Os 4Ps da riqueza: quatro atitudes que podem te deixar rico

Propósito, perseverança, postura e potência. Saiba como essas quatro comportamentos podem transformar sua vida financeira e fazer você enriquecer.

4Ps da riqueza

Combinar estratégias para se alcançar ao sucesso pode parecer óbvio, mas muitas vezes só não se tem êxito no final porque o caminho não foi bem planejado. A área de marketing costuma trabalhar com um mix de quatro passos importantes para fazer de um produto um verdadeiro sucesso de vendas. São os chamados 4Ps do marketing, já bastante conhecidos.

Eles envolvem Produto, Preço, Praça e Promoção. De uma maneira bem resumida, você precisa pensar bem o seu produto, no que ele se diferencia da concorrência. Estabelecer um valor para ele, com base no que seu cliente estaria disposto a pagar pelo diferencial que ele oferece, não podendo ser muito abaixo e nem muito acima dos concorrentes.

E onde você venderia esse produto? Esse é o P de praça, para definir o ponto de venda ou o canal de distribuição. E por fim, a Promoção. Depois de já ter bem definidos cada um dos Ps anteriores é o momento de divulgar o seu produto para atrair o público alvo.

Mas se a sua ideia não é exatamente vender um produto, e sim, criar uma estratégia para enriquecer, há também outro mix de atitudes que ajuda você a ter sucesso financeiro. São os chamados 4Ps da riqueza, que envolvem propósito, perseverança, postura e potência, e que prometem contribuir para o seu enriquecimento.

Mas o que é ser rico?

O conceito de riqueza é comumente associado às posses de uma pessoa. Se ela tem imóveis e outros bens acumulados, logo ela pode ser considerada uma pessoa rica.

Riqueza é sinônimo de abundância.
Trazendo o conceito para a esfera econômica, o conceito de riqueza está ligado à liquidez, e à conversão do bem em dinheiro. Também é associado à capacidade de multiplicar o patrimônio, a ponto de se ter uma renda passiva, aquela que trabalha para você.

Se é no conceito econômico que você está mirando, algumas atitudes com planejamento financeiro podem levá-lo ao êxito. Diferente do que muita gente acredita, não é apenas ganhando na Mega da Virada ou recebendo uma herança que faz o dinheiro multiplicar. Para se ter sucesso financeiro, é preciso atravessar uma árdua estrada de muito foco, economia e investimentos.

Ter uma boa educação financeira é um bom início. Ela envolve saber controlar gastos, saber onde investir o dinheiro e quanto de renda mensal você tem de retorno. Não gastar mais do que se ganha, além de quitar todas as dívidas o quanto antes, para se ver livre de juros.

Outra atitude necessária é ter sempre um dinheiro para poupar. Não gastar tudo o que recebe é fundamental para os momentos inesperados. Assim, se alguma coisa fugir do previsto, você tem uma reserva de emergência, não precisando recorrer a empréstimos, que no fim das contas, irão gerar juros exorbitantes.

Mas além de poupar, é preciso saber investir o dinheiro economizado. Por isso, entender o mercado financeiro e saber exatamente onde você quer aplicar esse dinheiro é um passo importante para se ter mais dinheiro. Estude, pesquise e invista!

Saber fazer escolhas também ajuda, e muito, a chegar ao sucesso financeiro. Será que é o momento certo de trocar de carro? Ou comprar aquela casa? Mas não se trata apenas de grandes dilemas. Escolhas financeiras precisam fazer parte da rotina. Fazendo algumas pequenas mudanças no seu dia a dia, é possível obter uma economia grande, quando analisado um período de 12 meses, por exemplo. Algumas dela são: evitar comer fora de casa, economizar água e luz, não desperdiçar, como as comidas que sempre acabam estragando na geladeira.

Saiba mais sobre os 4Ps da riqueza

Além dessas dicas para o seu dinheiro render mais, há os 4Ps das riqueza, que também levarão você ao êxito financeiro. São quatro atitudes interligadas, para mudar o rumo de suas finanças. Saiba mais sobre cada uma delas:

Propósito

Aonde você quer chegar? Não adianta apenas saber que deseja algo diferente, senão souber exatamente o que é. Tenha claro para onde quer ir. Seu propósito é fazer seu dinheiro trabalhar por você? É duplicar seus rendimentos em X anos? Tenha bem claro o que você quer.

 

Perseverança


Tendo um propósito, saiba que você vai precisar de muita dedicação e perseverança para alcançá-lo. O bom é que sabendo exatamente aonde você quer ir, fica mais fácil se esforçar para chegar ao objetivo final. Por isso o propósito.

A perseverança vem justamente para você não desistir. Se fosse fácil, você já teria conseguido o que almeja.

Postura

Aqui é como você se coloca diante do desafio. Tenha uma postura de vencedor. Acredite que você é capaz de chegar ao seu propósito. Lembre-se de que é difícil, mas você vai conseguir passar pelos momentos difíceis. Se manter inabalável é importante, porque haverá sempre alguém para te colocar para baixo.

Potência

É a energia que você colocará nas suas ações. Acredite, quanto mais potência você colocar, mais rápido você chegará ao seu objetivo final. Trabalhe com intensidade para logo colher os louros.

 

Quer saber mais sobre riqueza e como os investimentos podem te ajudar?

Para saber mais sobre os melhores tipos de investimentos e qual o melhor caminho para atingir a tão almejada riqueza, acompanhe nosso site. A Capital Research ajuda investidores de várias maneiras, com dados e análises do mercado, além de oferecer cursos e conteúdos exclusivos para os assinantes cadastrados. Cadastre-se já!

Recomendados

Investimentos

Ação Vale: saiba as informações principais e o que pode afetar em seu valor

Conheça mais sobre a VALE3, código das ações da Vale, e entenda quais fatores ...

3 anos atrás

Investimentos

6 dicas para ficar rico: você também pode alcançar a riqueza!

Confira uma lista com 6 dicas para ficar rico combinando economia de despesas, renda ...

2 anos atrás

Investimentos

Acionista Minoritário: Conheça os direitos, vantagens e porque se tornar um

Conheça os dispositivos legais para exercer poder na empresa em que investe, sendo ...

2 anos atrás