Ibovespa ou IBOV: Entenda como ganhar mais com esse índice [Guia para Iniciar]

Bolsa de Valores já atingiu recordes históricos no ano de 2019

indice bovespa IBOV

Atualmente, muitas pessoas pensam em investir o salário que sobra no fim do mês em algo rentável. Sabemos que a poupança não é o melhor lugar para isso. Afinal, os juros mensais são bem pequenos. Manter o seu dinheiro no FGTS, então, nem se fala. O rendimento é ainda menor, ainda que haja promessas de mudanças nesse quesito.

O mercado de ações, ou seja, a Bolsa de Valores, embora tenha um certo risco, pode gerar altos rendimentos. É aí que entra o Índice Bovespa. Entretanto, essa é uma área ainda bastante desconhecida de muitos brasileiros, que consideram um tiro no escuro e preferem não apostar nesse meio. Mas, se tiver um acompanhamento profissional, a possibilidade de ganhos realmente consideráveis é bem real. Mas o que é Ibovespa? É o que vamos explicar no próximo tópico.

O que é o Ibovespa?

Se você assiste ou lê jornal, certamente já ouviu falar que a Bolsa de Valores caiu ou subiu tantos pontos em um dia. Mas o que isso significa exatamente? Bom, essa pontuação demonstra como os investidores estão em relação à economia e à política. Representa o ânimo do mercado financeiro. Então, para investir no Índice Bovespa, é preciso conhecê-lo bem e estar por dentro do que está acontecendo no país e no mundo.

Enfim, o que é Ibovespa? O Índice Bovespa ou IBOV é certamente o mais importante da nossa Bolsa de Valores. Este índice, criado em 1968, funciona como se fosse uma carteira de ações que possui ativos que movimentam a maioria dos volumes de negociação. São cerca de 80% do total. Entre eles, estão empresas gigantescas como, por exemplo, Petrobras, Itaú Unibanco, Vale e Ambev. São mais de 10 índices com especificações diferentes:

  • Ações do setor de energia;
  • Ações do setor de telecomunicações;
  • Ações com menor valor de mercado da Bolsa;
  • Todas as ações da Bolsa;
  • Entre outros.

As subdivisões citadas como exemplo acima facilitam as análises de cada setor da economia. Elas servem para analisar as oscilações de um índice composto por ações do setor de energia. Assim, podemos visualizar de uma forma ampla como essa área está progredindo no Brasil, se está prosperando ou passando por dificuldades.

A saber, o Ibovespa passa por uma reavaliação de três em três meses. Dessa forma, sua composição tende a variar de tempos em tempos.

Performance histórica do Índice Bovespa

Após uma série de recordes batidos em 2019, o Índice Bovespa bateu a barreira de 100 mil pontos pela primeira vez na história, às 14h44 do dia 18 de março. O número foi favorecido por conta de expectativas positivas a respeito da aprovação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados (atualmente, em tramitação no Senado), além do viés de alta nos ativos de risco no exterior.

A Bolsa, no entanto, não conseguiu sustentar o patamar até o fim do pregão. Mas, de toda forma, bateu um novo recorde de fechamento. O Ibovespa terminou o dia com alta de 0,86%, a 99.993 pontos. Na máxima, foi a 100.038.

Contudo, mesmo após bater a marca histórica, o Índice Bovespa ainda está longe do seu recorde real quando se corrige seu desempenho pela inflação. Ao considerarmos o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), o pico foi no dia 20 de maio de 2008, quando chegou aos 134.917 pontos corrigidos (ou 73.516 pontos em valores nominais), de acordo com dados da Economatica.

Acompanhando o Ibovespa em tempo real

Uma das melhores partes de se investir na Bolsa de Valores é que você pode acompanhar tudo em tempo real. Afinal, o pregão é totalmente on-line. E isso é feito de maneira muito rápida, visto que a atualização do Índice Bovespa acontece a cada 30 segundos. Para acessar o índice, é preciso que você tenha uma conta em uma corretora de valores. Ele é visto pelo Home Broker.

Como dissemos anteriormente, o Ibovespa é uma carteira de ações. Então, mesmo que o índice caia, alguns ativos podem registrar alta. Ou seja, além de acompanhar o benchmark da renda variável, mantenha a atenção também no andamento dos ativos desejados. Para fazer isso, é preciso acessar o Home Broker no decorrer do pregão, que ocorre diariamente, das 10 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Nesse período, é possível fazer qualquer tipo de negociação.

Guia para comprar ações na Bovespa

Anteriormente, era praticamente impossível um “cidadão comum” investir na Bolsa de Valores. Era um mundo acessível apenas para grandes investidores. Todavia, com o advento da internet, essa realidade mudou. Para ajudar você a entrar nesse mercado financeiro, fizemos um pequeno guia de como comprar ações na Bovespa. Confira:

  • Busque uma corretora: o primeiro passo para que você possa investir na Bolsa de Valores é ir atrás de uma corretora de valores. Há diversas no mercado. Pesquise na internet e verifique se a instituição está autorizada para intermediar esse tipo de investimento. A autorização precisa vir do Banco Central. Procure dar prioridade àquelas que já estão há mais tempo no mercado.
  • Abra uma conta: escolhida a corretora ideal, faça o cadastro com os seus dados pessoais. Depois de tudo preenchido, crie um login e senha.
  • Faça a transferência: em seguida, é a hora de você fazer a transferência de valores necessários da sua conta bancária para a conta da corretora, para a compra das ações do Ibovespa. Leve sempre em consideração as taxas e custos dessa operação.
  • Acesse a plataforma disponível: feito todo o processo, você terá acesso ao Home Broker. É lá que ocorre toda a negociação de ações. Nela, estão todos os ativos disponíveis, bem como os preços de cada um deles e gráficos com históricos.
  • Parta para a negociação: chegou a hora de ganhar dinheiro! Escolheu o alvo do investimento? Então, digite a sigla da ação, especifique quantas ações você quer comprar e quanto pretende pagar. Se a quantidade for menor que 100 ações, que é o lote padrão, você terá a obrigação de comprar pelo lote fracionário. Por ele, é possível adquirir compras abaixo de 100 papéis. Em seguida, basta esperar até que a sua ordem seja executada.

Pronto! Agora que você já sabe o que é Ibovespa, você pode ir sem medo de investir na Bolsa de Valores. Corra atrás de uma corretora confiável, torne-se um acionista do Índice Bovespa e veja seu dinheiro crescer exponencialmente. Claro, investindo sempre com moderação.