar  diversas fontes de informações e cercar-se de boas análises – sejam elas técnicas ou fundamentalistas – antes de tomar qualquer decisão.

Assim, você se torna um investidor mais preparado, e consegue identificar com mais facilidade as melhores alternativas.

E aí, gostou das dicas? Se você também usa o indicador OBV nas suas análises, não esqueça de deixar um comentário. Queremos conhecer a sua estratégia para operar no mercado financeiro.

Recomendados

Investimentos

10 livros para o investidor sobre mercado financeiro

Opções de leitura não faltam para quem quer investir. Veja lista com 10 livros ...

4 anos atrás

Investimentos

EBIT: entenda esse indicador de lucro nas empresas

EBIT, ou Earnings Before Interest and Taxes, é um importante indicador operacional. ...

4 anos atrás

Investimentos

DFC: Entenda a importância do Demonstrativo de Fluxo de Caixa

Relatório que aponta a entrada e saída de recursos de uma empresa é um indicador ...

4 anos atrás