Conheça o CEI: o Centro Eletrônico do Investidor

Entenda como o CEI pode facilitar a verificação de seus investimentos e ativos em um único lugar.

A B3, Bolsa de Valores oficial do Brasil, disponibiliza um canal para que seus investidores tenham acesso à carteira de investimentos de seus ativos. Além de reunir todos os investimentos em um só lugar, podem ser feitos em diferentes corretoras. Este canal recebe o nome de CEI ou Centro Eletrônico do Investidor.

O que é o CEI?

O CEI tem como objetivo listar o histórico de transações, como um “extrato” de investimentos. Ele detalha a compra, transferência e venda de ativos dos últimos 18 meses. É extremamente útil para quem tem aplicações e contas em mais de uma corretora ou banco.

Uma vez que concentra as informações de diferentes ativos em um único local, centraliza os dados do investidor a partir de seu CPF ou CNPJ. Assim, o investidor não precisa cruzar as informações de cada banco ou corretora, obtendo assim, informações de maneira mais segura e prática.

O que posso consultar através do CEI?

O Centro Eletrônico do Investidor é destinado a todos os investidores que possuem aplicações em ativos financeiros. Através do CEI, o investidor pode consultar algumas informações sobre seus investimentos, tais como:

  • Saldo diário e extrato mensal de custódia dos ativos;
  • Saldo no mercado de opções;
  • Saldo no mercado a termo;
  • Saldo no mercado futuro;
  • Saldo de ativos depositados para garantias de posições;
  • Saldo de Tesouro Direto;
  • Aviso de Movimentação BTC.

Tendo acesso à posição e às movimentações relativas dos investimentos feitos em:

  • Ações
  • Tesouro Direto
  • Ativos Financeiros
  • Valores Mobiliários
  • Derivativos
  • Empréstimo de Ativos
  • Informações relacionadas a Proventos e Garantias desses produtos.

Como consultar meus investimentos no CEI?

O sistema do CEI é de fácil acesso e consultar seus investimentos é bem prático. Basta seguir os procedimentos a seguir:

  1. Entre no site da B3, o b3.com.br.
  2. Clique no espaço dedicado ao Centro Eletrônico do Investidor, que fica no canto direito da página. 
  3. Em seguida, o site o levará para uma área de acesso exclusivo, onde deverá informar seu CPF ou CNPJ e a senha enviada anteriormente pela B3. 
  4. Caso não possua a senha ou a tenha esquecido, uma nova versão pode ser solicitada pelo link “Gerar nova senha/ esqueci minha senha”, localizado na página de acesso do CEI. Assim, você será direcionado para uma nova página onde preencherá um campo informando o número do seu CPF ou CNPJ e deverá clicar no botão continuar.
  5. O sistema irá identificar se sua nova senha será enviada por email ou correio. Se você já tiver um email cadastrado no CEI, o encaminhamento da senha via email será uma opção mais ágil. Ao clicar em “Enviar Senha” você confirma a mudança da mesma, além do envio da nova, garantindo seu acesso à plataforma.

 

Informações importantes sobre seu acesso ao CEI:

  1. A B3 exige que a senha seja trocada de seis em seis meses (um período de 180 dias) por questões de segurança. Caso a sua senha tenha expirado, ou mesmo quando você realizar a troca de senha dentro do período de 180 dias, é preciso solicitar uma recuperação de credencial. As orientações para a substituição da senha são enviadas para o e-mail registrado nas informações da conta no banco ou na corretora. 
  2. Uma vez que a sua senha seja bloqueada, será necessário preencher informações diversas na página de recuperação de senha, entre elas sua data de nascimento e CPF ou CNPJ.
  3. Caso você prefira, é possível receber todas essas informações por e-mail acessando o CEI e escolhendo no menu superior a opção “Extratos e Informativos”. Em seguida, selecione o item “Configurar envio de extratos” e selecione a opção “e-mail”.

Por que devo utilizar o CEI?

Acessar o CEI é uma forma de controle da carteira do investidor, essencial para verificar, de tempos em tempos, a veracidade dos investimentos feitos. 

Mesmo que as principais corretoras de valores tenham seus próprios sistemas e sejam bastante confiáveis, acessar o canal eletrônico do investidor é um ótimo meio para se atentar aos casos de fraudes que podem acontecer no ambiente virtual.

Isso porque, para que qualquer informação oficial quanto a movimentação de ativos seja comprovada, a mesma deve ser processada e informada pelo Canal Eletrônico do Investidor. Além disso, através do CEI é possível verificar toda a custódia do investidor, mesmo que suas contas sejam registrada por diferentes corretoras. 

É importante ressaltar que o Canal Eletrônico do Investidor é uma plataforma da bolsa de valores que fornece informações com segurança, mas não serve como fonte de rendimentos para a declaração anual de Imposto de Renda. Apenas no informe de rendimento, todos os dados estão dispostos de acordo com as exigências da Receita Federal.

Em resumo, o CEI é um canal disponibilizado para facilitar e dar mais segurança às consultas online sobre as principais informações financeiras do portfólio de ativos de um CPF ou CNPJ.

Ele concentra as informações dos diferentes bancos e corretoras onde esses investimentos são feitos em um só lugar. Esse “extrato” dos últimos 18 meses deve ser acessado periodicamente para verificação da veracidade dos investimentos feitos. É possível acessar informações como: 

  • o saldo diário
  • extrato mensal de custódia dos ativos, 
  • saldo no mercado (a termo e futuro), 
  • saldo no mercado de opções, 
  • saldo de ativos depositados para garantia de posições, 
  • saldo de títulos do Tesouro Direto e aviso de empréstimo de ações (BTC). 

Então, assine a nossa newsletter e receba os conteúdos da Capital Research direto no seu e-mail. E, para ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado e ver mais conteúdos interessantes como este, não deixe de acompanhar o nosso blog!

Recomendados

Investimentos

Análise de sensibilidade: o que é e como é feita

Análise de sensibilidade é um método de avaliação que pode ser usado para ...

2 anos atrás

Investimentos

Ciclo econômico: o que é e como ganhar dinheiro com cada um

É essencial compreender o ciclo econômico para gerir seus investimentos e ganhar ...

2 anos atrás

Investimentos

É possível ganhar dinheiro investindo no exterior? Saiba aqui!

Gostaria de ganhar dinheiro investindo no exterior? Entenda os riscos e vantagens de ...

2 anos atrás