FIGS11: Tudo para investir certo neste fundo imobiliário

Quer investir em imóveis locados para shopping centers? O FIGS11 pode ser um fundo ideal para você

Os fundos imobiliários (FIIs) são investimentos em conjunto para imóveis. Um grupo de investidores é proprietário de um ou mais imóveis de grande porte, como shoppings, hospitais e outros prédios comerciais. Eles obtêm renda principalmente alugando esses empreendimentos.

Os FIIs constituem um melhor investimento se uma pessoa comprar e alugar um imóvel. Já que não possuem gastos como condomínio e IPTU e outras questões inerentes, como a tratativa com os locatários, não há possibilidade de calote, custos de manutenção e vacância. 

Veja também: Comprar apartamento ou investir? Tire suas dúvidas!

Lembrando que aqui estamos falando dos chamados fundos imobiliários de tijolos, como são chamados no mercado. Existem também os fundos de papéis, como as LCIs e CRIs, e os fundos de fundos, que compram participações em outros fundos imobiliários, que podem ser de papel, tijolo ou híbridos.

Neste artigo, vamos abordar um FII específico: o FIGS11.

O que é FIGS11 – General Shopping Ativo e Renda?

O FIGS11 – General Shopping Ativo e Renda – é constituído de 36,5% da propriedade de dois grandes imóveis locados para shopping centers em Guarulhos, São Paulo:

– O Parque Shopping Maia, na Avenida Bartolomeu de Carlos, nº 230.

– O Shopping Bonsucesso, na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, nº 5308. 

Como funciona o General Shopping Ativo e Renda

O FIGS11 foi lançado no mercado em 2013 e seu primeiro ciclo ocorreu em abril de 2019. Renovados os contratos de locação, o FII está em seu segundo ciclo. Seu histórico de rendimento é bastante bom, com 10% ao ano. Considerando um comparativo com a poupança em 12 meses, o FIGS11 rendeu 517,48% a mais. 

Como investir no FIGS11

Os fundos imobiliários são adquiridos por meio do Home Broker das corretoras financeiras ou bancos. Por isso, para adquiri-lo, é preciso ter uma conta em uma dessas instituições e negociar pelo Home Broker delas. 

 Vale a pena investir no FIGS11?

É preciso analisar o mercado atual e os dois imóveis em si. Os shoppings estão lucrando? Existe muita vacância nas lojas? Existe a possibilidade de crescimento? 

Vale lembrar que os shoppings passaram recentemente por reformas e o pagamento mensal deixou de ser realizado por um tempo. No entanto, o valor da cota voltou a subir e os cotistas voltaram a receber os valores.

Esses problemas relacionados a imóveis também acontecem com os FII, e então seus rendimentos podem sofrer altos e baixos – apesar de o FIGS11 ter sido rentável, até então. 

 

Taxas

Como qualquer investimento, as taxas são um fator importante a ser avaliado. O investidor de qualquer fundo imobiliário irá pagar 20% de Imposto de Renda sobre o rendimento obtido na hora de realizar o resgate. Já nos “aluguéis” mensais distribuídos, não incide o IR.

Leia: Conheça aqui 5 investimentos isentos de IR!

O FIGS11 possui uma taxa de administração e gestão de 0,25% sobre o patrimônio líquido, descontado mensalmente do investimento. 

Quer encontrar os investimentos mais adequados ao seu perfil? Acesse o site da Capital Research, inscreva-se e receba nossos relatórios diários!

Recomendados

Investimentos

IFIX: Entenda o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários

Semelhante ao Ibovespa, indicador aponta o desempenho médio do mercado de fundos de ...

2 anos atrás

Investimentos

IRDM11: o que é, dividendos e como investir

O IRDM11 é um fundo imobiliário do tipo papel. Descubra quais são suas ...

2 anos atrás

Investimentos

VISC11: dividendos, histórico e características

Pensando em investir no VISC11? Confira o histórico recente do fundo imobiliário, ...

2 anos atrás