Saiba o que é concorrência imperfeita e confira tudo sobre o assunto

Fundamental para a economia, a concorrência ajuda a equilibrar naturalmente os preços por meio da relação entre a oferta e demanda. No entanto, dentro do mercado de concorrência, existe uma vertente chamada concorrência imperfeita, caracterizada de uma forma bem diferente.

concorrência imperfeita

É justamente sobre a concorrência imperfeita que vamos abordar neste artigo. Quando a concorrência imperfeita ocorre? Quais são as principais características da concorrência imperfeita? Existem exemplos práticos no mercado de concorrência imperfeita? Confira tudo sobre o assunto neste artigo.

Quando ocorre a concorrência imperfeita?

Concorrência imperfeita ocorre quando existe pelo menos uma empresa ou consumidor tão poderoso, que sozinho, é capaz de influenciar o preço de mercado e a quantidade transacionada. Desta forma, vendedores conseguem influenciar a procura e os preços por meios de diferenciação dos produtos, propaganda, maior valor agregado, marca, entre outros fatores.

O mercado de concorrência imperfeita é o oposto da concorrência perfeita, em que nenhuma empresa tem tamanho suficiente para dominar sozinha ou com outros poucos concorrentes, todo o mercado. Diante dessa situação, essas empresas precisam seguir os valores de mercado se desejarem sobreviver diante da forte competitividade. A competição ou concorrência perfeita pode servir como ponto de referência para analisar o mercado de concorrência imperfeita.

Enquanto na concorrência imperfeita geralmente existem poucos ou apenas um vendedor ou comprador, na perfeita, muitos vendedores e compradores concorrem entre si, de modo que nem compradores ou vendedores, individualmente consegue ter um impacto significativo sobre os preços. Além disso, diferente da concorrência imperfeita, nesta, os produtos são homogêneos, não existe diferenciação entre os produtos oferecidos pelas empresas concorrentes, nem barreiras à entrada no mercado, as informações sobre lucros, preços, entre outros, são conhecidas por todos os participantes do mercado e também não existe intervenção do Estado, deixando o mercado regular-se através do livre jogo da oferta e demanda.

Quais são as principais características de uma concorrência imperfeita?

O mercado de concorrência imperfeita possui características bem marcantes. As duas principais são:

  • Existência de produtos diferenciados: quando as empresas introduzem certas características nos produtos com o objetivo de diferenciá-los dos concorrentes, criando pequenos nichos de mercado;
  • Existência de preços distintos para cada um dos produtos: o fator dos preços está diretamente relacionado com a diferenciação dos produtos, possibilitando que a empresa determine os preços ao invés de adequar-se aos valores que já estão sendo praticados no mercado.

O exemplo de mercado de concorrência imperfeita mais conhecido é o monopólio, quando apenas uma empresa possui toda a oferta de um determinado produto ou serviço. Em uma situação em que uma empresa não possui concorrentes, ela pode estipular o preço de seus produtos nos valores que ela bem entender. Desta forma, o consumidor tem apenas duas alternativas: pagar o preço estipulado ou ficam sem aquele produto ou serviço. Este é o caso dos Correios no Brasil, que detém o monopólio garantido por lei para entrega de correspondências pessoais e comerciais, além da emissão de selos.

Mais um exemplo de concorrência imperfeita são os chamados oligopólios, estruturas de mercado que são um meio termo da concorrência perfeita e o monopólio. Ele possui um número relativamente grande de vendedores, mas os produtos comercializados são bem diferenciados, possuindo um nicho particular que permite uma margem de manobra para estabelecer preços.  Este é o caso das companhias aéreas TAM, Gol e Azul, empresas dominam um serviço específico de mercado, que é a oferta de voos comerciais.

Por fim, outro tipo de mercado de concorrência imperfeita são os chamados monopsônio e oligopsônio. A primeira é caracterizada quando existe apenas um comprador, enquanto a segunda, poucos compradores. Como as empresas atendem de forma bem específica, os compradores conseguem estipular quanto desejam pagar, as formas de pagamento e até outras fatores na hora da negociação. Já as empresas por não ter outros compradores, precisam ceder. Um exemplo prático é o gás natural no Brasil, que é fornecido pela Petrobras, a única que pode comprar o gás oriundo do gasoduto Brasil-Bolívia e de eventuais importações.

Como você pôde notar, o mercado de concorrência imperfeita ocorre quando uma ou poucas empresas dominam o mercado de uma forma tão grande a ponto de conseguir estipular os valores que nele serão praticados, diferente da concorrência perfeita, no qual o poder é dividido entre várias empresas devido ao grande número de participantes, fazendo que o preço seja estipulado de forma natural por meio da oferta e demanda.

Além disso, o mercado de concorrência imperfeita é caracterizado principalmente pela existência de produtos diferenciados e preços distintos para cada produto. Monopólios, oligopólios, monopsônios e oligopsônios são exemplos de mercados de concorrência perfeita praticados atualmente. Agora que você já compreende tudo isso, fica mais fácil entender como funciona o mercado econômico.

Recomendados

Investimentos

Entenda o que é concorrência desleal e conheça alguns exemplos sobre o assunto

Você sabe o que é concorrência desleal? Neste conteúdo, explicamos em detalhes o ...

4 anos atrás

Investimentos

Liquidez e Rentabilidade: entenda melhor a diferença entre esses termos financeiros

Saiba mais sobre esses conceitos fundamentais do mercado financeiro e como se ...

5 anos atrás

Investimentos

Ancord: Saiba o que é e como funciona essa certificação

Confira o artigo para que você entenda melhor o que é a certificação Ancord e ...

5 anos atrás