Consultor de Investimentos: O que você precisa saber antes de contratar?

Conheça os diferenciais de um consultor de investimentos e como ele pode ajudar na rentabilidade ou diversificar a carteira de investimentos

Tanto para investidores novos como para os experientes uma coisa não muda: práticas de educação financeira são fundamentais. Sem estabelecer objetivos e sem saber com certeza como e onde se está investindo fica ainda mais difícil cuidar do patrimônio.

A educação financeira é o primeiro passo para almejar uma boa rentabilidade. E para isso a figura do consultor de investimentos ajuda os investidores na tomada de decisão.

Caso o mercado pareça nebuloso ou o dia a dia impeça um acompanhamento próximo das variações que ocorrem, o consultor de investimentos é o profissional adequado para auxiliar nestes momentos.

Para saber as dicas sobre esse serviço e as diferenças continue acompanhando o artigo que a Capital Research irá explicar tudo para você.

O que é um consultor de investimentos?

O consultor de investimentos é um profissional qualificado que indica as melhores aplicações conforme as expectativas do cliente. As recomendações feitas sempre tem como base o perfil de quem contrata o serviço.

O diferencial do profissional da área é o conhecimento acumulado, assim como a experiência no setor financeiro. Qualidades que são diferenciais na hora que a dúvida sobre onde investir surge.

O trabalho feito pelo consultor, normalmente, obedece a três fases:

  1. Traçando o perfil do contratante: O consultor de investimentos irá traçar o perfil  do cliente, observando a tolerância aos riscos, os objetivos almejados e a capacidade de recursos. Caso já tenha investimentos feitos, o consultor irá analisá-los para ver se estão adequados e se não são redundantes entre si;
  2. Elaborando estratégia: Com o perfil traçado e conhecimento sobre os possíveis investimentos já existentes, o consultor irá indicar novos investimentos que atendam os objetivos de curto, médio e longo prazo de quem o contratou;
  3. Acompanhamento: Com a estratégia em andamento o consultor acompanha e informa ao seu cliente sobre os resultados, podendo indicar revisões e novos direcionamentos;

Por que contratar esse serviço?

 Seja no auxílio sobre novos produtos, busca por rentabilidade, ou mesmo para tirar dúvidas, o serviço do consultor de investimentos deve ser contratado.

Muitos investidores também buscam auxílio na hora de diversificar a carteira de investimentos. Caso você queira mais dicas de como montar uma estratégia para a sua carteira, confira as dicas do Capital Blog.

 Quem busca o serviço de consultores está em busca, principalmente, de:

  • melhor rentabilidade;
  • poupar recursos sem perdas;
  • segurança para tomar decisões;
  • indicações com base no perfil do investidor;
  • diversificação da carteira de investimento.

Outras situações podem requerer este serviço, como:

  • união ou separação de bens;
  • planejamento da aposentadoria;
  • recebimento de grandes quantias (heranças/bônus);
  • sucessão patrimonial.

 Qual o custo desse tipo de serviço?

A cobrança do serviço pode ser feita de várias formas, mas em todas é imprescindível que tudo o que  foi combinado esteja em contrato, ficando claro para quem contrata o serviço os custos envolvidos.

No geral são duas as formas de cobrança que pode ser feita por meio de uma Taxa de Administração, este sendo um valor fixo, ou que pode ser feito por uma Taxa de Performance, com valor variável baseado em um percentual do investimento ou sobre o rendimento obtido.

Como escolher um consultor qualificado?

 Um consultor de investimentos qualificado tem  registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O registro demonstra que o profissional e a empresa que representa tem a documentação requerida para um serviço de qualidade.

Também é possível que o consultor tenha certificações que atestem a qualidade de seus serviços. Entre as certificações uma das mais desejadas entre os consultores é a credencial global CFP (Certified financial planner). Lembrando que para consultores é essencial o registro CVM.

 Diferença entre consultor e um assessor?

Para não ter surpresas na hora de contratar o serviço é preciso separar o que são consultores de investimento dos chamados assessores. O serviço oferecido pelos assessores, que são agentes autônomos, são vinculados à corretoras e administradoras.

Dessa maneira, a principal função dos assessores é oferecer os produtos da empresa que representa, pois são pagos pela comissão dos serviços que oferecem.

Assim, o entendimento geral é de que o serviço oferecido por assessores pode ser enviesado pelo conflito de interesses gerado, sendo que não fica claro se o serviço oferecido é o melhor para o cliente ou se é o que remunera a maior comissão para o agente autônomo.

No entanto, para não ter dúvidas quanto ao serviço contratado, confira todos os produtos, compare, pergunte e confirme tudo em contrato. E isto serve também para o serviço de consultores. Dependendo dos objetivos os profissionais podem atuar juntos.

 

Consultor x Banco

Assim como os agentes, os gerentes dos bancos vendem os produtos da instituição no qual trabalham. Como o interesse dos bancos é aumentar os lucros, estabelecem metas de vendas de produtos para os seus gerentes.

Estes oferecem estes produtos aos clientes que muitas vezes, pela proximidade com o gerente,  acreditam que estas informações são o bastante para escolher onde investir. O conflito de interesses fica evidente, porque não necessariamente o que dará mais lucro ao banco irá dar para o investidor.

 Fica claro que o serviço de um consultor de investimentos em relação ao banco além de ser mais interessante pela busca de investimentos personalizados, preza pela clareza e independência do investimento feito. Sempre em busca da maior rentabilidade do investimento para o cliente.

 

Como posso contratar um consultor de investimentos?

 É possível encontrar um consultor registrado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) pelo próprio site da autarquia. Caso você entre em contato com alguma empresa que ofereça os serviços de consultoria, confirme se ela possui o registro.

Com estas informações da Capital Research agora você sabe a importância da educação financeira e da função do consultor de investimentos. Não deixe de investir!

Recomendados

Investimentos

Entenda o que é uma carteira de investimentos e como montar a sua

Construa seu perfil de investidor para descobrir qual estrátegia se encaixa melhor e ...

5 anos atrás

Investimentos

Bolsa de Valores: o que é, qual sua importância e 5 razões para investir

A Bolsa de Valores pode ser uma maneira de aumentar a rentabilidade dos seus ...

5 anos atrás

Investimentos

Como comprar ações online

Investir na Bolsa de Valores é uma realidade que pouco a pouco vem conquistando os ...

5 anos atrás