Candle do martelo invertido: o que é e como interpretar

O candle do martelo invertido é uma figura que indica a reversão de uma tendência de baixa para uma tendência de alta. Entenda.

Candle do martelo invertido

Muito utilizado na análise técnica, o candle do martelo invertido é uma figura que pode indicar a reversão entre uma tendência de queda para uma tendência na alta no preço de um ativo.

Mas você sabe como interpretar o candle de martelo invertido na prática?

Embora ele possa sinalizar uma mudança no humor do mercado, é preciso se cercar de uma série de cuidados para analisar essa figura antes de tomar uma decisão de investimento na Bolsa de Valores, por exemplo.

Neste artigo, você vai entender como identificar o candle do martelo invertido e vai conhecer as limitações dessa figura para a tomada de decisão na análise técnica das ações.

O que é o candle do martelo invertido

O candle do martelo invertido é um tipo de candlestick, aquelas figuras em formato de vela utilizadas na análise técnica ou gráfica de ações.

A principal função do candle do martelo invertido é sinalizar uma reversão entre uma tendência de baixa para uma tendência de alta.

Por isso, ele é utilizado para indicar um fundo do mercado – quando o valor de um ativo chega ao seu valor mais baixo em um espaço de tempo.

O investidor que faz análise técnica e identifica um candle do martelo invertido pode ganhar ao antecipar o movimento do mercado.

Ele compra a ação, por exemplo, ao encontrar o candle do martelo invertido, e vende depois que as ações se valorizam.

O candle do martelo invertido ocorre apenas em mercados com tendência de baixa, e é formado por dois candles.

O segundo candle precisa ter cerca de ⅓ do tamanho do anterior, formando, assim, uma figura de um martelo de ponta cabeça. Por isso o nome: candle do martelo invertido.

Esses dois candles podem ser tanto vermelhos (de queda) como verdes (de alta). Isso é indiferente. O que muda é apenas a ordem do candle menor e do candle maior.

Assim, é possível citar, como principais característica do candle do martelo invertido:

  • Ocorre apenas em tendência de baixa
  • Tem um corpo pequeno na parte inferior, e uma grande sombra em cima
  • A sombra deve ter pelo menos duas vezes o tamanho do corpo
  • Cor é irrelevante.

Vale lembrar que o candle é uma figura que indica os valores de abertura, máximo, mínimo e fechamento em um período analisado.

Essas figuras são utilizadas em conjunto, para compor uma análise gráfica que permite ao investidor entender o comportamento do mercado e identificar tendências para os preços dos ativos, a fim de se antecipar ao mercado.

Os candles são apenas uma das figuras utilizadas pelos analistas gráficos. Também é possível citar:

  • Linha
  • Área
  • Barras
  • OHLC

Agora que você já sabe o que é um candle do martelo invertido, chegou a hora de entender como analisar essa figura.

Como interpretar o candle do martelo invertido

Confira, a seguir, alguns aspectos importantes para nortearem seu estudo e sua interpretação do candle do martelo invertido nos gráficos.

Dicas para interpretar candles

Estas primeiras dicas são mais genéricas e valem para qualquer tipo de candle.

Período

O primeiro item a ser interpretado é o período ao qual o candle se refere. Ele pode representar um minuto, cinco minutos, uma hora, uma semana, um mês e até um ano. A definição do período vai depender do seu objetivo e do seu perfil de investidor.

Quem faz trading, por exemplo, costuma analisar candles no intervalo de minutos, enquanto outros investidores podem analisar candles relativos a semanas.

Formato

O formato do candle reúne todas as informações que ele possui, porque indica o preço de abertura, preço de fechamento, preço mínimo e preço máximo naquele período de tempo.

Cor

Finalmente, a cor é o terceiro elemento que você precisa levar em consideração ao interpretar qualquer tipo de candle. Usualmente, a cor verde mostra que o candle é de alta (preço de fechamento acima do preço de abertura), enquanto a cor vermelha indica um candle de baixa (preço de fechamento abaixo do preço de abertura).

Dicas para interpretar o candle do martelo invertido

Abaixo, você encontra referências importantes para a interpretação do candle do martelo invertido:

Candle de alta ou de baixa?

Quando o candle do martelo invertido é um candle de alta, indicando fechamento acima da abertura, isso pode indicar que a reversão da tendência é mais forte, na comparação com candle de martelo invertido de baixa.

Tamanho da sombra

Quanto maior a sombra do candle de martelo invertido, maior tende a ser, em tese, a força de reversão de tendência.

Área de formação do candle

Quando um candle de martelo invertido se forma em uma região de suporte do gráfico, a chance de que ele realmente aponte para uma reversão da tendência é maior.

Volume

Quando o candle de martelo invertido vem acompanhando de um volume de negociação acima da média, crescem as chances de que o mercado esteja realmente mudando de humor em relação ao ativo.

Cuidados com o candle do martelo invertido

Como qualquer outro candlestick, o candle do martelo invertido deve ser utilizado com cautela pelos investidores. Isso porque ele não conta, por definição, toda a história da oscilação de preço ao longo do período definido.

O candlestick mostra o valor de fechamento, abertura, máximo e mínimo. Mas você não sabe como o preço do ativo se comportou durante o período. É impossível saber se o preço oscilou em linha reta, por exemplo, ou se fez uma senóide dentro do dia.

Por isso, ele limita as conclusões dos investidores e nunca pode ser utilizado individualmente no momento de tomar uma decisão de investimento.

Além disso, falando especificamente do candle do martelo invertido, nem sempre a reversão de tendência se confirma. Na realidade, esse tipo de candle ocorre com frequência, e apenas em parte das vezes ele significa realmente uma reversão.

Por isso, você precisa se cercar de outros elementos para analisar a força da reversão, como a análise do candle seguinte, por exemplo, que pode confirmar ou negar a tendência.

Deu para entender um pouco mais sobre o candle do martelo invertido? Ele é uma das figuras mais importantes na análise gráfica de ações, porque, quando bem interpretado, pode proporcionar ganhos expressivos ao investidor.

Gostou do artigo? Então assine a newsletter da Capital Research e receba, diariamente, novidades sobre investimentos.

Recomendados

Investimentos

Análise de custos: o que é, para que serve e como fazer

Entenda a importância, quais os métodos mais utilizados e de que forma a análise ...

5 anos atrás

Investimentos

Guia completo sobre análise organizacional: o que é, como e quando fazer

Entenda a importância de realizar uma análise organizacional de qualidade para ...

5 anos atrás

Investimentos

Padrões de candlestick: o que é e como interpretar? Saiba tudo

Entenda o funcionamento de uma técnica oriental do séc XVII que mudou completamente ...

5 anos atrás