O que é holding familiar e quais as vantagens de criar uma

Entenda a importância e quais são as vantagens e desvantagens de uma holding familiar

Muitas famílias passam por problemas no momento de realizar a sucessão hereditária das empresas, ou seja, a transição patriarcal dos bens e negócios para os herdeiros. Isso pode ocorrer devido a um falecimento inesperado, burocracia ou simplesmente falta de planejamento familiar.

Uma solução que tem ajudado imensamente muitas famílias é a criação de uma holding familiar. Mas afinal, o que é uma holding familiar? 

Uma empresa criada para controlar o patrimônio de uma pessoa física específica ou de um grupo de pessoas físicas da mesma família. Como é uma holding familiar, quem participar obviamente precisa ter bens e participações societárias dessa empresa em seu nome.

Mas como funciona exatamente um holding familiar? Quais as vantagens e desvantagens? Como criar? Neste artigo, explicamos tudo isso. Confira!

 Motivos para constituir uma holding familiar

 Existem diversos motivos para uma holding familiar ser constituída. Um dos mais comuns é a integração de todas as empresas que uma família possui, já que em algumas situações elas são de segmentos diferentes e não possuem necessariamente uma ligação umas com as outras. Realizando essa integração, a família consegue centralizar a gestão e ter menos dores de cabeça.

Mais um motivo para realizar o holding familiar é facilitar a sucessão patrimonial da empresa, antecipando-se a alguma situação inesperada ou até mesmo conflitos familiares que possam impactar na produção das empresas.

A questão fiscal também é importante. Se o capital social da empresa for o resultado de uma integralização dos bens das pessoas físicas e as participações societárias, a carga tributária de uma holding familiar e suas subsidiárias podem ser diminuídas. Com menos custos, consequentemente pode ocorrer um aumento de lucro na empresa.

Por fim, essa integração também é importante para manter normalmente as atividades das empresas em em uma situação inesperada de falecimento, dívida ou rompimento de sociedade por exemplo, afinal, tendo o controle centralizado é mais fácil dar segmento a operação sem maiores burocracias ou prejuízos.

Vantagens e desvantagens da holding familiar 

Como qualquer empresa, criar uma holding familiar possui suas vantagens e desvantagens e é necessário avaliar se vale a pena ou não investir seu tempo e dinheiro nisso. Para te ajudar, listamos alguns pontos negativos e positivos para você tomar sua decisão.

Vantagens

Desvantagens

Centralização de diversas empresas;

Excesso de capital;

Possível redução de taxas e tributos;

Possibilidade de fraude nas contas;

Menos custos e mais lucros;

Exploração de empresas subsidiárias;

Evitar possíveis conflitos;

Possível diminuição de preços;

Menos burocracia.

Possíveis manipulações para ganhos pessoais.

Como criar uma holding familiar 

Negócios e família são duas coisas que não podem ser misturadas. Mesmo com tudo sob controle, a probabilidade de algo dar errado nesse meio é alta. Por isso é importante para preservar o controle dos seus negócios da melhor maneira possível, sem correr o risco de que herdeiros menos preparados para o negócio assumam o controle.

É importante saber que é possível criar uma holding sem abrir mão de elaborar um testamento. A holding familiar é uma empresa, e por isso visa permitir que você utilize meios para estabelecer limites quanto ao controle absoluto do patrimônio. Ou seja, mesmo que seus filhos sejam herdeiros, é preciso deixar claro que o mais responsável fique com mais responsabilidade. 

Agora que você já sabe o que é holding familiar, analise as vantagens e desvantagens e confira se enquadra-se no seu perfil e atende seus objetivos!

Quer receber mais conteúdos sobre investimento de forma gratuita? Inscreva-se na nossa newsletter! https://www.capitalresearch.com.br/

Recomendados

Investimentos

Ativo gerador de renda: o que é, tipos e como investir

Entenda mais sobre investimentos em ativos geradores de renda como imóveis ou ...

3 anos atrás

Investimentos

Capitalização simples: entenda o conceito e impactos nos investimentos

Saiba mais sobre a capitalização simples, como calcular e qual sua utilidade para o ...

3 anos atrás

Investimentos

Como comprar ações online

Investir na Bolsa de Valores é uma realidade que pouco a pouco vem conquistando os ...

3 anos atrás