Bullish: o termo que todo mundo quer ouvir no mercado financeiro

Mercado operando em alta e clima de otimismo entre acionistas tem nome: bullish. Conheça mais sobre este conceito e saiba da importância dele.

Ações em alta e ações em baixa. Mesmo quem não é tão ligado ao mercado financeiro já ouviu falar desses termos. As ações são frações de empresas de mercado aberto comercializadas na Bolsa de Valores. A ação, que é um ativo financeiro, valorizam e desvalorizam conforme as tendências de mercado.

Quando o mercado está aquecido e um sentimento de otimismo paira sobre os acionistas, significa que as ações, de forma geral, estão em alta – se valorizando. A este clima, ou tendência, costuma-se utilizar o termo inglês bullish (em referência ao touro).

Mas de onde surgiu este termo? Por que o touro representa a alta do mercado? Calma, que iremos explicar isso para você.

Bullish, ou também Bull Market refere-se ao mercado quando ele está com os preços em alta. O movimento de alta é antecedido por um movimento de baixa. Essa ação de baixo para cima é simbolizada pelo movimento de ataque do touro com seus chifres. Daí vem a expressão que ganhou ainda mais notoriedade por conta do Charging Bull, o famoso Touro de Wall Street.

O Charging Bull nada mais é do que uma escultura em bronze localizada no distrito financeiro de Manhattan, na cidade de Nova Iorque. A escultura do touro, além de ser um atrativo turístico da cidade e representar Wall Street, simboliza o poder do mercado financeiro.

O artista, Arturo di Modica, criou a estátua e a instalou, na sua visão, para dar força à cidade depois da queda das bolsas de valores de 1987, conhecida como segunda-feira negra. A instalação do símbolo foi feita em 1989, sem autorização, o que o levou a ser recolhido pela polícia.

Porém com a notoriedade que ganhou, a escultura foi instalada novamente em outro ponto, ainda próximo da rua Wall Street. O fato fez com que a obra se tornasse um símbolo e hoje, além das visitas e fotos que atrai, sua imagem é utilizada como sugestão de força financeira. 

O que é Bullish ou Bull Market?

 O conceito do bullish é plenamente compreendido quando se entende o contexto em que surge. O mercado que entra em bull market costuma viver, anteriormente, em um momento de baixa, com um ciclo prolongado de maus resultados. Isto faz o valor das ações caírem e muitos acionistas se desfazem de suas ações com preços ainda mais baratos com medo de que se desvalorizem mais.

Neste aspecto muito investidores experientes tiram proveito, pois sabem que, em seguida, o mercado irá aquecer. E as ações compradas mais baratas com o mercado em baixa irão se valorizar com o bull market.

Como tudo o que é bom não dura pra sempre, o bullish uma hora passa. Contudo é possível enxergar quando isto irá ocorrer. Em um momento de alta muito prolongada, com ciclo de alta de ações, é neste momento que os mais experientes sabem que a bonança irá acabar. Às vezes o término pode ser trágico não só para uma economia local, mas para toda a economia mundial.

A seguir vamos ver qual é a tendência negativa contrária ao bull market. Continue acompanhando o artigo para saber.

Bullish X Bearish

Por que o otimismo do mercado tem nome e o pessimismo não? Pois saiba que tem e é representado por outro animal, o urso (bear), que ataca de cima para baixo. Com a simples ilustração com animais já deu para entender que um é o oposto do outro.

A tendência de desvalorização acionária ocorre muitas vezes seguida do bullish. O bear market acontece, em linhas gerais, com uma queda a partir de 20% dos valores do maior momento de alta das ações na Bolsa. Os indicadores de desempenho médio das bolsas, mostram ao mercado este desempenho. No Brasil, o índice de mercado da B3 (Bolsa de Valores)  é o Ibovespa.

 As duas tendências, antagônicas, revelam o clima geral do mercado. O importante é saber lidar em ambas as situações, ou seja, aproveitar o momento de bearish para comprar ações com valores baixos e vendê-las nos momento de bullish, quando estarão em alta.

Aqui fica o adendo, tão importante quanto saber comprar é saber a hora de vender. Senão o momento certo passa e uma ação valiosa que se valorizou com o bull market pode passar a se desvalorizar em seguida.

Quais são as características do Bullish

Conforme vimos o bullish (bull market) tem como características: 

  • Inicia-se após um período de bearish.
  • Tem ciclo de alta de ações.
  • Valorização crescente dos ativos.
  • Indicadores de desempenho muito positivos.
  • Clima de otimismo.
  • O touro como representante do desempenho positivo dos ativos.

E aí, o que achou do conteúdo? Agora você se sente mais preparado sabendo novos termos utilizados no mercado financeiro?

Para ler outros artigos acesse o Capital Blog e não deixe de conhecer melhor a Capital Research, casa independente que oferece apenas o que acreditamos ser o melhor para você. Do investidor iniciante ao experiente, disponibilizamos conteúdo exclusivo e gratuito produzido por um time de analistas com anos de experiência no mercado financeiro. Venha conhecer!

Recomendados

Investimentos

Análise de custos: o que é, para que serve e como fazer

Entenda a importância, quais os métodos mais utilizados e de que forma a análise ...

5 anos atrás

Investimentos

Cálculo de depreciação: como fazer e qual sua importância

...

4 anos atrás

Investimentos

Conheça os 7 melhores aplicativos de controle financeiro

Selecionamos os melhores aplicativos de controle financeiro para você. Saiba qual o ...

5 anos atrás