Entenda a diferença entre Dólar Comercial, Turismo e Paralelo

Saiba, de uma vez por todas, a diferença entre as cotações do Dólar Comercial, Dólar Turismo e Dólar Paralelo. Veja também os riscos e vantagens de se investir na moeda.

O mercado de câmbio funciona para troca e comercialização de moedas do mundo todo. E isso  seja para quem deseja praticar o turismo, como também para investidores que buscam lucrar com a oscilação da taxa de câmbio ou mesmo diversificar investimentos com fundos cambiais.

Independentemente do tipo de transação que pretende realizar, é importante entender a diferença entre as cotações do Dólar Comercial, Dólar Turismo e Dólar Paralelo. Também é preciso conhecer os riscos e Vantagens de investir na moeda.

O Dólar é a principal moeda do mundo?

O dólar americano é considerada a principal moeda no mercado de câmbio, sendo utilizada na maioria das transações deste mercado. Atualmente, é uma das moedas mais valorizadas e com maior aceitação no mundo inteiro.

Por conta disso, a variação do câmbio do dólar influencia diretamente na economia global. Isso se deve ao fato da moeda ser aceita e utilizada por países de todo o mundo devido a sua confiabilidade que oferece aos investidores.

>>> Leia também: Mercado Financeiro: tudo que você precisa saber sobre e como funciona.

Dólar Comercial, Turismo e Paralelo: qual a diferença!

Entenda a diferença entre as cotações do Dólar Comercial, Dólar Turismo e Dólar Paralelo, e os riscos e vantagens de se investir na moeda.

 

Dólar Comercial

O dólar comercial é utilizado nas principais transações comerciais, como a compra e venda de mercadorias, investimentos, importação e exportação. Por esse motivo, só pode ser negociado por empresas ou instituições financeiras.

Costuma ser mais barato justamente pelo volume das transações: como empresas ou instituições movimentam grandes quantias, o preço do dólar fica menor.

 

Dólar Turismo

O dólar turismo é a cotação usada em viagens, seja na compra de passagens ou pacotes de viagens, transações de turismo no exterior e para compras realizadas no exterior

com o cartão de crédito. 

Costuma ter valores acima dos praticados no dólar comercial devido ao volume menor de transações para a compra e venda da moeda por pessoas físicas ou agências de turismo.

 

Dólar Paralelo

O dólar paralelo é utilizado em transações que não são supervisionadas pelo Banco Central, sendo considerado ilegal no Brasil. Quem investe nesse tipo de transação está sujeito a penalidades por não seguir a legislação vigente.

Vale a pena investir em Dólar?


Agora que você já conhece a diferença entre Dólar Comercial, Turismo e Paralelo, vamos listar as principais vantagens e os riscos de se investir na moeda. Por ser uma das moedas mais valorizadas na economia global, investir em Dólar é uma alternativa adotada por investidores que desejam potencializar seus ganhos e diversificar seus investimentos.

Mas, assim como qualquer tipo de investimento, há sempre um risco envolvido. Afinal, moedas costumam oscilar muito mais que ações negociadas na bolsa de valores. Por isso, é recomendado contratar um consultor de investimentos que irá auxiliar na melhor forma de investir em dólar. Isso porque, existem diferentes formas para investir em dólar, seja realizando a compra de dólar em papel, ações ou fundos cambiais.

Comprar dólar em espécie

A compra de dólar em espécie, por exemplo, acaba não sendo um bom negócio para investidores. Além de oferecer uma cotação mais elevada que o dólar comercial, as casas de câmbio e outras instituições financeiras que comercializam o dólar em espécie costumam cobrar IOF (imposto sobre operações financeiras) e outras taxas adicionais. Por conta disso, investir na compra de dólares em papel só é interessante para quem deseja realizar viagens internacionais.

Comprar dólar por fundo cambial

Investir em dólares por meio de fundos cambiais permite que o investidor potencialize seus ganhos. Ao escolher por esse tipo de aplicação é importante contar com os cuidados de um gestor profissional, que entende do mercado de câmbio e tem acesso a aplicações financeiras mais atrativas.

A compra de ações de empresas exportadoras costumam ser baseadas na cotação do dólar, sofrendo influência direta do preço da moeda. Ao investir na compra de ações em uma moeda valorizada, seus investimentos tendem a obter maior rentabilidade.Seja qual for a forma de investimento, é preciso declarar no Imposto de Renda os valores movimentados, independente do tipo de investimento.

Quer saber como investir em dólar de forma simples e segura? Acompanhe o blog da Capital Research para se manter bem informado sobre o mercado de câmbio por quem entende do assunto e receba informações atualizadas e análises de mercado sobre diferentes tipos de investimentos.

Recomendados

Investimentos

Ação Vale: saiba as informações principais e o que pode afetar em seu valor

Conheça mais sobre a VALE3, código das ações da Vale, e entenda quais fatores ...

3 anos atrás

Investimentos

Day trade: como funciona na prática (e dá dinheiro?)

Tire suas dúvidas sobre day trade, como funciona esse tipo de investimento na bolsa ...

3 anos atrás

Investimentos

Entenda o que era o padrão ouro e por que ele foi abandonado

Descubra o que foi o padrão ouro, por que essa era se encerrou e como as moedas são ...

2 anos atrás