O que é free float e qual a sua importância para as ações

O free float é a flutuação livre das ações na bolsa. Ficou confuso com a descrição? Então vale a pena conferir nosso guia.

free float

O free float é mais um indicador que ajuda você a criar estratégias de investimento em ações. No caso, é o que determina a quantidade de ações de uma empresa que está livre para negociação no mercado.

Esse simples dado pode revelar informações importantes em relação à liquidez das ações e estrutura societária de uma empresa, assim como seu nível de governança corporativa. Para entender o que isso significa para sua carteira, é só conferir o conceito de free float e ver como funciona na prática. Siga a leitura e descubra do que se trata.

O que é free float

Free float (FF), ou flutuação livre em português, é um indicador que determina o percentual de ações livres para negociação no mercado financeiro. Em outras palavras: o free float de uma empresa indica qual porcentagem de suas ações podem ser compradas e vendidas livremente na bolsa de valores.

O restante dos títulos pertence a controladores da empresa ou possui restrições, por exemplo:

  • Ações detidas por acionistas estratégicos e controladores
  • Ações detidas pela diretoria e gestão da empresa
  • Ações preferenciais de classe especial (golden shares)
  • Ações em tesouraria (autorizadas ou recompradas do mercado).

Assim, todas as ações que não se encaixam nessas categorias estão em livre circulação e disponíveis para os acionistas minoritários. Na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), as empresas precisam seguir algumas regras de free float para emitir suas ações, de acordo com o Regulamento do Novo Mercado publicado em 2017 e atualizado em 2019:

“A companhia deve manter ações em circulação em percentual correspondente a, no mínimo:

  1. 25% do capital social ou
  2. 15% (quinze por cento) do capital social, desde que o volume financeiro médio diário de negociação das ações da companhia se mantenha igual ou superior a R$ 25 milhões considerados os negócios realizados nos últimos 12 meses.”

A cota exigida de 25% é válida para os três níveis de governança corporativa da bolsa: Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado. Mas o regulamento também prevê várias situações excepcionais e condições em que o percentual mínimo de free float é alterado. Por exemplo, as empresas que acabam de ingressar no Novo Mercado e realizam sua oferta pública podem manter um FF de 15% do capital social por até 18 meses.

Exemplos de free float na bolsa brasileira

Para entender como funciona o free float na prática, vamos usar alguns exemplos de empresas listadas na bolsa brasileira. Confira os percentuais praticados atualmente.

Petrobras

De acordo com a composição acionária de setembro de 2019, a Petrobras mantém um índice de 57,4% de free float sobre seu capital total. Isso representa mais de 7,4 bilhões de ações em relação às 13 bilhões que a organização possui. No grupo das ações ordinárias (PETR3, PBR-ADR), o free float é de 39,6%.

Lojas Renner

A Renner é uma das empresas que se destaca pelo alto índice de free float na bolsa: 98,92%, de acordo com a composição acionária de outubro de 2019. O percentual corresponde a 786 milhões de ações, enquanto apenas 1,8 milhão estão em tesouraria e cerca de 795 mil pertencem à diretoria.

Isso significa que há uma situação de controle pulverizado na empresa, sem a figura do acionista controlador.

BTG Pactual

O BTG Pactual divulgou um free float total de 22,9%, em seu relatório de composição societária de julho de 2019. A quantidade total de ações é de 2,6 bilhões, considerando que cerca de 879 milhões estão circulando livremente no mercado.

Como você pode notar, o número está abaixo do percentual mínimo exigido. Na página da empresa da B3, essa condição é esclarecida: foi concedido à empresa, mediante solicitação devidamente fundamentada, um tratamento excepcional para manter o free float em, no mínimo, 21%.

Importância do free float para o investidor

O free float é fundamental para garantir um nível mínimo de negociações e promover a liquidez das ações na bolsa.

No Brasil, especialmente, há uma tendência à concentração do poder acionário na mão de poucos investidores, o que dificulta a atuação no mercado de renda variável. Logo, uma cota mínima de ações flutuando livremente facilita a compra e venda dos ativos e assegura a velocidade de conversão dos papéis em dinheiro — além de gerar uma precificação adequada.

Isso porque, quanto mais ações a empresa tiver circulando no mercado, maior será o número de transações realizadas e sua capacidade de negociação.

Mas também é importante analisar se a empresa está negociando ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) em proporção semelhante, ou se apenas libera as PN e mantêm a posse das ON na diretoria. Além disso, o free float não é um critério decisivo de liquidez, e a avaliação da governança corporativo deve incluir outros indicadores.

Vá além do free float

O free float é apenas um dos indicadores que pode dar pistas sobre as melhores ações para investir na bolsa. Ao acessar uma empresa listada, por exemplo, você tem a cotação das ações em tempo real, informações de compliance, dados econômico-financeiros completos, posição acionária e várias outras informações essenciais.

Para aplicar seu patrimônio com inteligência, você terá que dominar boa parte desses dados e tomar decisões muito bem embasadas.

Com este texto, você já deu mais um passo na sua jornada de conhecimento para se tornar um grande investidor: mas ainda há muitos capítulos à frente. Então, escolha um dos planos da Capital Research para acelerar seu aprendizado e ir além do free float.

Recomendados

Investimentos

Canal de distribuição: o que é, tipos e como analisar

Saiba o que é canal de distribuição e confira como pode interferir em seus ...

3 anos atrás

Investimentos

Como comprar ações online

Investir na Bolsa de Valores é uma realidade que pouco a pouco vem conquistando os ...

3 anos atrás

Investimentos

Curva de oferta: o que é e como ajuda a entender seus investimentos

Entenda mais sobre um dos elementos mais importantes da econometria e como ele ...

3 anos atrás