Guia completo sobre análise organizacional: o que é, como e quando fazer

Entenda a importância de realizar uma análise organizacional de qualidade para melhorar os resultados do seu negócio.

Qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento, é obrigada a encarar diversos tipos de problemas e desafios todos os dias. Para resolve-los, é necessário tentar manter o maior controle possível sobre a organização, aplicando conhecimentos, técnicas e ferramentas eficientes, como é o caso por exemplo, da análise organizacional.

Neste artigo, mostramos o que é uma análise organizacional, quais as vantagens e desvantagens, como fazer e quando é importante fazer. Quer saber tudo isso e muito mais? Confira! 

O que é uma análise organizacional?

A análise organizacional é um estudo de identificação de problemas que afetam uma empresa, tendo como objetivo, encontrar as melhores ações para solucionar essas falhas, garantindo um crescimento contínuo do negócio e evitando que novas dores de cabeça surjam.

Na prática, a análise organizacional é um encontro entre o gestor e a sua equipe na qual será realizada um diagnóstico completo dos processos que estão sendo executados dentro da empresa. Este encontro tem como finalidade apresentar e esclarecer as performances de cada um, procurando identificar quais são as áreas ou departamentos que possuem os melhores e piores desempenhos. Desta forma, é possível enxergar as oportunidades de melhoria e elaborar as ações e estratégias mais eficientes e assertivas para resolver as situações que estão causando problemas ou até prejuízos.

Basicamente, trata-se de um processo essencial para todo e qualquer tipo de negócio, buscando sempre compreender quais são as causas dos problemas e as suas consequências. Encontrando quais são as dores da empresa, a missão de corrigir os erros e continuar crescendo fica muito mais fácil. 

Análise Organizacional – Principais vantagens

Melhora a estrutura da organização;

Identifica os principais problemas e facilita o planejamento para resolvê-los;

Possibilita compreender como está o clima organizacional e se há necessidade de treinamentos;

Implantação de novas práticas administrativas;

Revisão do quadro de colaboradores;

Racionalização de processos de trabalho.

 Como fazer uma análise organizacional?

A análise organizacional é realizada em quatro etapas: diagnóstico, solução, implementação e treinamento. Vamos detalhar como funciona cada uma.

  • Diagnóstico: a primeira etapa serve basicamente para realizar um levantamento de todas as informações relacionados à empresa. A coleta dessas informações pode ser feita de diversas maneiras: reuniões com a equipe, pesquisas internas, entre outros. Esta etapa é fundamental pois ela serve para identificar quais são os principais problemas da empresa.
  • Solução: tendo consciência dos problemas, a segunda etapa serve para encontrar soluções de como resolvê-los, buscando alternativas de como lidar com eles. Uma dica é ouvir o que todos os colabores tem a dizer, escutando todas as sugestões e optando pelas mais viáveis.
  • Implementação: depois de identificar os problemas e pensar em como resolvê-los, é hora de pôr em prática as ideias que foram planejadas. É fundamental que todos estejam dispostos a adaptar-se às eventuais mudanças que podem ocorrer.
  • Treinamento: por fim, invista em treinamentos para implantar as novas mudanças com sucesso. Esta etapa é muito importante, pois é o momento de ajustar tudo que foi pensado, fazendo com que as mudanças sejam rapidamente absorvidas. Além disso, a etapa também possibilita que o projeto alcance os resultados planejados, pois conscientiza e deixa todos os colaboradores envolvidos com o projeto.

Quando é importante fazer uma análise organizacional?

 Uma análise organizacional pode ser feita a qualquer momento, independente da situação da sua empresa, porém, existem alguns casos que ela é imprescindível, como por exemplo, quando os custos estão muito elevados ou aumento gradualmente de forma preocupante.

Outra situação que uma análise organizacional é fundamental é quando ocorrem muito problemas de relacionamentos, conflitos ou alta rotatividade de colaboradores. O baixo nível de qualidade dos produtos, falta de competitividade no mercado, dificuldade de crescimento e expansão e até perdas de estoques também são momentos em que aplicar uma análise organizacional é essencial.

A análise organizacional é um estudo muito importante que as empresas precisam fazer, principalmente se possuem problemas evidentes que devem ser resolvidos imediatamente. Se deseja melhorar os resultados e promover um ambiente mais produtivo, reúna sua equipe e elabore uma análise organizacional de qualidade.

Gostou do conteúdo? Assine nosso newsletter abaixo para receber as melhores informações diariamente sobre mercado financeiro e seus afins!