Gastos mensais: guia para cortar despesas, poupar e investir

Controle de gastos mensais é o primeiro passo para poupar, investir e fazer seu dinheiro render mais. Descubra como.

Os gastos mensais têm um peso significativo sobre os orçamentos familiares. Se eles não estiverem devidamente calculados e controlados, podem afetar negativamente as suas finanças.

Por isso, é importante entender como cada conta funciona para você e de que maneira é possível torná-la menos impactante para a sua organização orçamentária.

Assim, siga a leitura e veja como fazer com que seus gastos mensais sejam controlados e como seu dinheiro pode trabalhar a seu favor.

Acompanhe as dicas!

Você controla seus gastos mensais?

Existe uma frase que resume o impacto das despesas sobre a saúde financeira: “não é sobre o quanto você ganha, mas o quanto você gasta”. Muitas vezes, as pessoas com problemas no orçamento acreditam que a causa do descontrole das contas é o salário baixo ou a renda insuficiente.

Em alguns casos, a remuneração pode ser realmente muito pequena. Mas, de acordo com pesquisas recentes, o grande motivo para o endividamento das famílias brasileiras é o analfabetismo financeiro.

Ou seja, o brasileiro não sabe ou tem dificuldades para organizar suas contas – e, aí gasta mais do que ganha. Então, há um enorme problema com o controle dos gastos mensais. É o seu caso?

 

Exemplos de gastos mensais

Para  manter os gastos mensais sob controle, primeiro, é preciso entender quais são eles. Veja exemplos de despesas recorrentes que impactam as contas:

Moradia

A habitação é, historicamente, a despesa mensal que mais pesa no orçamento familiar do brasileiro. Contas com aluguel, energia elétrica, gás, água e outras são indispensáveis e comprometem boa parte das finanças domésticas.

Alimentação

Gastos com comida e bebida também representam uma fatia gigante nas contas pessoais. Além das despesas indispensáveis, outras podem sobrecarregar o orçamento, como a alimentação fora de casa.

Transporte

Recentemente, desembolsar dinheiro com deslocamento tornou-se uma conta mais cara do que a alimentação. Manutenção, combustível e passagens do transporte público são os gastos mensais de 2º maior impacto no orçamento do brasileiro.

Educação e Saúde

De acordo com o IBGE, mensalidade escolar e outros cursos, além de gastos com saúde, correspondem a menos de 15% das despesas mensais das famílias, no Brasil. As contas, no entanto, se estendem por longos anos.

Lazer

Por fim, os gastos com recreação e cultura também podem impactar as finanças do mês – especialmente, se não forem devidamente controlados.

Aplicativos para gastos mensais

Quase metade dos brasileiros não organiza suas contas mensais. Como resultado, fica impossível fazer qualquer tipo de planejamento financeiro. Se você faz parte desse grupo, não se preocupe. É possível mudar esse cenário de forma bem prática, com os aplicativos para controle do orçamento.

Na palma da sua mão, não existe desculpa para registrar e monitorar suas contas, não é mesmo? Confira, assim, alguns dos principais apps para controlar gastos mensais:

Como usar uma planilha de gastos

Outra maneira para gerenciar seu orçamento é através das planilhas. De forma simples, dá para organizar suas contas no computador ou celular. Para isso, você deve:

  • Abrir um arquivo no Excel (em alternativa, pode usar o Google Planilhas)
  • Inserir dados dos ganhos e seus gastos
  • Listar o máximo de contas em ambas as categorias
  • Repetir o orçamento mensal por vários meses.

Você pode utilizar vários recursos das planilhas, como as fórmulas, formatação condicional e gráficos, para aprimorar a sua visualização e análise dos gastos mensais.

Como reduzir gastos mensais no orçamento

O primeiro passo para diminuir as suas despesas é entendê-las. Ou seja, você precisa ter a compreensão de todas as suas contas, quais são indispensáveis e como elas impactam seu orçamento.

Feito isso, estude de que maneira é possível cortar ou reduzir os gastos supérfluos. Em seguida, analise formas de enxugar as contas realmente necessárias.

Então, você deve colocar as contas na ponta do lápis para conseguir reduzir os gastos mensais.

Controle gastos para poupar e investir

Despesas maiores do que os ganhos são um verdadeiro problema para as contas. Além do estresse gerado pelo orçamento no vermelho, toda a sua vida financeira é impactada pelo descontrole.

Gastos inesperados, dívidas antigas, compras supérfluas e outras despesas podem afetar significativamente as finanças da família. Mas, com organização e planejamento, dá para realinhar a rota e colocar as contas no azul novamente.

Assim, entender e organizar os gastos mensais é fundamental para ter saúde financeira. Isso significa conseguir manter um padrão de vida confortável, pagando todas as contas, e ainda tendo verba para fazer uma poupança e realizar investimentos.

Por isso, ter o controle das despesas mensais é imprescindível para a manutenção do orçamento atual e para a realização de sonhos futuros. Depois que todos os gastos forem compreendidos e organizados, dá para fazer reservas para fundos de emergência, por exemplo, e investir de forma rentável.

Dessa maneira, você consegue ter saúde financeira tanto no presente, quanto no futuro. Então, comece a estudar seus gastos mensais e como eles impactam seu orçamento.

Quer saber como fazer isso mais detalhadamente? Acesse os conteúdos exclusivos da Capital Research, acompanhe as análises e fique por dentro das carteiras recomendadas para planejar suas contas e investir com confiança.

Recomendados

Investimentos

Planejamento Financeiro Pessoal: saiba como fazer e como pode te ajudar

Entenda melhor como administrar sua verba e cortar os gastos é essencial para seu ...

3 anos atrás

Investimentos

Conheça os 7 melhores aplicativos de controle financeiro

Selecionamos os melhores aplicativos de controle financeiro para você. Saiba qual o ...

3 anos atrás

Investimentos

Educação financeira pessoal: aprenda a cuidar melhor do dinheiro

A educação financeira pessoal aproxima você de metas e sonhos. Confira dicas e ...

2 anos atrás